Informações gerais sobre alergias. Este site não tem o objetivo de prestar consultas pela internet. Para tirar dúvidas, procure também www.asbairj.org.br e www.blogdaalergia.com

     Existe uma grande confusão entre não médicos, em relação a todos esses nomes. Vou tentar ajudar a esclarecer isso.
     ITE, quando colocado no final de um termo, significa, na linguagem médica, inflamação. Dessa forma, rinite é a inflamaçào nasal, celulite é a inflamaçào do tecido adiposo que fica abaixo da pele, colite é a inflamação do cólon (intestino grosso), e bronquite é a inflamação dos brônquios, que são as grandes e médias vias aéreas (os tubos que levam o ar para dentro e para fora dos pulmões, durante a respiração).
     Existem vários tipos de bronquite, dependendo dos fatores causais, dos mecanismos que causam e mantém o processo inflamatório, e da duração do problema (agudo ou crônico). Desta forma existe:
a bronquite viral, caracterizada por tosse, dor no peito, catarro branco e que pode se iniciar exatamente como os resfriados e gripes, durando alguns dias ou poucas semanas (por isso é uma bronquite aguda), e tende a evoluir para cura sem uso de antibióticos, pois o próprio sistema imunológico do indivíduo acaba eliminando os vírus causadores da inflamação;
- a bronquite bacteriana, que geralmente surge como complicação de uma bronquite aguda viral, quando a sua duração é mais prolongada, e o catarro torna-se amarelado ou esverdeado, podendo ter febre, e só melhora com o uso de antibióticos, pois nesse caso há a presença de bactérias no revestimento brônquico causando e perpetuando a inflamação;
- a bronquite crônica, aquela que evolui por meses ou anos, com tosse recorrente, e que, na maioria das vezes, é causada por poluentes externos. Nesse caso, o grande exemplo é a bronquite tabágica, ou do fumante, onde a fumaça do cigarro causa lesões repetidas a várias células que revestem os brônquios. Essa bronquite do fumante facilita a ocorrência das infecções bacterianas, podendo então sobrepor-se a ela bronquites bacterianas com maior frequência;
- a bronquite alérgica, que ao pé da letra significa a inflamação crônica dos brônquios de causa alérgica. Ora, isso é o que chamamos de asma brônquica. Muitas pessoas, e até mesmo alguns médicos, utilizam o termo bronquite como sinônimo da asma. Em parte por desconhecimento desta classificação, em parte para evitar o uso do termo asma, que muitas vezes soa como algo muito grave e de difícil tratamento, ou mesmo porque o termo bronquite é muito difundido na nossa sociedade de longa data, e ele vai passando de geração em geração entre pais e mães, que acabam utilizando-o de forma errada. O melhor é usar e assumir o termo asma brônquica, pois assim tanto o paciente com asma quanto o médico que está dele cuidando terão maior atenção nesse tratamento, alcançando melhores resultados.
     Na verdade, a asma brônquica, é uma das formas mais comuns de inflamação crônica dos brônquios (bronquite), pois acomete cerca de 5% da populaçào em geral (chegando a 10% nas crianças). Ela tem carcterísticas peculiares, que as diferenciam das outras formas de bronquite. Por exemplo, cerca de 80% da doença crônica asma é de causa alérgica (em crianças isso chega a 90%). Uma minoria de casos de asma crônica está associada apenas a fatores não alérgicos, como poluentes, odores fortes, infecções virais, mudanças climáticas e exercício físico. A grande confusão é que, também na asma alérgica, que é a maioria dos casos, esses fatores não alérgicos desencadeantes de crises também atuam. Em outras palavras, o asmático alérgico (a maioria), tem como principal causa de sua asma a resposta alérgica aos fatores ambientais (da poeira = ácaros, animais domésticos, fungos e insetos), mas eles também reagem de forma exagerada, ou hiperreativa, aos fatores não alérgicos citados anteriormente. A via aérea dessas pessoas, já inflamada por causa da resposta alérgica repetida nos brônquios, fica hiperreativa. Em crianças, inclusive, é muito frequente o desencadeamento de crises de asma por infecções virais (resfriados, gripes e até mesmo bronquites virais).
     Mas qual a diferença entre asma brônquica (doença crônica)  e crise de asma ? Podemos dizer que a crise é apenas "a ponta do iceberg" que estamos vendo. A crise representa o agravamento súbito da inflamação dos brônquios associado a uma resposta característica dos músculos que envolvem esses canais ou dutos de ar. Quando esses músculos se contraem em resposta a um daqueles fatores desencadeantes citados (alérgicos ou não), ocorre o que chamamos de broncoespasmo (espasmo ou fechamento dos brônquios). Esse fenômeno é o responsável pela tosse, chiado e sensação de falta de ar característicos da crise de asma. Entretanto, mesmo quando não está ocorrendo uma crise dessas, e a pessoa está se sentindo bem, há uma inflamação crônica e persistente no tecido que reveste os brônquios, que chamamos de mucosa brônquica.
 
     Diante desses conhecimentos, que vêm crescendo nas últimas 3 décadas, na atualidade não é mais admissível, o tratamento exclusivo das crises de broncoespasmo, sem um tratamento global que melhore as condições ambientais onde o asmático vive e trabalha (vide o texto medidas de controle ou higiene ambiental), e que controle o processo inflamatório crônico que persiste nas vias aéreas mesmo fora das crises e que, na verdade, é a parte maior do problema, assim como a parte do iceberg que não vemos, e que está sob o nível do mar. Alguns casos, entretanto, podem não requerer esse tratamento crônico, de manutenção, se a gravidade do problema é pequena (os chamados casos de asma intermitente), ou quando o único e exclusivo fator desencadeante é o exercício físico, e sua ocorrência não é frequente.
    Quando o tratamento crônico, de manutenção ou preventivo de crises, é necessário, ele consiste no uso de medicamentos de acordo com índices clínicos, laboratoriais e funcionais de cada paciente, associados ou não ao uso de imunoterapia (vacinas para alergia), dependendo do quanto os fatores alérgicos são importantes na evolução da doença e na qualidade de vida de cada pessoa em questão. Por isso não existe uma receita de bolo única e aplicável de forma igual no tratamento de todos os asmáticos. É preciso avaliar caso a caso, para se decidir a melhor conduta, e, para isso, essa avaliação deve contemplar uma história clínica e exame físico bem feitos, uma avaliação alérgica (idealmente através dos testes alérgicos feitos na pele pelo médico alergista) e a avaliação funcional pulmonar, quando possível, através do exame chamado espirometria ou prova de função respiratória. Com esses dados é possível então decidir qual a melhor forma de iniciar um tratamento de controle da doença e, regularmente, reavaliá-lo, pois a necessidade de medicamentos pode variar dependendo da estação do ano e pode, inclusive, diminuir progressivamente se a imunoterapia for corretamente indicada e acompanhada, em casos selecionados.
     Muito importante no tratamento da asma, seja o de manutenção, seja o das crises, é que o asmático ou os seus pais (no caso das crianças pequenas) saibam : a) identificar precocemente os sintomas de crise; b) saber quais são os medicamentos indicados para a crise e para a manutenção e c) saber usá-los corretamente, já que a maioria é para uso inalatório, ou seja, são administrados diretamente nas vias aéreas para que atuem nos brônquios de maneira rápida, sem efeitos colaterais para o resto do organismo.
 
 
     Eduardo Costa MD MBA MSc – Alergia e Imunologia Clínica
About these ads

Comentários em: "ASMA BRÔNQUICA, BRONQUITE ASMÁTICA, BRONQUITE ALÉRGICA = MUITOS NOMES PARA O MESMO PROBLEMA" (274)

  1. alessandra de castro disse:

    muito obrigada pelas informaçoes aqui contidas ,foram de grande ajuda pra mim.

    • nipson disse:

      Nipson. I
      Ola dr.tenho o sintoma do bronquite.obrigado pelo esclarecimento.

  2. lurdes disse:

    Obrigada pelas informaçoes, pois as mesmas foram de grande valia , sou portadora do problema e nunca obtiva um detalhamento sobre o mesmo do meu medico. otimo esclarecimento pra que possamos tem uma melhor qualidade de vida pois eu sou escrava dos nao posso, nao da ,talve va me da outra crise.

  3. DIVA disse:

    Dr. Eduardo Muito esclarecedor, acho que finalmente consegui definir, entender e o + importante assumir…obrigaduuuuuu!!

  4. Norminha lú disse:

    ola tenho um bebê de um ano e ele estava tossindo muito levei ao medico e ele me disse que estava com bronquite asmaticamais não me deu maiores informações. O que devo fazer, como tratar fora os remedios.?

    • Vanessa disse:

      Olá Norminha, meu filho mais velho( 10 anos) tem desde os 5 meses de idade e fez até vacinas homeopáticas para usar por um período.As vacinas resolveram, por um certo tempo, mas depois as crises voltaram nas mudanças climáticas, por poeira doméstica( mesmo com todo meu cuidado para evitar)e por isso, a criança deve ser levada à um alergista para testes e ser acompanhada por toda a vida associados aos cuidados com limpeza do ambiente, evitar uso de desinfectantes perfumados( uso muito água e vinagre para limpeza de pisos e paredes),evitar varrer a casa e sim “varrer” com pano úmido sempre, trocar lençóis e fronhas a cada dois dias, lavar com sabão neutro também roupas e toalhas da criança, evitar cortinas, tapetes, bichos de pelúcia, livros e brinquedos empilhados e manter as roupas de cama e uso bem acondicionadas em armário e gavetas, colocando sempre que puder ao sol para matar os ácaros.Evite também uso de perfumes na criança,talco, sabonetes muito cheirosos; enfim nada que seja desencadeante destas crises e cuidar para que a criança bronco asmática não tome bannhos quentes no inverno, optando pelo morno apenas para quebrar a friagem e evitar sensibilidade da temperatura externa com a da água do banho.
      Infelizmente é muito chato ver crianças nesta situação, mas é muito importante não auto medicar seu filho, corticóides e broncodilatadores devem ser prescritos pelo médico e acredite, cada crise é uma crise e não se deve auto medicar baseado num atendimento anterior.Boa sorte e cuide bem do seu bebê que pode levar uma vida normal mesmo alérgico ou asmático se todos estes cuidados forem extritamente respeitados sempre.
      Bjs.

      • Vanessa, muito bem ! Só queria esclarecer que não existem vacinas homeopáticas. Vacinas para alergia (IMUNOTERAPIA) constituem um tratamento bem definido pela OMS e que devem ser feitos pelo médico alergista. Abraços.

      • Catarina disse:

        excelente aconselhamento vanessa ! muito obrigada

  5. moniky disse:

    OBRIGADO PELA IFORMAÇÃO, FOI DE GRANDE COLABORAÇÃO PARA MEUS CONHECIMENTOS.

  6. Mirieli disse:

    ola tenho um bebê de um ano e ele estava tossindo muito levei ao medico e ele me disse que estava com bronquite asmaticamais não me deu maiores informações. O que devo fazer, como tratar fora os remedios.?

  7. Olá Boa Tarde DR. Edurdo Tudo Bem c/ o Senhor??Olha eu tenho um filho de 2 anos e 1 mes.Ele começou com a garganta inflamada e passado alguns meses após varias injeções de bezetacil, ele pegou um refriado enao curava por nada ,nen com charope nem com anticioliticos para tosse.Ai o quadro começou a piorar e agora os medicos disem ser uma pneumonia,continua tomando remédio ma nada,e ontem a pediatra dele disse ser uma bronquite alergica,mas nao sabemos exatamento o que é nem como tratá-laPor favor se o DR. tiver como nos orientar eu serei grato!Desde ja muito obrigado pelas informaçoes contidas no site um abraço…

  8. Juliana disse:

    Ola Boa noite…. Dr Eduardo.Tenho um bebe de 9 meses, e desde o começo do més passado ele apresentou um sinal de chiado e de cansaço, com um pouco de febre, levei ele ao medico e me informaram que ele estava com uma crise de bronquite, esta com falat de oxigenio no sangue, pois por diversas vezes viram a saturação dele e ela estava bem mais baixa do que o normal, ficamos internados no periodo de 1 semana , passei a semana seguinte da internação com ele em casa numa sequencia de antibioticos e inalações, logo que acabou os 7 dias dos remedios ele ficou exatamente 1 semana sem chiado e sem cansaço.Os sintomas voltaram na semana seguinte, num cansaço e chiado cada vez pior, passei mais 3 dias internada com ele, so que dessa vez ja tinha ido para um quadro de pneumonia, não sei o que eu faço cada vez parece que esta pior os medicos cada hora me dizem uma coisa, agora acham que ele tem um quadro que o sr diz aqui ser asma brônquica, vc pode me orientar por favor…MUITA OBRIGADA PELA ATENÇÃO….Juliana MotaAgosto/2009

  9. Inez disse:

    DR Eduardo, cumprimento-o pelo exposto. tratou muito bem sobre este problema de asma. que é o meu. tenho 46 anos e sofro disto desde criança, hoje estou fazendo natação o que me rende somente 1 caso por ano. Pergunto, isso não tem uma cura definitiva, meu filho de 24 anos é igual a mim.Já tomei de tudo, já aspirei várias formas de medicamentos, hj não consigo largar o combivent quando em crise. Me preocupa pois, em quanto vou envelhecendo, sinto que as crises são mais fortes. O que fazer quando já mudei minhas rotinas pra preservar a saúde.

  10. Ana Maria disse:

    Dr. Eduardo Costa, primeiramente boa tarde! Sabe doutor, sofro desse problema há mais de 5 anos. Só q estou muito mal, uso o medicamento " Sulfato de Salbutamol" para melhorar minha falta de ar, que antes em 5 minutyos aliviav, e agora vai meia hora ou mais. Tenho 23 anos, sou casada, ainda não tenho filhos, mais me preocupo mt com essa minha doença. não sei oq fazer. Me sinto tão mal, as vezs me desespero, choro e sofro muito, pq a cada 4 opu 5 horas preciso tomar desse zxarope que já mencionei e que tbm me causa enjoo, muita saliva, cansaço… Sou tão jovem, preciso de ajuda. Confio e creio que o senhor poderá me ajudar com esse problema. Nesse momento choro, pois preciso de uma solução, acabei de tomar o salbutamol para aliviar minha falta de ar. Preciso de ajuda. Desde já agradeço! Obrigada e fike com Deus.

  11. Lili disse:

    Agradeço o esclarecimento pois de, a um tempo para ca, que me tenho visto aflita com uma tosse seca e muita chiadeira a falta de ar, o que nao me deixa dormir a noite e faz com que ande cada vez mais cansada..Depois de ler este artigo percebo que devo ir ao medico o quanto antes..Obrigada

  12. Neli Silva dos disse:

    Boa tarde dr. eduardo, depois de ler seu artigo sobre saúde, ponderar sobre os diferentes sintomas, discorridos sobre crises das vias respiratórias e suas complicações. e como leiga, sobre o assunto, quero compartilhar-lhe minha preocupação… tenho um irmão de 50 anos mais o menos, que tem tido crises respiratórias contínuas, só que os sintomas dele parecem ser mais acentuadas internamente, quando dá a crise forte tem que correr pra um Hospital para fazer inalaçao, diz ele que incha por dentro o sufoca, a ponto de nao poder mais respirar. não sei se a profissão dele ajudou a desenvolver essa alergia.. trabalhou com madeira, muito pó e pintura de carrocerias de caminhão, lidando com tintas, hoje nao trabalha mais nessa profissão, mais as crises continuam. mais tem um outro detalhe, ele agora trabalha direto com tôner. numa copiadora. enfim.. gostaria tanto poder ajudá-lo, passando-lhe algumas informações e orientações sobre o assunto. Mas para isso, Dr. Eduardo, precisaria de sua ajuda. Ficaria muitíssima grataNeli

  13. Ana Paula disse:

    boa noite dr eduardo .tenho 39 anos e sofro de falta de ar já faz uns 8 anos mas essa falta de ar no decorrer do ano acontece umas 4 a 5 vezes,só q cada ano q passa vem com mais força , tenho percebido q certos cheiros fortes como produtos de limpeza mofo poeira agravam a situaçao e ai começa a crise , me desespero muito e choro tbem o q nao é nada bom pois me falta mais o ar , alem de sentir uns calores esquisitos , geralmente qdo nao aguento mais vou ao pronto socorro e me injetam corticoide com soro e um outro medicamento q nao me lembro agora o nome , me desculpe.faço inalaçao com atrovent pois berotec me acelerou muito o coraçao q até desmaiei no pronto socorro,detalhe dr , moro em ilhabela onde a poluiçao basicamente nula o ar é umido devido a mata atlantica.outra coisa q percebi é q qdo muda o tempo geralmente qdo esfria lá vem a crise de novo. gostaria q o senhor me ajudasse dizendo o que eu devo fazer pois primeiro morro de medo de hospital e de tomar remedio rsrs. agradeço desede já sua atençao

    • ÉDISON HENRIQUE GARCIA LEAL disse:

      Bom dia, tenho renite alérgica, sou diabético, estou perdendo meus dentes, minha dentista recomendou que usasse amoxilina 500mg. por 8 dias seguidos por causa de uma inflamação, e isso curou a renite , fiquei durante uma semana sem usar remédios para a falta de ar (nariz entupido), só que agora voltou a agonia…espero que talves para voce de certo… abraços

      • Edison, admiro sua boa intenção, mas se vocÊ melhorou os sintomas nasais com antibiotico, é possivel que tenha algum outro problema além da rinite. VocÊ precisa avaliar se não tem sinusite infecciosa, pois o diabetes aumenta a ocorrencia de infecções. coNVERSE COM UM CLINICO, ALERGISTA OU OTORRINO.

    • alessandra disse:

      Boa noite.Dr Eduardo minha filha tem bronquite asmática,o que eu devo fazer, para evita a crise.

      agradeço sua atenção

      • Alessandra, existem várias medidas a serem tomadas para reduzir o risco de crises. Elas incluem a higiene do ambiente, a prevenção de infecções e o uso de medicamentos para controle da inflamação alergica dos bronquios.

  14. Lilia disse:

    BOA NOITE DR EDUARDO,EU TENHO UMA FILHA QUE SOFRE COM ESTE PROBLEMA BRONQUITE ALERGICA NOSSA JA FIZ TANTA COISA PARA EVITAR MAIS PARACE QUE QUANTO MAIS TENHO CUIDADO MAIS PIOR FICA DE UNS DOIS ANOS PRA CA ELA SEMPRE TEM ATAQUE DE TOSSE SEMPRE VAI PARAR NO HOSPITAL TOMA MUITOS REMEDIOS, NA MINHA CASA JA PARECE UMA FARMACIA DE TANTO REMEDIOS ESPALHADOS.NOSSA DR E HORRIVEL EU SOFRO MAIS QUE OUTRA COISA VENDO MINHA FILHA PASSAR POR ISSO!O PIOR E QUE OS INTERVALOS DE UMA CRISE PRA OUTRA E MIUTO CURTA.JA NAO SEI MAIS O QUE FAZER!POR FAVOR ME AJUDA ME DAR UMAS DICAS DO QUE FAZER E COMO PREVENIR.SE TEM ALGUMA VACINA, SEI LA! ALGUMA COISA TA?POR FAVOR!!!!OBRIGADA

  15. Tião disse:

    olha doutor tenho este poblema a 12 anos muinta falta de ar durante u dia estou ate bem mas a noite fico muito ruim tomo inalaçao a 8 anos as vezes tomo aerofluz sera que isso faz mal a minha saude ja fiso tratamento na osec em sao paulo mas eles nao descubriu eles fizerao uma suposiçao que era broquite alergica ate hoje nao descobri mesmo u que er afinal obrigada

  16. mara disse:

    Meu nome é MAra, tenho um problema alérgico que desencadeou a bronquite asmática.Fui ao alergista e mais ou menos 1ano estou utilizando as vacinas. Melhorei muito mas boa totalmente não fiquei, mas pelo menos consigo dormir, já que numa das crises fiquei 20 dias sem dormr eu tossia muito.Graças aDeus eu tivbe uma melhora.

  17. mirian disse:

    Meu nome e´Mirian ,minha filha tem bronquite,mais não sei que tipo,a pediatra falou que é so bronquite,mais ela já está com crise faz três semanas e não está cripada,tosse pouco só qdo está agitada,ela tem muita falta de ar e agora os remedios que e médica passou está demorando para fazer afeito..durante o dia ela fica bem ,mais á noite fica mal não respira dIreito e reclama de toltura,fica esmurecida..triste quero saber que tipo de bronquite é ?e que tipo de especiacista eu posso ir!!OBRIGADO.

  18. Deise disse:

    Boa tarde Doutor Eduardo, Minha filhinha Giulia, tem um ano e sete meses. Desde os oito meses vem sofrendo com resfriados constantes e congestao nasal. Com um ano e tres meses ela começou a frequentar a escolinha e então tudo piorou. Teve pneumonia , muitas gripes e resfriados. Ficou dois meses na escolinha e tive que tirá-la porque vivia doente. O ultimo quadro de pneumonia foi há 03 semanas e ontem teve febre novamente e o nariz nunca parou de escorrer. secreção é amrelada e grossa, ela em dificuldade de respirar e ronca ao dormir. Descobrimos recentemente que ela tem adenóide e depois de passar por alguns pediatras agora iniciamos um tratamento para bronquite alérgica, com antialergicos, bombinha com espassador, medicamento para rinite e bonquiodilatador. Resumindo é um arsenal de medicamentos que parece não surtir muito efeito. Lendo seu artigo, percebi que é comentado sobre o ambiente em que se vive. minha cas tem carpet, estamos providenciando a remoção, e temos um poodle, o bidu que está sempre pero dela. Gostaria de saber se o senhor poderia me dar algumas dicas quanto ao ambiente e se o cachorrinho pode ser a causa da alergia dela.Desde já agradeço muito…

  19. gilberto disse:

    tenho bronquite asmatica a 15 anos, consegui controlar com o uso de seretide discus.50/250, comecei usando de manha e a noite,depois de um ano passei a usar so a noite, antes eu usava aerotide acompanhado com inalaçao.sou alergico a acaró,e mofo.sou muito pertenço a pneumonia,existe algum remedio, para controlara pneumonia.se me esclarecer agradeço.

  20. Simone disse:

    bom dia doutor!!!minha mãe tem inicio de bronquite alérgicaq tratamento ela pode usar,mas ela sofre de pressão altamuito obrigado!!!!!!!

  21. Antonio disse:

    Bom Dia Dr. Eduardo, estou com 61 anos e há alguns dias atrás comecei a sentir o peito chiar e falta de ar ao andar rápido. Achei que fosse um simples resfriado e tomei alguns xaropes espectorantes para aliviar o problema. Infelizmente o incomodo continua. Qual seria o medicamento eficaz? Atenciosamente Miranda. a.miranda.neto@uol.com.br e am-neto2009@bol.com.br

  22. regiane disse:

    BOM dia dr. EDUARDO tenho 34 anos sofro de broquite asmatica tenho muita tosse e quando estou camihhando ou correndo me falta de ar ja fui no medico ele receitou para tomar sabutamol e aminofilina mas não esta mas fazendo efeito peço que me de alguma dica regiane

  23. Elaine disse:

    Olá Dr. Eduardo,meu nome é Elaine e tenho um filho de 3 anos 7 meses, neste mês de outubro já é a terceira vez em que ele fica com tosse, nariz escorre, mas tudo inicia com coçar os olhos que até incha, coça nariz espirra ( alergia a poeira),ontem fui a pediatra pois além de estar com coriza, tosse com catarro está bem cansado. Bem a pediatra disse que ele esta com bronquite alergica receitou o Brondilat, aerossol com berotec (3 gotas), atrovente(9gotas) e clenil A(1ml) duas vezes ao dia, percebi uma melhora logo na primeira inalação. O q me preocupa é a curto espaço de tempo em que elas estam ocorrendo, o que devo fazer para melhorar esta situação? tenho medo de virar crises asmaticas..Por favor Dr. gostaria de sua orientação!

  24. Priscila da Silva Faccina disse:

    quais são os sintomas da Bronquite? tem alguma coisa a ver com tosse?obrigado priscilla

  25. renata disse:

    ola Dr. minha monografia e sobre ASMA BRONQUICA gostaria de saber se vc pode me enviar algosobre ….obrigada RENATA GEANE

  26. Daniel disse:

    muito bom estou em um outro pais e aqui é meio complicado saber exatamento como agir diante a chamada asma,porem esta explicaçao me ajudou muito obrigado.

  27. helio d s disse:

    doutor! qual a causa da bronquite alergica, sou tecnico em radiologia e gostaria de saber!obrigado.

  28. Vanessa disse:

    bom dia Dr. meu nome é vanessa tenho 27 anos e sofro com bronquite deste os 13 anos.tomo o fluir e asmapen e também de 30 em 30 dias o displopan so q eu queria achar uma forma de viver melhor pois é horivel se sentir bem e ao mesmo instante parar no hospital tenho medo de viajar devido esse problema não vou pra sitio muito longe, de certa forma não vivo tranquila as pesssoas falam muito que vai chegar um dia em que os remedios não vai fazer mais efeito e isso me deixa em panico … por favor doutor estou fazendo o tratamento certo.

  29. simone disse:

    olá, meu nome é simone ,meu pai está com 55 anos, faz quinze dias que ele está com a crise de bronquite,fomos ao medico e acusou tambem começo de pneumonia, ele está tomando um rémedio chamado klaritril, mas começou afetar o estomago e, agora está soluçando muito sem parar,ele está sentindo um bolo no estomago isso é normal?o senhor poderia me indicar um hospital que faz tratamento para quem tem bronquite,aguardo uma resposta…

  30. Juliana disse:

    Olá meu nome é juliana e já tive bronquite ou acho que ainda tenho…pois não posso fazer exercicios ou até quando ando muito me sinto muito cansada….tbem a respeito de pó td fez que limpo a casa fico ruim…queria saber se faz mal fazer inalação tdo dia …faço com 3 gotas de berotec e ja é o suficiente para me sentir melhor…aguardo uma reposta…obrigado.

    • ola meu nome é juliana tenho 10 anos e eu tb tenho muita broquite e eu acho isso muito dificio já fiquei enternada um monte de vezes ainda num tenho acompanhação de medico e eu espero que DEUS vai tirar toda essa bronquite de nois duas eu creio e vc cre por favor me respondo um beijinho bem no cantinho do seu coração…

      • Agata disse:

        nossa Juliana …incrivel como seu caso é parecidissimo com o meu ..pensei q eu era a unica a ter essa bronquite escondida q nem eu mesma sabia se realmente tinha ou não tinha…mas infelizmente ..descobri q tenho sim….agora estou fazendo acompanhamento e graças a Deus estou liberta do danado do BEROTEC q me acompanhou a muitossss anoss..pensando eu q me ajudando mas na vdd me complicou foi !! mas pq deu uma alteradinha no meu coração..porisso assim q puder tente fazer um tratamento e se liberte dele tb..
        bjinhos.

    • ha e mais ñ faz mal fazer inalação td os dias e vc só faz inalação quando tiver muito ruim bjssss juliana

  31. Ednalva disse:

    Oi, meu nome é Edinalva, eu tenho um filho de um ano que tem bronquite, e sempre costuma atacar, começa sempre com tosse, vomito, febre, eu faço inalação com berotec e atrovent, e os médicos sempre passam amoxilina, so que quando ele apresenta uma melhora e eu saio a rua com ele, a bronquite ataca de novo, gostaria de uma informação, uma ajuda, na qual me ajudasse a saber o que eu poderia fazer, tentar entender por que isso acontece

  32. nicolau disse:

    meu nome e nicolau tenho 23 anos e faz 10 anos que eu sofro de bronquitenão posso jogar bola core anda de bicicleta mecher com poe faços uzo diariamente de um remedio chamado aerolim e uma bombinha ja estou casado de ter que sair e leva junto comigo essa bombinhaquero ter uma vida normal como todo mundo

  33. leticia disse:

    Oi! meu nome e Leticia e eu tenho um filho de 5 meses que tem bronquite alergica.Eu gostaria de saber oque pode causar a bronquite do que vem e quais os sintomas?

  34. Vanelza disse:

    bom dia! meu nome é vanelza tenho um filho de 1ano e 9 meses, Pedro Neto que tem sofrido muito e vem lutando contra bronquite alergica e ja chegou em pneumoniapassou 7 dias enternado saiu mas continua doente. Por favor dr. me ajude o que devo fazer paraevitar tanto sofrimento a meu filho?

  35. luciano disse:

    Dr. Bom dia.Tenho 44 anos. A vários anos venho tendo essa chieira e falta de ar mas ficava no máximo 2 dias, mas agora já tem 2 meses e nada de melhorar. Como você pode me ajudar. Obrigado, Luciano.

  36. renê disse:

    j,suda

  37. dagmar disse:

    meu nome é dagmar tenho dor nos peito catarro amarelo e muita falta de ar sinto que estou morrendo aos poucos agora mesmo estou em crise /////tenho 74anos e estou disolada me ajuda por favor;;;;;;;;

  38. LISANDRA disse:

    Olá Dr. sou enfermeira e gostaria de saber qual a ação do antibiótico na crise asmática, já que tem um médico aqui da instituição que prescreve para quase todos os seus pacientes. Obrigada, Lisandra.

  39. Jaqueline disse:

    Olá, boa tarde, gostaria muito de sua opnião, tenho um bebê de 4 meses, e a 2 meses e meio ele esta com um catarro continuo e constante, exemplo ja houve dias em que ele vomitasse 4 vezes muito catarro um catarro claro e viscoso, e em 4 horas ja estava cheio novamente ele fica com o peito cheio de catarro impedindo assim sua respiração, ja levei-o em 3 médicos diferente, em um diziam que ele não podereia comer, tinha que ficar no hoxigenio e soro, em outroele deveria ser inalado 2 vezes ao dia com clenil A e tomar Ambrosol, isso ate diminuiu um pouco o catarro mais não eliminou continuou constante, e mesmo assim com dificuldades na respiração ele so dorme pela exaustão, e o outro me passou penetro que solta o catarro e o nac e o faz vomitar, onde todas as vezes que dou o nac ele vomita porém mesmo assim o catarro ainda e constante,essas medidas so me ajudou um pouco a manter estável o catarro dele, mais não diminui de forma consideravél, e estamos indo ao terceiro mês e nenhum médico chega a um consenso do que o meu filho tem, um diz que e so "catarrinho", outro diz que e pneumonia aguda, outro diz ser bronquiolite. e não estou conseguindo mais ajudar meu filho, e sei que se le ficar internado será muito pior, pois ele ficará so no oxigênio e no soro, sem comer, a imunidade dele ficará mais baixa, e seu tempo de permanência numa internação será prolongado correndo o risco de uma infecção. O que poderia fazer pelo menos como paliativo.

  40. marcia disse:

    Bom dia!! Tenho um filho de 13 anos que tem bronquite e está fazendo tratamento com seretide aerosol 25/125 a um ano, mas fico preocupada com remédios de uso contínuo. O tratamento tem que ser assim mesmo? Por favor me tire esta dúvida. Desde já agradeço

  41. pummys disse:

    BOA TARDE DR. MEU NOME É SANDRA E TENHO UMA NETA C 7 ANOS QUE AS VEZES TEM CRISE ELA ESTA DORMINDO OU DO NADA COMEÇA A TOSSIR E DERREPENTE FICA SEM AR A TOSSE É SECA GERALMENTE NÃO TEM CATARRO QUE DEVO FAZER OU QUE TRATAMENTO DEVO SEGUIR POIS SEMPRE QUE SE DÁ CRISE EU A LEVO NO PS E ELES SEMPRE DÃO INALAÇÃO, POR FAVOR ME ORIENTE NO QUE FAZER. OBRIGADA

  42. fabiana disse:

    Boa Tarde! mim Chamo Fabiana, e gostaria de saber quais são os medicamentos indicados para a crise e para a manutenção da bronquite asmática, pois tenho crises noturnas, acordo de madrugada com a crise.

  43. Julia disse:

    Olá me chamo Julia tenho um bebÊ de 3 anos que sofre com crises de bronquite asmatica não sei se esse é o nome correta, bom desde que ele nasceu no primeiro ano de vida ele teve uma crise de asma que eu acho que foi por conta de um gatinho de estimação que tinhamos bom o certo é que depois que ganhamos o gatinho ele apresentou esses sintomas que o medico dele caracterizou como asma, antes era uma crise por ano, agora desde janeiro 2010 ele vem tendo uma crise por mes não sei o que faço dei sumiço em tapetes cortinas animais e tudo que pode fazer mau a saúde dele mas quanto mas cuidados eu tenho mas ele fica doentinho. hoje por exemplo do nada ele começou a espirra e de uma hora pra outra veio a febre congestionamento nasal e falta de ar; nem levei ao pediatra entrei logo com a medicação BEROTEC, BROMETO DE IPRATRÓPIO PARA INALAÇÃO E KÓIDE D PARA TOMAR VIA ORAL MAS ESSES MEDICAMENTOS NÃO CURA A BENDITA ASMA SO ALIVÍA OS SINTOMAS. O QUE DEVO FAZER?

  44. ROSE disse:

    me chamo Roseane minha filha tem 14anos, faz tratamento de bronquite, asma, usou varias bombinhas, etc.. achei que o tratamento dela ñ estava correto,consegui um tratamento no hospital estadual em Américo Brasiliense,senti que devolvi ah vida ah ela pois sofriamos muito,varias noites em claro, ela passando mal, falta de ar,cansaço,usou miflasona, berotec nada resolveu neste hospital ela se trata com especialista,como são medicamentos caros, e a FURP é ao lado ,o propr hospital encaminha vc p/ lá onde fizemos um cartão da FURP para ter descontos nos medicamentos é uma maravilha, peço ah vcs se irforme melhor, procure tratamento certo, sabemos que cura ñ tem mas podem levar uma vida normal, msn, lily.sparrow@hotmail.com podem me mdar dicas que são uteis ah vcs, obrigada fiquem tds com Deus

  45. Rogerio disse:

    sou suzana duarte tenho 38 anos nunca tive problema de alergia bronqiute ou asma faz 20dias que não durmo fico sentada a noite toda me da uma tosse incontrolavel e não consigo respirar quando deito o meu pulmão aperta sinto tontura durmo mais ou menos uma hora acordo tosssindo sem parar e sem respiriar ( é horrivel) fiz uma reforma em minha casa será que é por causa dela? e eu quero saber se essa bronquite da em pessoas ja maduras ou é so em crianças ?Eu posso continuar a ter essas crises? mesmo quando acabar a obra?

  46. Josias disse:

    POR FAVOR ME AJUDA TOU MORRENDO AOS POUCOS. OLA DR. SOU JOSIAS TENHO 27 ANOS A UN ANO TENHO MUITA DOR NO PEITO E CATARRO BRANCO, SINTO FALTA DE AR TONTURA , E FRAQUESA , OS MEDICAMENTOS Q USO NÃO TA DANDO RESULTADO E EU AGORA MESMO JA TOU QUASI MORRENDO POR FAVOR ME AJUDA POR FAVOR

  47. juliana disse:

    oi doutor meu nome é juliana!!o senhor pode me da alguns exclarecimentos?bom! a minha filha começou no dia 02/01/2010 com uma tosse irritativa e longa que a fazia vomitar todaa madrugada!acontece que eu a levei em 6 pediatras 5 alergista e uma gastropediatra,ninguem consegue descobrir oq minha filaha que tem 1 ano e 11 meses tem!!a gastro diagnosticou refluxo fez o tratamento com motilium ranitidina e nada aconteceu nem uma melhorinha!os outros pediatras e alergistas passaram(polaramine,maleato d edesclorfeneramina com betanetasona ,hixizine,bromexina,ambroxol,vibral,dexametazona,celestone,expec,rinofuimucil)e na farmacia de manipulaçao cetotifeno predisilona )nada tem adiantado a situaçao da minha filha tem piorado esse mes ela ficou gripada duas vezes eu acho que é gripe por que de inicio começou a sair uma secreçao purulenta amarelada quase verde e tosse agora é o dia interiro e a noite interira estou sem dormir a uam semana por que agora que piorou parece que algo irrita a garganta parece que da uma coceirinha que ele fica pigarrando e ta cheia de secreçao parecida co pus no nariz e essa secreçao a dificulta a respirar é uma chiadeira pra respira !perguntei o alergista se nao é bronquite ele falçou que nao mais eu to achando que é!!me ajuda doutor eu nao sei mais oque fazer para melhorar minha filha!!!muito obrigada

  48. Hermes disse:

    oi doutor meu nome é HERMES!!meu filho tem 10 meses, a um mes atras ele começou com uma tosse,que a noite agrava mais ainda, ele tosse muito chegando a vomitar, nao sabemos o que fazer, levamos o bb no pediatra, segundo ele é uma bronquite alergica, e receitou um medicamento chamado Zyplo em gotas, so que nao resolve o problema da tosse. O que o senhor me aconselha a fazer , pra mininizar ou acabar com o sofrimento do meu bb, ele tem tbm principalemte a noite dificuldades pra respirar.!!!!!!!!muito obrigado

  49. Olá, meu nome é Ana, tenho 49 anos, meu marido faleceu de leucêmia há alguns anos, tenho uma filha de 20 anos, cuidei de minha mãe que era diabética e teve avc durante quatro anos, faz tres anos que ela faleceu, o ano passado fui assaltada dentro de um estacionamento com um revolver em minha cabeça e cinco dias depois roubaram meu carro e eu não tinha seguro, e há algum tempo estou sentindo falta de ar, meu coração dispara e também me dá tosse, se fico nervosa ou assustada piora, passei em um médico e ele disse que eu estou desenvolvendo bronquite, eu não quero e não posso ter bronquite e nem ficar doente, será que eu posso fazer natação, é o único esporte que eu gosto e dizem que é muito bom para abrir os bronquios, o Sr. acha que pode ser emocional??Agradeço a atenção.Ana

  50. Jadson disse:

    Uma criança com bronquite alergica estar dentro dos padrões para vacina-se contra á gripe do virus H1N1?

  51. esilaine disse:

    tenho dois filhos uma menina de7 anos e um menino de 3,eles tem bronquite alergica, eles fazem parte do grupo de risco p/tomar vacina contra gripe suina?

  52. karen disse:

    Olá, eu sou a Karen e tenho um filho de 3 anos ele tem Bronquite Alérgica e também é alergico a clara do ovo: gostaria de saber se ele faz parte do grupo de risco para tomar a vacina contra a gripe h1n1? E mais ouvi falar que quem é alergico a ovo não poderá tomar é verdade?

  53. HELIANA disse:

    Minha filha tem 8 anos e tem bronquite alergica,ela pode ser vacinada contra a gripe H1N1?

  54. mileny disse:

    olá, Dr meu nome é mileny tenho 29 anos e tenho os seguintes sintomas: tosse, dor no peito, falta e ar, coseiras nos ouvidos e na garganta,quando eu estava tomando uma vacina chamada:diprobeta, pasava o mês sem sentir nada, agora estou fazendo um tratamento acompanhada de um médico para emagrecer pois peso:130kg, e resolvir por conta própria parar de tomar a vacina .neste exato momento estou tendo umas dessas crises. o que posso fazer para amenizar neste momento minha crise e depois qual é o melhor procedimento a fazer?

  55. Carolina disse:

    Olá, eu sou Carolina tenho 19 anos e tenho asma desde os meus 9 meses de vida, já fiz diversos tratamentos dentre eles com o uso de bombinhas de Aerolin e de Biroteque; com homeupatia; e agora estou usando um disco chamado Seretide, que comecei acompanhando o tratamento com vacina, que durou três anos. Porém já faz dois anos que terminou o tratamento e eu continuo tendo crises.Queria saber se vou ter passar a minha vida toda tomando remédio para a asma, ou se ela tem cura?E a respeito da vacina contra a gripe H1N1 pessoas com esse problema podem ser vacinadas?

  56. odair disse:

    odair boa tarde tenho uma filha de 5 anos e nos ultimos 3 anos ja teve 4 pnemonia ja fizemos tomografia mas segundo omedico não acusou asma na ultima semana ela começou com uma febre levamos ela ao pediatra e ele falou qu podia ser garganta a febre passou no outro dia, e uma semana depois voltou acompanhada de muita tosse levamos no PS e a pediatra de plantão falou que ela tem bronquite alergica sera isso mesmo?? E faou que ela so vai se curar quando fazer 7 anos´isso é realmente verdade?? grato

  57. Anne Katharine disse:

    Dr, desculpe a ignorância, mas gostaria de saber se Bronquite Asmática pode ser considerada uma doença crônica. Agradeço desde já.

  58. Valéssia disse:

    Quem tem bronquite alérgica se encaixa no padrão de doenças crônicas?

    • Sim, asma é uma doença inflamatória crônica da via aérea e deve ser tratada desta forma.

      • enival marques disse:

        estou tratando uma bronquite alégica,adquirida após ter parado de fumar á dez anos,com levofloxacino 500mg,sob orientação médica,tenho tido crises assustadoras,de insuficiencia respiratória,tenho buscado uma solução exata prA ESSE PROBLEMA,já fiz vários tratementos,mas as melhoras são temporárias.

      • Levofloxavino é um antibiótico, que deve ter sido prescrito para infecção respiratória. Este não é um medicamento para alergia.

      • RONDINELI PESSOA disse:

        DR. tenho muita falta de ar,e muito cançaso ,ja fiz exame e os medicos me disse q eu tenho asma e alergia nos pulmoes, e me reçeitou o clenil ispray mas nao estou tendo melhora o q tenho q fazer

      • Talvez você precise usar outro medicamento associado ao Clenil. Se tiver rinite, também tem que trata-l. Tente procurar um alergista.

  59. igor disse:

    eu tinha crise de bronquite alérgica (asma bronquica) comecei a tomar rmédios, ja faz tempo q parei com os remédios e n tenho mais crises, tenho 13 anos, terei q tomar a vacina da gripe A (H1N1)?ja q tenho 13 anos para mim tomar a vacina eu teria q ter uma doença crônica, e como faz tempo q n tenho crises quer dizer q n tenho + essa doença?

  60. Fabricio disse:

    A minha filha frequenta creche desde os 4 meses e constantemente tem problemas respiratórios. Hoje ela está com 1 ano e 2 meses e o quadro tem piorado bastante, sendo que nos 2 últimos meses apresentou cansaço, tosse muito produtiva, coriza e teve que tomar antibiótico e nebulização com salbutamol. Há alguma medicação ou algo q posso fazer como preventivo?

  61. camila disse:

    Meu irmão tem 11 meses, e desde os 9 meses, ja haviam alguns caroços pelos braços e as pernas,levando no médico e dando como resultado de "brutueija",passando Pasta d \’água e não adiantanto,começou a ficar mais forte,e se espalhando pelo corpo e havendo coceira.Semana passada levei ao dermatologista e é Bronquite de Pele. Quero saber como curar,se tem cura,medicamentos, e o qe poderia ter levado á isso ?

  62. gabriel disse:

    Tenho 27 anos, e de uns cinco anos para cá venho tendo crises de bronquite que só me deixa dormir depois que eu tomo Aeroflux edulito, já estou até viciado neste remédio! Tenho um cachorro que fica dentro de casa. Será que é ele que está me causando este transtorno? desde já, grato. Dr. se der pode responder em… bielipe@ig.com.br

  63. Leandro disse:

    Bem, me chamo Leandro e tenho 34 anos. O meu caso não é diferente dos outros. Tenho falta de ar e uso a bombinha mtas vezes ao dia e quando da crise q ainda é pequena eu tomo o remédio predinisona, só q fiquei sabendo q ele incha a gente. E não sei qual o remédio certo de usar, ouvi dizer q a vacina pode resolver, ou tem outra formula de cura? Tenho renite alergica, iso atrapalha? Obrigado desde já leandro-romulo@hotmail.com

  64. ana paula disse:

    Dr. Eduardo, meu filho de seis anos tem Bronquite de pele e está sempre com problemas nas vias respiratórias, ele tem um catarro que não sai de jeito nenhum, parece chiclete, só aliviava quando vomitava o catarro.. Ele em bebê teve que tomar muito antibiótico, com uns dois anos passei para a homeopatia, mas se preciso uso também a alopatia. Teve uma pneumonia séria ano passado, já fez muita fisioterapia respiratória. Ele agora entrou de novo no antibiótico, pois a medicação homeopática não esta minimisando o quadro dele. O que o senhor me sugere a fazer para melhorar a vida dele. Pus ano passado ele na natação com piscina sem cloro, só que de 15 em 15dias mais ou menos ele adoecia e o médico achou melhor tirá-lo. È uma luta esta situação, se possível me ajude. Obrigada, Ana Paula de Juiz de Fora- Mg.

  65. adilson disse:

    DR. , HJ TENHO 34 ANOS E JA SOFRI MUITO COM MO PROBLEMA DO BRONQUITE…FIZ DE TUDO , SIMPATIA, VARIOS TRATAMENTOS…POR MUITAS VEZES DISFARÇAVA AO MAXIMO A MINHA ANGUSTIA PELA FALTA DE AR E AS DORES NO PEITO, POIS PERCEBIA A AFLIÇÃO COM Q MEUS PAIS CONVIVIAN NAQUELES MOMENTOS….HJ POSSO DIZER Q ESTOU CURADO ( só não sei como)…TENHO 2 FILHOS (GEMEOS) ELES TEM 9 ANOS …PEDRO E LUIZ……O PEDRO É MENOR Q O IRMÃO, É MAGRO ,SÓ QUÉ COMER BESTEIRA..MAS NÃO SOFRE DESTE MAL…JA O LUIZ É ALTO P/SUA IDADE, É FORTE…MAS SOFRE QUASE TODOS OS DIAS DA BRONQUITE ALERGICA ( FEZ EXAME E E FOI DIAGONESTICADO INFECÇÃO NO SANGUE) ESTA FAZENDO UM TRATAMENTO COM VACINAS (GOTAS NA BOCA)…SOFRO COM TUDO ISSO…ELE SE INTERNOU ONTEN….INFECÇÃO PULMONAR…DEVE FIKAR DE 5 A 7 DIAS INTERNADO…SEI MUITO BEM O Q É ISSO…… GOSTARIA DE SABER A SUA OPINIÃO, OQ POSSO FAZER…NÃO TENHO UMA CONDIÇÃO FINANCEIRA PRIVELIGIADA…MAS FAREI O POSSIVEL E TENTAREI O IMPOSSIVEL PARA VER MEU FILHO LIVRE DESSA DOENÇA……..ADISON PEDRO…..GUARUJA/SP….OBRIGADO!

  66. luciana disse:

    ola bom dia! bom minha fiha tem 4 meses e la teve pneumonia no mes de março ficou internada 5 dias ficou otima mas agora no mes de abril ficou ruim de novo levei ao medico ele disse que e so catarro estou dando inalação remedios predsim e asi mas esta um pouco dificil para sair o catarro ouvi falar que tem um supositorio que coloca e puxa td o catarro e verdade gostaria tb de saber se isso pega do tempo ou nao porque tenho tanto cuidado com meu bebe se puder me ajude o que posso dar para ela sarar tem algum remedio ou cha casairo que posso dar para ela obrigado

  67. Viviane P. Tosin Martins disse:

    Oi,o meu sobrinho tem bronquite alérgica,o pneumologista dele não e a favor dele tomar a vacina da nova gripe,porque no exame dele de alergia é de 700,o que vc acha disso?

  68. Geovanne disse:

    TENHO 34 ANOS,QUASE MORRO COM CRISES DE BRONQUITE-ASMATICAS;JÁ TIVE MAIS DE SEIS PARADAS RESPIRATÓRIAS,TOMO VACINA TODA SEMANA,REMÉDIOS PARA ESPIRROS,TOSSES E ENJÔO E O MEU PRÓPRIO MÉDICO SE ESPANTA… PORÉM NÃO TENHO FILHO,MINHA PERGUNTA É,POSSO OU NÃO ENGRÁVIDAR???QUERO TER MAIS OPINIÕES SOBRE O ASSUNTO!

  69. OLÁ, TENHO 33 ANOS E SOFRO COM BRONQUITE ALÉRGICA E ASMÁTICA, JÁ FIZ ALGUNS TRATAMENTOS, MAS, ATÉ O MOMENTO NÃO TIVE NENHUMA MELHORA, JÁ TOMEI VÁRIOS REMÉDIOS, JÁ FIZ SIMPATIA, ETC…VIVO FAZENDO INALAÇÃO, O QUE EU TENHO QUE FAZER PARA MELHORA ESSE SOFRIMENTO? OBRIGADA!

  70. SABRINA disse:

    Boa noite meu nome é sabrina tenho 22 anos desde 3 anos de idade tenho asma mas, com o passar do tempo ela piorou muito, uso berotc de remédio, mas não adianta muito mais, e pelo sus eu não consigo tratamento da asma o que devo fazer ?

  71. Eder disse:

    Dr. Estou com bronquite atacado já faz duas semanas seguidas, tomando remédio pra asma (Asmapem) mas ao tomar este medicamento o mesmo e outros que já tomei, me da dor de cabeça, o que faço neste caso já que os medicamento me da efeitos colaterais, tais como dor de cabeça e vontade de vomitar. Será que a natação me ajudaria a conter este problema.Eder Moreira TEnho 32 anos e sou de Nova Odessa – SP

  72. Batista disse:

    Aqui no estado de Nova Jersey – EUA um dos grandes problemas para quem tem alergia, o meu caso, sao os polen que ocorrem nos meses de abril, maio e inicio de junho. Este ano, nao sei ainda porque razao, estamos passamos por uma crise alergica bem mais acentuada que os anos anteriores. Pela primeira vez me interessei em conhecer um pouco mais sobre a asma, pois tenho penado muito com crises repetidas que estao me afastando do trabalho. Minha medica ja me prescreveu uma serie de medicamentos, mas tem sido pouco eficazes. Pela primeira vez estou tendo que usar a "bombinha", o que me deixou um pouco assustado no inicio. Gostei muito do seu texto sobre essa doenca, pretendo continuar pesquisando. Fique na Paz.

  73. Aline disse:

    Olá, minha filha está com 5 meses, há duas semanas começou a escorrer o nariz, ficar entopidinho, e deu febre 3 vezes, levei ao medico no primeiro dia mesmo, ele me receitou um xarope por nome de fluijet e vitamina C em gotas pra dar a ela, passando 3 dias ela nao melhorou, no quarto dia, começou a xiar o peito e ficou com a respiraçao bem dificultada, levei novamente no medico, ele me receitou, keflex, predsim, atrovent e birotec para nebulizaçao ( 6 gtas de atrovente e 2 birotec, estou usando o medicamente a 7 dias, ela teve uma melhora na xieira dos peitos, até fiz um raio x do torax, mais nao deu nada, mais ainda continua escorrendo bastante o nariz e a respiraçao ainda esta dificultosa, me dá uma dica do que pode ser, nao sei mais o que faço. Aguardo e agradeço.

  74. Michelly Pires Costa disse:

    Tenho duas filhas, uma de 13 anos e outra de 2 anos e 10 meses, fui vacina-las, pois as duas tem bronquite alérgica, e não puderam ser vacinadas, disseram que não é uma doença crônica, e se fosse bronquite asmática poderiam ser vacinadas. Afinal é ou não é uma doença crônica?

  75. hosana disse:

    oi me chamo hosana.ultimamente estou passando muito mal com muita falta de ar,um chiado muito grandeno peito chega a me sufoca de tanta falta de ar um catarro quer nao cura numca .parece gripe me diga o que fazer pelo amor de deus me ajude

  76. isabel disse:

    meu marido tem 44 anos tem bronquite asmamatica ealergica desde que nasceu gastaria de saber se ja eziste outro medicamento para ele nao usar mais a berotec pois tem conciecia do mau que isso pode causar futuramente se puder me endicar eu agradeço muito cristina obs.ele ja esta muito acima do seu peso ideal.

  77. juliana disse:

    Tenho um bebe de 2 anos e nove meses e desde antes de completar 1 aninho ele ja faz uso do Berotec, Atrovent e o Sulfato de predinisolona e tambem fez um tratamento de 6 meses com singulair baby pois a Alergista o classificou como tendo bronquite asmatica(pediatra disse que ele tinha asma), os sintomas dele sao: tosse seguindo de vomito, febre, e coriza no nariz de cor esverdiada, mas mais para o tom amarelado. Bom toda vez que ele tem crises ou comeca a ter eu mesma faco o uso do sulfato sodico de prednisolona 3mg 2,5 ml de 12/12 hrs e nebulização com Berotec 8 gots e Atrovent 10 gots o que me foi receitado na ultima consuta que tivemos, enfim gostaria de saber no que isso possa vir a atrapalhar futuramente, ja que falam tao mal do medicamento Berotec e Atrovent no qual eu tambem faco uso junto com o sulfato de sabutamol por ter asma, sinusite , rinite e ser alergica. o que pode causar no organismo do meu filho e no meu? aguardo explicacoes e desde ja agradeco informações dadas neste site….

  78. viviane disse:

    O meu filho usa clenil e guando estar com crise usa sabutamol o quarto dele é bem limpinho troco os lençol 2 vez por semana coloco uma bacia de água no quarto dele todas as noite para dormir . isso ajuda??????

  79. tatiane disse:

    O meu filho tem 1 ano e 10 meses e tem varias crises de bronquite qual o medicameno ideal pra ele a é bronquite alrgica.

    • Tatiane,
      É impossível prescrever tratamento desta forma. Procure um alergista, pois ele pode avaliar se o caso de seu filho é só para uso de medicação de alívio nas crises ou se é necessário usar medicação preventiva, de uso diário.

  80. Aline Cristine disse:

    tenho asma e meu filho tbm. Essa doença é hereditária? Minha preocupação é que sempre que fico ruim ele tbm fica e vise verso, ele tem apenas 5 meses.

  81. Peterson disse:

    OLA MEU NOME E JULIANA MEU FILHO ESTA COM MUITA TOSSE ;EU LEVEI ELE NO MEDICO E O DOTOR FALOU QUE ELE ESTA COM BRONQUITE.ELE PASSOU US REMEDIOS PRA ELE E NAO ADIATOU NADA ISSO JA FAZ 25 DIAS NAO SEI MAS O QUE EU FASSO. ME DE UMA DICA

  82. liliane disse:

    Olá meu filhote tem 04 anos desde 01 ano ele sofre com a bronquite asmática. Faço inalação de 04 em 04 horas nele desde 01 ano com berotec e atrovente causa algum problema futuramente tanta inalação assim, por que so a inalação que tira ele da crise. Estou fazendo um tratamento com o singulair Baby 5 mg que o médico passou, até onde esse tratamento é eficaz. Só sei dizer que é horrivel ver meu filho em crise de bronquite com falta de ar e dá mta tosse seca tb. Gostaria de uma orientação de como agir nessa situação.

  83. Jaqueline disse:

    Dr Eduardo gostaria de saber, uma criança que começa a usar a budesonida com dois anos de idade.Quanto tempo mais ela pode usar

    • POde usar por quanto tempo for necessário, sempre na menor dose possível, com cuidados de higiene oral após o uso e acompanhamento do crescimento e exames oculares periódicos.

    • ELa pode usar a medicação na menor dose necessária para controle da asma pelo tempo que for preciso. Melhor a asmna controlada, sem riscos de crises graves do que ficar com medo do remedio.

  84. paula cristina nuncio disse:

    Tenho 18 anos, e desde que eu nasci sofro com bronquite alérgica, porém ha uns três anos atrás descobri que era asmática. Depois de uma crise muito muito forte, com quadro clínico de internação, cuidados especiais etc, começei a tomar Alenia 400mcg (uso cintinuo).Desde então sou dependente dessa remédio.Poderia achar a cura pra esse problema? Não aguento mais sofrer por causa dessa bronquite asmática ! Me ajudem por favor! Obg …

  85. Eurydice disse:

    Meu filho tem alergia a ácaro e de veazem quando fica resfriado, também acho ele magro e com pele flácida( parece que faltam músculos).Poderá isto ser causa de alérgia?…Já levei aomédico mas, acho que o médico é muito devagar, e não descobre o porquê disto.

  86. Marina Godoy disse:

    Bom Dia;Dr. Eduardo! Meu nome é Marina, tenho 42 anos. Tenho asma brônquica e alérgica, desde de criança; no decorrer do ano acontece com mais freqüência a minha pergunta é isso tem a ver com a idade. O senhor explicou muito bem sobre este problema de asma. Acho que conforme vou envelhecendo, sinto que as crises são mais fortes. E isso mesmo? Fica com DEUS.

  87. Adelita disse:

    Bom dia dr. meu filho tem 4 anos e entre 1 mês e meio e sete meses ele teve 4 pneumonias os medicos disseram que ele tinha refluxo foram feitos exames que compovaram só que de 2 anos pra car ele vem tido varias crises fica com o peito chiando com muita facilidade e um pediatra diz que é bronquite outro diz que não qual exame pode compovar se elçe tem bronquite ou não.

    obrigado

  88. sidnei ferreira de matos disse:

    sofro deste problema a anos, faço uso de uma bombinha, já percebi que devido á minha atividade ser agitadadia á dia a dia (motorista de táxi) decidi monitorar me, tud o oque faço mantenho um alto controle , não fico afobado, dirijo com muita prudência poque percebo que a bronquite é uma doenço psicológica, quanto mais você ficar preocupado com algo, máis rápido á mesma irá atacar-lhe, procure manter a calma, evite ter peensamentos que á fará lhe atingir,´procure manter sua mente ocupada com coisas positivas, evite ficar se entoxicando com remédios, acredito que á única maneira de fazer com que a bronquite não faça mais parte deo seu dia á dia será á natação , a bronquite na realidade é a pressa de fazer algo sem ter alto controle das suas atitudes dia á dia ou seja (pessoas afobadas) por algum motivo denecessário. lembre-se todas as doençãs são psicológicas, quanto mais você manter sua mente ocupada com tudo de bom que há nesta vida, nada o afetará .
    grato Sidnei Motorista de táxi, curso Faculdade de Direito , sou muito feliz.

  89. sidnei ferreira de matos disse:

    sofro de problema á anos, já cheguei á seguinte conclusão; é psicológico´ou seja quanto você mais fica angustiado por algo, ou aflito, ou preocupado, máis rápido serás atingido na minha concepção a pesssoa deve ter um controle emocional muito grande de tudo, não passar ou acumular qualquer tipo de nervoso, manter a disciplina em tudo pricipalmente em não acumular pensamentos negatrivos relacionados a qualquertipo de doenças tipo gripes ou mesmo resfriados, deve sim praticar a natação, é e será o único resmédio para tornar a reeducar os orgãos vitais do corpo fazendo com que a sua respiração melhore gradativamente em tudo não faço uso de remédios que venhão a piorar o meu estado de saúde, acredito muito nas verdades dos Indios, são os verdadeirois médicos na natureza delas eles extraem oas remédios sem qualquer tipo de substãncias que sejem prejudiciais á saúde..

  90. Sidnei, a asma é uma doença multifatorial, ou seja, muitos fatores contribuem para causá-la e para desencadear as crises. A alergia para substancias inaladas, principalmente os ácaros da poeira, junto com as infecções virais (resfriados, gripes) são os principais na maioria dos casos. Em algumas pessoas, mas não em todas, os fatores emocionais (estresse, ansiedade, depressão, medo, etc.) podem ser importantes, mas isso é variável de pessoa para pessoa. Cada caso é um caso, e o asmático, junto com seu médico, deve procurar identificar quais os fatores mais importantes no seu caso para buscar a melhor forma de controle.

  91. [...] The busiest day of the year was 18 de novembro with 496 views. The most popular post that day was ASMA BRÔNQUICA, BRONQUITE ASMÁTICA, BRONQUITE ALÉRGICA = MUITOS NOMES PARA O MESMO PROBLEMA. [...]

  92. sidnei disse:

    Dr. respeitando o seu conhecimento na área., ainda fico com meu modo de pensar a respeito deste problema respiratório e digo mais não há uma só pessoa que conviva dia á dia com os quatro fatores citados por v.sa acima pq vivemso em um mundo super capitalista e faz com que as pessoas sofram com inumeras preocupações.

    • Caro Sidnei, todos temos o direito e devemos ter nossa opinião formada sobre tudo. Mas todas as opiniões podem mudar também, não ?
      Visto que criei e modero este blog para divulgar informações sobre alergias, tenho o dever de acrescentar mais informações para todos os que o visitam. Se no seu caso o fator emocional é o principal desencadeante de sintomas/crises, melhor, mas tenha certeza que a asma não tem uma única causa e ela continua existindo mesmo fora da crise. Saudações.

  93. Gabriela Ribeiro disse:

    Ola Dr… Sou a Gabriela tenho 25 anos, e semana passada fui internada(pela 1° vez) com “bronquite asmatica” pelo oque o pneomologista disse… fiquei internada 4 dias, e tive alta…. continue com a medicaçao em casa(antibiotico, corticoide, inalaçao, etc) durante 7 dias…. agora só faço o uso do “ALENIA”(broncodilatador).
    Oque eu gostaria de saber é o seguinte, por que fui ter essa doença depois de 25 anos? e agora, vou te-la pelo resto da vida?…e Dr. estou bem, nao tenho mais tosse, nem chiado no peito, nem catarro; mas, sinto falta de ar e dores no peito, isso pode ser psicologico??

    me ajude Dr… desde já Obrigada!

    • Gabriela, a asma (bronquite alérgica, pode sim aparecer em qualquer idade. ela poderá ou não durar muito tempo, o importante é fazer o tratamento adequado e não deixar de ir regularmente ao médico. Fazendo isso, o risco dela se agravar ou durar “para sempre” é menor.

  94. ingrid larissa de lima e silva disse:

    Ola Dr Eduardo tenho um filha de 2 anos e 8 meses ja vai fazer 2 meses que ela estar com esse problema lev ela na pediatra a primeira vez ela falou que era so uma gripe passou ambroximel minha filha tomou quando passou 2 semanas levei de novo, ela fez alguns exames falou que minha filha estava com broquite alergica ai ela passou para minha filha tomar dexametazona elixi e falou pra mim retornar com uma semana retornei passou outro remedio chamado anti arlergio alegra so que esse s remedios estava fasendo ela ter mais crise tosse tosse que vomita so aquela baba com catarro e tem febrequal melhor remedio?

    • Cara Ingrid, se o diagnóstico foi de bronquite alérgica, isso é ASMA. Não posso medicá-la dessa forma, não é tecnicamente e nem eticamentew correto. Só posso lhe dizer que um anti-alérgico isolado provavelmente não controlará o problema. Procure um especialista em alergia ou pneumologia.

  95. eu queria saber oque é bronquite asmática ?

  96. vanessa vieira disse:

    doutor,boa noite
    meu filho tem 9 anos ,40 kg e tem bronquite asmática.
    levei ao medico com crise de bronquite decorrente de um resfriado e ele receitou:
    sabultamol 5ml de 6/6hs 7 dias
    prednisona 20mg 2 compr. 5 dias
    amoxicilina 500mg 1 compr. 8/8 hs 10 dias
    isso está certo?
    obrigada

    • Vanessa, não é ético eu analisar assim a prescrição de um outro colega. Se você tem dúvidas sobre ela, vocÊ deve colocá-las diretamente ao médico, pois isso faz parte da relação médico-paciente. Só posso lhe dizer que o salbutamol é um broncodilatador, para aliviar o espasmo dos bronquios, a prednisona tem ação para desinflamar os bronquios e a amoxicilina é um antibiótico, indicado quando há infecção bacteriana.

  97. Rita Ribeiro disse:

    olá doutor, pela primeira vez tive bronquite alérgica foi com provado pelo raio x, o médico que me atendeu passou aerosol e uma injeção nem sei de quê, estou com 30 anos e há 4 meses estou mal, não consigo dormir e a tosse me encomoda muito, já tomei tudo o que me ensinaram, e já me sinto com medo porque isso não sai de mim, me ajude, me dê uma solução, eu nunca fumei e já me encontro desesperada, tenho 3 filhos, um com necessidades especiais e tenho medo de morrer e deixá-los.Um grande abraço e obrigada.

    • Rita, não é possível prescrever tratamentos assim. Se você não obtém controle com a medicação atual, você deve rever essa conduta com seu médico. NEsse caso, o médico deve ser um especiaoista em alergia-imunologia pou pneumologia. Não desista, pois são raros os casos de asma de difícil controle. EM geral a questão é ajustar as medicações e doses.

  98. ana disse:

    Olá!!
    minha filha tem bronquite asmatica, quais são os verdadeiros sintomas dessa doença alem da falta de ar?
    Isso me preoucupa muito pois toda vez que está em crise diz ter muita dor de cabeça e junto tem vômito, isso é reação da falta de ar?

    • Ana, bronquite asmática é igual a asma brônquica. A asma se caracteriza por episodios de falta-de-ar , tosse seca ou com eliminação de uma gosma parecida com clara de ovo, chiado no peito e/ou sensação de aperto no peito ou resp. pesada. Esses sintomas podem vir juntos ou isolados, dependendo da intensidade da crise.
      Os vomitos podem fazer parte da crise, assim como a dor de cabeça.
      Em crianças abaixo de 5 anos, as crises de asma podem ser causadas só por infecção viral (resfriados/gripes/faringites virais) ou também pela inalação de poeira (ácaros), animais, etc (substancias que causam alergia). As crises por infecção viral podem desaparecer com o crescimento da criança. Já as crises desencadeadas pelas substancias da alergia podem permanecer por mais tempo, até a idade adulta.
      Consulte um médico alergista.

  99. Catiana Lima Santos disse:

    Olá Dr. Meu filho Pedro tem 4 anos e desde os 3 anos vem sentido os seguintes sintomas: tosse, chiado no peito, cansaço,espirros e coça muito o nariz, os médico dissram que é asma, por isso fiz um plano de saúde pra ele. E o pneumologista prescreveu os medicamentos Zetitec, nikkho-vac, braxfitil, ele também faz uso de aerossol com atrovente e berotec durante 7 dias a cada 4 horas quando esta em crise. E quando faz uso contínuo do aerosol tem ânsia de vômito. Gostaria de saber se é por causa dos remédios? E se os medicamentos que ele toma está correto? Sendo que o médico ñ ainda ñ tem nenhum exame que comprove a doença, apenas os meus relatos. Os exames exigidos por ele foram: fezes, urina, hemograma, IGE, IGA, IGG, IGM, mas serão entregues somente esta semana. Obrigado por este espaço, assim podemos esclarecer nossas dúvidas. Tenha uma ótima semana.

    • CAtiana, não é possível fazer diagnósticos pela internet. Posso dizer-lhe que, pelo seu relato, seu filho deve realmente ter asma e rinite. Converse com o médico sobre os medicamentos, pergunte-lhe qual a ação e o objetivo de cada um. Nessa idade, realmente não há exames específicos para diagnosticar a asma. O diagnóstico é eminentemente clínico. Sugiro apenas que vocÊ também procure um médico alergista para avaliar se o quadro dele é realmente de origem alérgica ou não, pois nessa idade muitas crianças tem sintomas só relacionados a infecção viral, sem alergia.

  100. WILSON PEREIRA SUTTI disse:

    Caro Dr. EDUARDO COSTA,

    Sei que seu tempo é curto, mas tenha certeza de que jamais tomaria seu precioso tempo se eu não tivesse certeza das minhas afirmações. Quando o assunto é BRONQUITE ASMATICA E SINUSITE, vale a pena a gente tentar ajudar!

    Eu sofri na pele todos os malefícios que as essas inflamações provocam, conforme meu depoimento para a ABRA/SP.

    Por favor leia os diálogos abaixo que mantive com a ABRA/SP. Eu já esperava esse tipo de reação; na reunião do dia 04/12/10 não vi nenhum interesse deles em saber como eram os critérios adotados pelo padre ROQUE. Eles não sabem e não querem saber de nada!!!

    O que realmente preciso é de alguém que ouça nosso depoimento e tente alavancar o processo de cura conseguido por aquele homem!!! Tenho certeza que não irá custar absolutamente nada em função dos eternos benefícios que já foram ou serão conseguidos.

    Só preciso que a classe médica acredite no meu depoimento, ou seja, preciso da ciência para comprovar o sucesso daquele tratamento. É REALMENTE FANTÁSTICO!

    WILSON

    • Caro Wilson, como blog que é, e como moderador do mesmo que sou, não tenho porque não publicar seu comentário conforme solicitado. Este é um espaço democrático, onde todos podem divulgar suas opiniões, contanto que não extrapolem os limites da liberdade individual restringindo os direitos coletivos.
      O assunto que você traz é complexo por vários motivos:
      – conheço a ABRA aqui no Rio e ela tem objetivos claros, auxilia milhares de asmáticos no dia-a-dia com inúmeras atividades, que não incluem o fomento à pesquisa de novas drogas. Esta é uma função de instituições universitárias que possam e queiram investir nesse tipo de pesquisa;
      – a melhora ou cura de determinados problemas de saúde é determinada por inúmeros fatores, visto que a maioria das enfermidades são causadas por vários destes fatores em combinação (e isto é particularmente importante no caso das doenças alérgicas). POr isso é, a princípio, difícil uma única substancia curar a asma;
      – a ocorrência de melhora ou cura de um problema de saúde em um ou alguns casos não pode ser, a priori, tomada como regra geral para todos os casos, mas certamente merece ser considerada e investigada científicamente por instituições voltadas para isso, principalmente quando se trata de uma possibilidade de barateamento de custos de tratamento.

      E finalmente eu, particularmente, como médico, me preocupo muito com práticas alternativas de tratamento que prometem resultados quase que milagrosos estimulando os doentes a não recorrer a assistência médica. Nós conhecemos o outro lado da história, que em geral as pessoas não conhecem: o lado das pessoas doentes que abandonam seus tratamentos e as recomendações médicas por causa de promessas milagrosas (muitas de cunho mistico-espiritual ou religioso), e acabam tendo sua condição agravada por isso, além de perderem muitas vezes tempo de tratamento precoce e de cura real. Infelizmente isso acontece, mas quem vê esses casos somos nós, médicos e profissionais de saúde nos hospitais e clínicas. Não é exagero, Wilson, pessoas sofrem com doenças que melhoram provisoriamente, mas não se curam, e depois retornam piores que antes ( e isso pode acontecer com a asma, que tem uma evolução natural de flutuação – muitas pessoas melhoram naturalmente da asma na adolescência). Pessoas MORREM, Wilson, porque abandonam o tratamento até do cancer, acreditando em promessas de curas variadas. Nós vemos isso e nos entristecemos com isso, afinal nosso objetivo é salvar vidas (quando possível) e aliviar sofrimento, e muitas vezes essas promessas de cura vão exatamente na contra-mão disso.
      Não quero afirmar que sua experiência não existiu, não é verdadeira, mas não se pode, em termos científicos, tomar uma ou algumas ocorrências como verdade absoluta para todos. Em pesquisa de medicamentos, as substancias têm que comprovar efeito estatisticamente significativo em milhares de pessoas, comparado a substancias inócuas (o placebo). Por outro lado, acredito que as instituições de pesquisa não devem ignorar a possibilidade sugerida por você, e sim devem partir para a pesquisa científica adequada da utilidade dessa substância.
      Envie seu relato para faculdades federais e estaduais de farmácia, pois esse tipo de pesquisa em geral se inicia nelas e não por instituições de medicina. Algumas faculdades de farmácia de SP pesquisam rotineiramente drogas extraídas de plantas.
      Saudações.

  101. Ivone disse:

    Olá Dr.Eduardo,eu tenho 14 anos,e já faz um ano que tenho asma,só que pra mim é difícil se adaptar a vida com a doença,eu queria saber se no meu caso,ela vai permanecer para sempre,ou eu posso ser curada?

    • Cara Ivone, sua mensagem é muito importante, pois milhares de jovens como vocÊ tem sua qualidade de vida muito prejudicada pela asma. É difícil falar em CURA da asma, ou por quanto tempo ela vai durar, pois isso é muito variável de pessoa para pessoa. Mas a asma pode ser controlada adequadamente. Para isso é necessário, primeiramente, o uso de medicamentos para controle da doença. Em segundo lugar vocÊ precisa saber identificar quando ela está saindo do controle ou iniciando uma crise, para usar rapidamente os medicamentos adequados para isso, que são diferentes dos medicamentos para controle, de uso diário.
      É necessário também saber se sua asma é desencadeada por alergia as substancias da poeira (ácaros, pelos de animais, insetos, fungos). Para isso você precisa se consultar com um médico alergista, pois ele pode avaliar sua história e realizar testes alérgicos. Se for por alergia (e na sua idade em geral é o caso), ele poderá, além de iniciar a medicação adequada acima, lhe orientar quanto aos cuidados com o ambiente e, se necessário, fazer um tratamento com vacinas para reduzir sua hiperssensibilidade (alergia) a essas substancias.
      Se você não tiver plano de saúde, procure saber se seu município tem um programa de controle da asma. Vários no país já tem, e neles existem Polos de Asma (Centros de Saúde especificos com especialistas), onde vocÊ pode ter acesso aos medicamentos de forma gratuita.
      A Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA) também tem muitas informações úteis para quem tem asma. Procure http://www.abra.org.br .

  102. Rosangela Morais da Silva disse:

    Dr Eduardo adorei ler sobre o artigo da asma tinha muitas dúvidas porque meu filho de 3 e 8 mese tem a bronquite asmática desde 1 ano a dele é alérgica não pode com poeira e nem cheiro de perfume e nem de produtos de limpeza que ele começa a coçar o nariz e espirrar. faço tratamento com um pneumologista, ela receitou o uso contínuo de bombinha chamada busonid em aerosol e o budecort em spray só que ultimamente ele tem tido muitas crises e só melhora indo ao hopital tomar medicação na veia que nada mais é que mais corticóide. Dr que devo fazer para amenizar as crises do meu filho? pois ele é muito novinho pra tanto remédio. é verdade que o corticóide engorda a criança? desde ja muito obrigada pela atenção.

    • Rosangela, que bom que o blog está sendo útil.
      Quanto a medicação de seu filho, converse com a médica, pois pode-se ajustar a dose do remedio atual ou adicionar um outro para uso contínuo, já que ele já tem quase 4 anos de idade. Os corticóides tópicos (inalatorio oral e nasal) não causam ganho de peso nas doses habituais. Os corticoides sistemicos (por via oral ou injetavel) podem fazer isso se forem usados por periodos longos, ou em periodos curtos repetidamente (o que pode acotewncer se a asma não estiver bem controlada).
      Se vocÊ tiver acesso a um medico alergista, seria bom avaliar ao que seu filho tem alergia com testes alérgicos, pois ele também pode se beneficiar da imunoterapia (vacinas). Reduzindo a hiperssensibilidade alérgica, há redução de sintomas da rinite e da asma e, consequentemente, redução da necessidade de medicamentos. Saudações.

  103. Oi Dr. tenho um filho 1 ano e 3 meses desde quando nasceu d parto normal ele apresentou o chamado “resto d parto” levei ao pediatra ela dizia q ate os 6 meses era normal passando essa data a chiadeira no peito continuava os roncos tbm sempre com tosse e nunca ficava bom entaum numa dessas crises começou a tomar antibioticos, resfriados constantes em ksa ja tem uma farmacia d tanto remedio antiarlergicos xaropes e nada do meu filho ficar bom Dr me ajude me diga kal o tratamento para ele kal os exames q possa dizer oq realmente ele tem os sintomas são tosse, cançaso corisa me ajude

    • Larissa,
      é impossível fazer diagnóstico assim. Compreendo sua angústia e ansiedade. Sugiro no seu caso que procure atendimento em instituição de grande porte, especializada em pediatria para ter um diagnóstico inicial confiável.
      Aqui no Rio tem o INstituto Fernandes Figueira, no Flamengo, o INstituto de PEdiatria Martagão Gesteira, da UFRJ, no Fundão. Ou então procure o Serviço de PEdiatria de um Hospital UNiversitário no Rio ou na sua cidade/região.

  104. aldenice campelo disse:

    Olá Dr. tenho um filho de 9 anos que desde pequenino apresentou uma tosse seca e sempre seguida de vômitos, ele sempre reclama de dor na garganta quando está assim, e sempre que levo ao medico a prescrição medica é: nebolização com berotec e atrovente e xarope, não me conformo com esse diagnostico. me ajude por favor.

    • Aldenice, não dá pra fazer diagnóstico pela internet. Senão seria muito fácil ser médico.
      Crises de tosse seca podem ser por asma. Quando o fechamento dos bronquios da crise de asma é muito leve, pode não haver falta de ar e nem chiado, só a tosse.
      A tosse também pode ser causada pelo gotejamento por trás do naris, para a garganta, de secreção produzida em excesso no naris e nos seios da face, mas em geral, nesses casos, a tosse é barulhenta, com barulho de catarro.
      Converse com o pediatra e veja se é isso que ele está pensando. Abraço.

  105. Cintia Mateus do Nascimento Araujo disse:

    Boa tarde Dr. Eduardo
    Tenho um bebê de 9 meses que se alimenta muito bem e é super ativo, mas percebi que em alguns momento quando ele esta sentado brincando ele puxa o ar como se algo fizesse ele sentir falta de ar. Será que este sintoma possa ser futuramente ASMA, até então não a quadro em ambas as familias.

    Fico no aguardo de uma resposta.

    Grata

    Cintia

    • Cintia,
      O suspiro é um mecanismo reflexo normal, que visa abrir alvéolos que permanecem fechados durante a respiração normal. Eles podem ser mais frequentes e intensos nas crianças pequenas. Não é um sintoma de asma. E se não há história familiar de asma, a chance del tê-la é mínima. Curta seu bebê !

  106. ingrid disse:

    tomo acetilcisteneina e histaminico, vo levando a vida, ninguem merece :(

    • Ingrid, ninguém merece mesmo. Mas é possível viver bem com alergia, sem ir levando.
      O tratamento das alergias tem que ser contínuo e com medidas para prevenir crises. Os medicamentos que você citou são só para alívio das crises. Converse com seu médico.

  107. Giselle disse:

    Prezado Dr. Eduardo. Por um acaso descobri esse teu blog, fazendo uma pesquisa no Google, pois queria mostrar ao meu filho o significado de Bronquite, pq ele sofre dessa doença. Como o achei bem informativo, gostaria de saber, o pq de quando ele tosse, geralmente provocar uma dor na barriga. E estou o medicando com Acebrofilina, e fazendo nebulização com 4 ml de soro e 4 gotas de Berotec. Ele tem 11 anos e 54 quilos.
    Desde já agradeço a sua atenção.

    Giselle de Mello

    • Cara Giselle, quando tossimos os musculos da barriga se contraem com muita força e rapidez. Se a tosse é repetida e persistente, como é comum na crise de asma, essas contrações podem causar dor por fadiga ou até mesmo lesão muscular. A nebulização serve só para aliviar a crise, mas se as crises são frequentes (mais que 1 vez por semana), ele deve usar medicação preventiva de crises. Converse com seu médico.

  108. railda passos andrade disse:

    boa noite dr eduardo e obrigado por nos ajudar.
    eu gostaria de saber se faser inalação durante muinto tempo pode causar algum problema de saude porque é o meu socorro na hora das crises.

    • Railda, depende do que você usa na inalação. Os broncodilatadores são para uso em crises, sem probemas, mas não são para uso contínuo.

  109. raianne disse:

    olá! eu queria fazer uma pergunta: quem tem bronquite asmática , se for viajar para um lugar frio, pode piora a doença , por causa da dificudade em respirar em lugar frio?

    por favor! voce pode me responder?

    • Raianne, um dos fatores desencadeantes do broncoespasmo (o fechamento dos bronquios caracteristico da crise de asma) é o ar frio. Por isso muita gente piora no inverno e se for para lugares mais frios.

  110. sandra disse:

    Bom dia Dr. Eduardo
    Tenho uma filha de 6 anos ela nasceu prematura com 34 semanas, desde de pequena apresentou baixa imuninade sempre vivia resfriada, com o passar do tempo começou ter crises de tosse a noite, muitas tive que ir para o hospital no meio da noite. Mas sempre que ia ao médico eles nunca me falaram na verdade o que ela tinha medicavam e passava uns dias e as crises voltavam. Troquei de médico e nada de resolver o que consegui amenisar um pouco as crises foi com a Homeopatia, mas ainda não me sinto satisfeita, ainda ela tem crises só que mais leves e demora mais tempo para dar as crises. Não sei o que fazer to asssustada gostaria que o Dr. me orientasse.
    Obrigado pela atenção

    • Sandra, se o quadrop persiste, mesmo que menos intenso, aos 6 anos de idade, ela deve ser avaiada por um medico alergista, pois pode ser rinite-sinusite e/ou asma alérgicas.

  111. Liliane Oliveira disse:

    Olá Dr. E duardo. Meu filho de 5 mêses está com bronquite e já tomou Amoxicil, fez aerosol com Clenil A + Berotec, Predsim, esta usando Aerolin e continua com predsim e não sara. Faz mais de um mês que ele está com ronco no peito, tosse e entupindo o nariz e faz 2 dias que esta usando o aerolin. O que faço?

  112. aline dia sde brito disse:

    gostei muito de saber + sobre minha doença .

  113. Adriano Leonel disse:

    Olá Dr.
    Tenho um filho com 4 anos. Ele tem bronquite alérgica. Ja fiz vários tratamento e os remédios tem atrapalhado em seu desenvolvimento. Meu filho mais velho ficou curado com asmofem. Não foi o caso do menor. Ja pensei nas vacinas, mas penso que isto vai impedir que seu próprio organismo se desenvolva vencendo a doença. Como devo proceder, uma vez que as crises estão menos frequentes?

    • Adriano, a imunoterapia (vacinas) não tem esse efeito negativo que você imagina. Pelo contrário, ela reequilibra a resposta imunológica, reduzindo a resposta alérgica e melhorando a resposta contra as infecções. A alergia é fruto desse desequilíbrio por predisposição genética. A imunoterapia ajuda a se chegar mais perto do euilíbrio que seria normal.

    • Adriano, complementando, se as crises estão menos frequentes E MENOS INTENSAS TAMBÉM, talvez seja interessante manter o controle do ambiente e a medicação, para avaliar se essa tendência continuará no inverno que se aproxima. Caso no inverno ele volte a piorar, você deve pensar seriamente na imunoterapia (vacinas), além dos medicamentos.

  114. ivonete disse:

    ola dr eduardo. fiquei feliz ao entrar nesta pagina e constatar sua atençao com as pessoas.
    adqueri a bronquite asmatica durante o parto de minha filha aos 21 anos, no momento foi tratado mas nao me disseram do q se tratava , so descobri depois de me dar outras 2 crises no ano e assim ate hoje. sera q esta relacionado com os esforços feitos no parto? tive crises muito fortes e com tudo sou fumante desde os 14 anos. nas crises iniciei tomando aerolim ou salbutamol, aminofilina e nebolizaçao com soro atrovent e berotec,mas passei a ter palpitaçao constante e agora guento no osso so com uma pequena dose de salbutamol 2/ml. tenho depressao e ansiedade , e com palpitaçao so piora as coisas.me diga o q devo fazer e se realmente adquiri pelos esforços do parto?

    • O esforço do parto não causa asma. A fumaça do cigarro deve ser um fator fundamental no seu problema. Pense seriamente em parar de fumar !

  115. minha filha tem 10 anos, sua 1ª crise de bronquite foi aos 2 anos, e devido ela ter uma crise atraz da outra a pediatra do posto de saúde me encaminhou pra pneumologia pediatrica, e lá na avaliação foi constatato que ela tem asma e rinite. Faço tratamento desde 2006, em 2009 ela teve 1 crise muito forte e teve que ficar enternada. Na consulta receitaram a bombinha brecort, ficou 2 anos sem ter crise. Agora esse mês de março teve outra crise. Gostaria de saber a # entre a bronquite e a asma, e se tem cura?

    • Bronquite é inflamação dos bronquios. Asma é a inflamação dos bronquios causada por infecção e/ou alergia, e que tende a evoluir em crises de chiado e falta de ar. É possível controlar a asma com medicamentos e uso de imunoterapia (vacinas), quando a alergia está associada. Converse com um médico alergista.

  116. vanessa disse:

    Dr. meu marido tem bronquite asmatica desde criança, a cada ano que passa ele piora, já fizemos de tudo, ha alguns anos atras o medicamento celestamine ajudava um pouco, mas agora não faz mais efeito… o pneumologista dele disse que a bronquite asmatica dele ja esta bem avançada os tubos respiratorios estão muito inchados. gostaria de saber se ha algum novo método para tratamento e onde posso encontrá-lo, pois deixamos de viver nossa vida porque ele mal pode sair de casa… obrigado pela atenção, se possível me responda urgentemente…

    • Vanessa, muitos casos de asma “de dificil controle” na verdade são asmas mal tratadas. POr outro lado, asmas graves e de longa evolução tendem a responder menos ao tratamento, parecendo DPOC (enfisema). Não sei qual é o caso de seu marido. Sugiro que procure um hospital universitário, onde em geral todas essas possibilidades, assim como novos tratamentos, são considerados.

  117. CLAUDIA disse:

    OLA DR MINHA MAE TEM 65 ANOS FOI AO CLINICO GERAL ELE PERGUNTOU SE ELA FUMAVA OU BEBIA ELA DESSE Q NAO ELA FALOU QUE SENTE UM CHIADO NO PEITO ELE FALOU QUE ERA BRONQUITE ASMATICA ELE PASSOU PRA ELA AEROZOU E UM COMPRIMIDO PRA ELA TOMA ELA ESTA FAZENDO TUDO DERIOTO MAIS VOTOU A CANCAR MAIS POUCO GSATARIA QUE O SENHOR MIM ORIENTASSE MIM DE UMA RESPOSTA A GASTARIA DE SABER COM QUANTOS DIA O REMEDIO FAZ EFEITO DEUS ABENCOES

    • Cara Claudia, a asma pode se manifestar em qualquer idade. Não tenho como opinar, pois não sei quais remédios foram prescritos. Em geral medicamentos para crises são usados por 7 dias e tem efeito em 24-48 horas.

  118. Charle pontes disse:

    Gostaria de receber receita natural para cura da Himpertensão.
    Desde já agradeço antecipadamente a resposta de meu email.
    Charle Pontes

    • Charles,
      O tratamento de qualquer enfermidade requer contato pessoal entre médico e paciente. Não existe prescrição pela internet.

  119. rafaela maria chiarello disse:

    ola tudo bem com vc entao tenho uma filha de 3 anos k sofre mto com a broquite asmatica ela usa duas bombinha uma cada 4 horas e a outra em 12 e 12 hrs
    nao sei mais o fazer pra parar estas crises ela tosse mto e tbm se afoga sera vc Srº poderia me ajudar agredeceria mto ela sofre demais quando tem as crises espera ansiosa a sua respoda….

    • Rafaela, se ela está com toda essa medicação e mesmo assim não está controlada, cabe investigar se há outras coisas agravando a asma, como refluxo gastroesofagico, sinusite cronica, uso inadequado dos medicamentos inalatórios, persistÊncia de fatores alergicos na casa ou escola. Converse com seu medico.

      • rafaela maria chiarello disse:

        sim mais sempre cada medico fala uma coisa de pode ser poera,urso de pelucia,comida estes ai sao fatos ou mitos
        sera se fazer remedios caserios ou ate tbm simpatias pode adiantar,falo isso pk minha mae me curou com simpatia quando eu era criança .
        mto obrigada por me responder

      • Remédios caseiros podem ajudar ou prejudicar. Simpatia não resolve. Quem melhorou da infancia para a adolescencia como você ia melhorar mesmo, dequalquer forma. Uns melhoram, outros mantém o quadro e outros pioram progressivamente. É a história natural da doença. Procure um especialista.

  120. BOA NOITE , DR TENHO UM FILHO DE 7 MES ELE ESTÁ COM O CORPO TODO EMPOLADO E O DERMATOLOGISTA FALOU QUE E BRONQUITE DE PELE PELO O AMOR DE DEUS O QUE E ISSO ? OBRIGADA

    • Luciana,
      esse termo “bronquite ou asma da pele” era usado há tempos para designar a DERMATITE ATÓPICA que, assim como a asma, é uma doença alérgica, inflamatória e crônica. Leia no blog sobre a dermatite atópica.

  121. esquelch de siqueira welsh disse:

    Oi,meu filho Hebert de 3 anos,está numa crise muito forte.
    Ainda não sabemos direito se realmente é bronquite asmatica.
    Pois sua crise já dura a 3 semanas.
    Muita tosse ao amanhecer e anoite,chiados,cansaço,muito sono e uma mucosa verde constante.
    Estou tratando com inalação berotec e atrovent e predisolona que eu achei muito forte.
    Gostaria de saber realmente com o que estou lidando para saber cuidar melhor,sem dar complicações para meu menino.

    OBRIGADA!!!!!

    • A crise de asma (bronquite asmática ou alérgica) é desencadeada por vários fatores, sendo que a infecção respiratória é o mais frequente. Em segundo lugar vem o contato com fatores alergicos da poeira. Se ele não consegue sair da crise e tem muita secreção verde, é possível que tenha uma infecção bacteriana perpetuando a crise. Ele precisa ser avaliado para sinusite ou pneumonia.

  122. Gesilane Maria da Silva Zapeline disse:

    Ola Dr! Minha filha fica comdores no peito e com difilcudade de respirar,porem isso ocorre as vezes quando ela fica resfriada,entre os 5 meses de idade até os 3 anos eram constantes essas crises,depois houve um longo intervalo de tempo,agora passa até 1 ano sem dar as crises.Então eu fico confusa, em qual quadro ela se encaixa,gostaria de uma orientação sua.Há, hoje ela tem 14 anos.

    • Gesilane, pelo que você relata, ela tem asma associada a infecção viral respiratória. As crises eram mais frequentes nos 1os anos de vida e agora são esparsas. Resta avaliar se ela tem alergia associada, que pode colaborar para a manutenção do quadro da infancia em diante.

      • Gesilane Maria da Silva Zapeline disse:

        Olá Dr! Acretito que a caroline tenha sim alergia talvez da poeira ,morramos na rgião norte (Rondonia) e aqui o que temos é tempo das aguas e da seca,então toda vez que começa o tempo da seca da essas crises nela.Vem com tosse seca continua até provocar vomitos eliminando uma espuma branca,e só resolve com inalação.Então Dr. será alergia da poeira.

  123. eliane disse:

    ola gostaria de pedir ajuda tenho uma filha de 2 anose4 meses ela tem bronquiolite mais de uns dias pra ca tenho notado muita piora levei ela no medico ele receitou sabutamol ddei mas nao fez efeito levei de novo ele receitou azutromicina predsolona vick pra nebulizar mas a melhora e so na hora depois volta de novo nao sei oque fazerpor favor me ajude

    • Eliane, bronquiolite é uma infecção viral aguda, que parece bronquite/asma, mas não se cronifica. Se ela está tendo sintomas de asma/bronquite há muito tempo, ela precisa de tratamento preventivo para as crises de asma. COnverse com o pediatra e, se necessário, procure um alergista ou pneumologista.

  124. Cristina disse:

    Dr. Minha filha tem 5 anos e apresentou a 1ª crise de bronquite asmática há mais ou menos um ano. De lá pra cá vem tido algumas crises leves já que controlo com medicamentos. Eu e meu marido não temos histórico da doença na família. Uns dois meses antes da 1ª crise ela fez a cirurgia para retirada das amígdalas e teve uma reação alérgica à anestesia. Há possibilidade desse fato ter alguma relação com o desencadeamento da doença, já que antes ela nunca tinha apresentado as crises?

    • SÓ O TEMPO DIRÁ SE O QUADRO DE ASMA VAI PERSISTIR OU NÃO. Se há algum outro parente, que não vocÊ e seu marido, com histórico de asma, ela pode ter a predisposição genética para tal.

  125. andreia disse:

    ola dr ! meu filho tem 7anos e desde os 3anos de idade sofre com essas crisesa,ja fui ao medico e ele diz que e bronquite asmatica ,mas o que me preoucupa e que todas as vezes que levo no medico ,eles passam inalacao com berotec e artovente ,gostaria muito de ter uma resposta sobre esses medicamentos .obrigado e aguardo resposta

    • Andreia, a medicação , se usada corretamente, não tem problemas. É a indicada para crises de asma. Agora, se ele precisar usá-la mais que uma vez por semana, é sinal que está perdendo o controle da doença, e outros medicamentos (preventivos de crise) devem ser usados. COnverse com seu medico.

  126. Erica disse:

    otimo artigo…
    poderia me responder como a asma bronquica alergica pode ser adquirida.?

    • A asma não é adquirida propriamente. Ela se desenvolve em pessoas que tem os gens de predisposição para ela e pela exposição continuada a agentes alergicos (acaros, fungos, pelos de aniamis, polens) e irritantes (infecções virais, poluentes). Essa predisposição genética é herdada dos pais. Por isso é comum que outros familiares do asmático tenham asma ou rinite alergica.

  127. Ricardo disse:

    Ola Dr. Meu problema ‘e o seguinte: moro no sul do pais e, especialmente no inverno, comeco a tossir (pela manha e a noite). Tenho que tossir ate vomitar um “muco”, o qual me incitao ao vomito. Apos o vomito, passa a crise… Vou ao posto de Saude e sempre me receitam um xarope ou algo do genero, mas nunca resolve… o que faco??

    • Ricardo, crises de tosse associadas ao clima frio e seguidas pela eliminção de muco são muito sugestivas de crises de asma (a bronquite alérgica). Procure um pneumologista ou alergista.

  128. Aline disse:

    Dr suas informações foram de grande ajuda para mim. Meu filho tem 9 anos e desde os 4 meses de vida ele tem bronquite asmática. Gostaria que houvesse uma fórmula mágica para que ele se livrasse desse mal. Como não é possível, gostaria de saber se natação pode ajudar no controle da doença? Desde já muito obrigada.

    • A natação é um ótimo exercicio aerobico e fortalecve a musculatura respiratória. Ela não cura a asma, como já se pensou, mas ajuda o paciente a lidar melhor com o problema, pois melhjora sua capacidade respiratória.

  129. Cristiane Lima disse:

    Prezado Dr. Eduardo;
    Como explicado acima a asma é a inflamação dos bronquios causada por infecção e/ou alergia, e que tende a evoluir em crises de chiado e falta de ar sendo possível controlar a asma com medicamentos e uso de imunoterapia (vacinas), quando a alergia está associada. Mas como proceder se no caso não se identifica os alergenos desencadeadores que levam ao chiado e tosse intensa? Várias medicações já foram feitas (AINES, broncodilatadores, etc / orais e inalatórios), o ambiente é ao máximo ausente de objetos que poderiam levar a uma crise, mas nenhum resultado positivo. Minha preocupação é a tosse contínua (crônica) que ocorre em um esforço mínimo de um simples movimento, sem presença de secreção, e esta já vem se prolongando por volta de um ano. OBS.: Já foram descartados alterações cardíacas; já no laudo do rx pulmonar apenas detectado uma hipertensão pulmonar (dito ser secundário a algo! No caso a asma bronquica!). Existe algo que pudesse diminuir a tosse? Nada faz essa tosse e o chiado cessar! Não sei mais como proceder! Desde já agradeço e aguardo.

    • Cristiane, é dificil fazer diagnósticos assim, com poucos dados.
      A hipertensão pulmonar não é causada pela asma. Pode estar presente desde o nascimento ou ser consequencia de doença cardiaca. As crises por exercicio podem ser um tipo de asma que só ocorre após esforço fisico. Além disso, sinusite cronica também pode desencadear sintomas de asma em pessoas suscetíveis. Converse com seu medico sobre isso.

  130. Jaqueline B. disse:

    olá! meu bb tem 02 anos, ele tem bronquite asmática, pelo q eu entendi é bacteriana, pelo período londo das crises, faço tratamento com corticoide inalatório e respiratório,e com antibioticos, gostaria muito de saber se é melhor usar bombinha, pq talves o período entre as crises seja mais longo?

    • Jaqueline, o corticóide inalado é o melhor medicamento para controle de crises de asma. Eles existem em forma de spray “bombinhas”. Existem também outros medicamentos em spray para uso em crises (borncodilatadores), que são usados paenas para alívio das crises. Converse com seu médico.

  131. tamiles disse:

    bom doutor tenho um filho de 1 ano que a um mês esta com uma tosse forte ja dei varios remedio e essa tosse persiste e agora ela ta acompanhada de febre gripe e võmito algun medicos ja me disserão que era tosse alergica, ja dei varios antialergico e não fez efeito. bom queria saber o que devo fazer , por onde começar?

    • Tamilies, a “tosse alérgica” pode ser causada por rinite ou asma. VOcÊ deve conversar com o pediatra e avaliar uma consulta com alergista.

  132. Fabiana Mourão disse:

    Dr. Bom Dia,
    Tenho uma filha de 5 anos, e ela sofre com asma, ela faz tratamento no Fundão, faz uso de vacina de 5/5 dias, faz uso de beclort, e Avamis, porém ela continua tendo crises, percebo que as crises dela é de acordo com a mudança de tempo, ontem 03/07/11 eu fiquei o dia inteiro com ela na emergencia do Fundão, pois alem da crise ela tbm fica com dor de cabeça, dor na barriga e vomito onde ele fez nebulização 1 seção de 3 de 20/20 com 7 gts de berotec, tomou uma injeção de corticoide, e fez mais 2 nebul com 7 gts de berotec, o atend la como sempre é excelente, agora ela esta em casa ainda cansada com dor na barriga. A minha duvida é, ela fará 6 aninhos agora dia 03/08 e esta pesanso 23,450 kg e ela fazendo uso de 7 gts de berotec durante a crise de 4/4 hrs nos 2 primeiros dia s e depois de 6/6 hrs e toda medicação forte q uso isso influenciará no futuro dela? Ela esta fazendo uso durante a crise de Loratadina, pois tbm tem rinite, e Predinisolona.
    Adorei sua explicação, foi a mesma q os medicos do fundão me passaram.
    Abraços e fico no aguardo.

    • Fabiana, atualmente sou responsável pelo Setor de Alergia da UERJ, mas fiz minha especialização e mestrado no HU-Fundão. Por isso nossa linguagem é a mesma e tenho certeza que ela está sendo bem acompanhada. Como a vacina está de 5/5 dias, ela deve estar ainda na fase de indução (inicial). Tenha paciencia pois ao chegar a fase de manutenção da vacina a eficácia começa a ser percebida. Até lá, pode ser necessário reajustar as doses da medicação de controle. COnverse com seu médico do Fundão. Os medicamentos, se usados adequadamente, não farão mal à ela, pelo contrário, evitarão crises graves.

  133. joselia disse:

    DR minha filha viver com muito catarro quase sempre esta gripa ja nao sei o que fazer me ajuadar por favor

  134. marcos magno melo de souza. disse:

    eu tenho bronquite alergica nao respiro 100 porçento respiro 75 so o qual sofro muito com a falta de ar nao consigo nem fazer aquele exame de experiometria que e feita atraves do computador e que esirgem muito folego para fazelo e eu nunca consuegui o que eu faço para sair desse sofrimento que ja dura 15 anos . nao possso ir a çidades como sao paulo fui para tres lagos mato grosso do sul e me senti mal la pufavor eu quero minha cura mi salva eu estou desesperado quando tomo inalaçao mi ataca o coraçao pufavor doutor da uma soluçao para o meu caso . eu quero ir para o rio grande do sul trabalhar e estou comedo por causa do frio diga o que eu faço. tenho 35 anos tive isso na infançia com quatorze anos fiquei melhor e agora com 23 de idade voltou e dura ate hoje . mi da uma soluçao . obrigado.

    • MArcos, infelizmente não tenho essa capacidade de dar-lhe solução via interent. A avaliação médica requer história e exame físico, além de exames complementares. Posso te dizer é que a asma tem controle se você usar medicamentos adequados e evitar fatores desencadeantes de crises. Procure um alergista ou pneumologista e acredite que cvocÊ pode ter uma vida normal.

  135. Quando a umidade do ar abaixa parece que vou morrer… sinto muita falta de ar, qualquer esforço que faço sinto falta de ar, até uma simples caminhada em um intervalor curto, aqueles umidificadores de ar , adianta algo Dr.???Quando a umidade do ar abaixa parece que vou morrer… sinto muita falta de ar, qualquer esforço que faço sinto falta de ar, até uma simples caminhada em um intervalor curto, aqueles umidificadores de ar , adianta algo Dr.???

    • ANdreia, o ar seco é irritativo para as vias aéreas. Seus sintomas podem ser tanto por reação exagerada da viaáérea a mudançã climatica. Os umidificadores podem ser úteis sim, dependendo da região em que vc mora.

  136. leninha disse:

    OBRIGADO pelas essa esplicação ate por que eu sou dessa ai na broquit

  137. A. Cristina disse:

    Bom dia Dr. Eduardo,

    Tenho uma filha de 3 anos que sofre de bronquite asmatica. Ela vem fazendo tratamento com Fumarato de Cetotifeno 2 x ao dia, mas mesmo assim, ainda tem crises com grande frequencia. No seu texto, você fala que é importante identificar o desencadear da crise para iniciar logo o tratamento e não deixar ela se agravar.
    Minha pergunta é, como diagnosticar que ela está entrando em uma crise, para não deixar a crise se agravar? As vezes a crise se instala de uma hora para outra, geralmente durante a noite e ela acorda suocada. Fico muito assustada e gostaria de saber identificar o seu início.
    Outra questão é com relação ao uso do Predsin, que ela usa com muita frequencia, sempre que tem crises. Ele é um corticoide forte. Não faz mal usar com frequencia?

    Grata,
    A. Cristina.

    • Cristina, o cetotifeno não é uma boa opção para controlar a asma e prevenir as crises, Existem outras opções muito mais eficazes para uso via oral ou inalatória. O predsim é um corticóide e nã odeve ser usado com muita frequencia. Ele é fundamental nas crises, mas o ideal é usar medicação para prevení-las.
      As crises de asma podem iniciar com tosse, cansaço e sensação de aperto no peito. Em crianças frequentemente é dificil identificá-las precocemente. Por isso o melhor e mais indicado é usar medicação pára prevenir as crises, e o cetotifeno , como disse, não é eficaz para isso. Procure um alergista ou pneumologista.

  138. Amanda disse:

    obrigado pelas explicações me foram muito útil essa hora de noite onde não se tem onde correr me deixaram um pouco mais tranquila pra dormir as 3:20 AM depois de tanto procurar aqui encontrei muito obrigada mesmo!!!!!!!

  139. Claudia disse:

    Dr. Achei seu blog navengando na net a procura de algo que me ajudasse a iliminar a secrecao(muco)… no dia 23/07 em comecei a me resfriar, logo em seguida ja estava com a peito entupido de secrecao( sem febre) fui a medica me prescreveu amoxilina pois ela falou q estava com bronquite, usei por 7 dias…e nada de melhorar…. continuo com muita secrecao chega a ser escura! faco nebolizacao com soro mais nem isso melhora… Fui a 1 semana em um especialista ele me pediu RX torax( ainda nao sei o resultado , aqui aonde eu moro as coisas sao tao diferentes) o RX iria direto pra o medico , ele tb me pediu um exame de sangue para ver se era um virus(nem sei o nome desse virus) . Fiz o teste para ver a funcao pulmonar nao deu nada. Ele me prescreveu PREDNISONE 25mg por 7 dias depois half por mais 7 dias e antibiotico , Klacid 250 em 12/12hrs. Doutor, perdao por tomar seu tempo , mais lhe confesso q estou muito assustada. Nunca fiquei assim, tive quando crianca varias crises mais assim de mucos que nao sai…eu tento tossi mais ele nao vem , chegar doer tudo dentro.

    Ja estou na segunda semana do antibiotico. Tem alguma coisa que o Sr possa me ensinar pra poder aliviar essa minha situacao. Agora aqui aonde eu vivo ta muito frio.

    Abraco e que Deus te abencoe

    • Além de difícil, não é ético medicar alguém via internet. Pelo que vc contou, é possível que tenha feito uma infecção por bactéria atípica, para as quais o Klaricid é uma boa indicação. Se vc teve esse quadro recorrente na infancia, pode ser o mesmo quadro se repetindo desencadeado pela infecção respiratória. COnverse sobre isso com seu médico e beba bastante água pra fluidificar a secreção.

  140. CRYSYNHA disse:

    MEU FILHO TEM 3 ANOS E TEM BRONQUITE ALERGICO, ELE FAZ NEBULIZAÇÃO TODOS OS DIAS COM BEROTEC E ATROVENT, ELE PODE TOMAR XAROPE DE CETOTIFENO TAMBEM?

    • Se seu filho está precisando de nebulizações diárias, é sinal que a asma (bronquite) dele está descontrolada e precisa de medicação para controle da inflamação dos bronquios. O cetotifeno não tem essa indicação. Converse com o pediatra, pois há outras medicações eficazes para controle da doença e prevenção de crises.

  141. Gabriela Maria Sussuko disse:

    Tenho alergia a ácaros e poeira, estou fazendo o tratamento com imunoterapia, indicada por meu médico, comprei a vacina e estou contente com o resultado, moro em Araxá MG, comprei a vacina em uma empresa no Rio de Janeiro eles me enviaram sem problemas, eu indico. se alguém quiser o telefone da empresa me passe um e-mail

    • Gabriela, a imunoterapia quando bem indicada e conduzida é muito eficaz para rinite alergica e asma. Entretanto é um tratamento que requer acompanhamento médico e só pode ser prescrito por médicos, pois não é isento de riscos. POr isso não é possível, aqpesar da sua boa intenção, indicar vacinas para outras pessoas sem prescrição médica. A empresa não poderá fornecer sem isso.

  142. Cristiane, a nebulização só alivia a crise de fechamento dos bronquios, mas não controla a inflamação que está por trás disso. Se ele vem tendo crises com frequencia (mais de 1 x por semana) , ele precisa de tratamento preventivo das crises. Procure um alergista ou pneumologista.

  143. PATRICIA PETRY disse:

    Minha vó tem 88 anos e está em uma casa geriátrica. Ela tem o coração muito fraco, um dos rins está parcialmente paralisado, e faz pouco tempo que saiu de um quadro de peneumonia. Hoje fui visita-lá e reparei que estão nebolizando ela com atrovent. Gostaria de saber se este medicamento não é prejudicial para ela??? Desde já muito obrigada.

  144. josé leal de brito disse:

    a 4 meses que sofro com tosse,falta de ar e muita secreções, já procurei vários tratamentos com alguns médicos que não me falam com clareza qual o meu problema. já fiz rx do tórax e foi comprovado muita secreções,o médico me indicou o DECONGEX PLUS, o BRONDILAT eo EXPEC XAROPE os quais tem se mostrados ineficazes.peço que me oriente em qual atitude possa tomar pra que chegue a uma melhora de vida pois tenho sofrido muito com perda de sono,pois falta ar pra isso,a chiadeira no peito é muito grande.DOUTOR estou trabalhando em um fabbrica de cimento eo meu dia a dia é com muita poeira, existe alguma condição de me tratar mesmo trabalhando? lembrando que esse tratamento descrito acima estou nele a 3 messes,o qual só faz aliviar mais curar mesmo não tem se mostrado eficaz..tenho 35 anos trabalho com manuteção de equipamentos e nunca tive problema algum, mais neses ultimos dia tenho sofrido muito e tenho medo de nao ter cura pra esse problema. me ajude por favor!!!!

  145. Francisco disse:

    Prezado Dr Eduardo,
    Gostei muito da sua abordagem sobre as doenças respirtorias. Tenho um filho com problemas de alergia e recentemente contraiu pneumonia, foi medicado mas preciso identificar um pneumologista. Sei que a sua área é o Rio de Janeiro e gostaria de saber se poderia indicar algum colega em São Paulo, que tivesse uma abordagem semlhante a sua. Grato

  146. Vanessa, seu comentário está incompleto. Não dá pra entender o que você deseja.

  147. rejane disse:

    Foi de muita ajuda o explicativo, meu filho têm 5 anos e vem cada vez mais tendo crises de bronquite e com dúvidas cada vez mais, vou procurar um alergista para começar o tratamento. É horrível cada vez q ele tem essas crise, fico tão preocupada que nem consigo dormir …. espero que o tratamento acabe com isso logo

  148. tenho 10 anos e estou com bronquite asmatica estou com muito medo pois soube que posso a te morrer si n fazer tratamento e outras coisas…

    • Não tenha medo. a asma é sim uma doença que pode ser cronica, pode durar muito tempo ou não, mas há tratamento. Você precisa ter um médico alergista ou pneumologista para te acompanhar. Sabe o Xuxa, o nadador que já foi medalhista em Olimpiadas, ele tinha asma, se tratou e virou um grande atleta. Varios outros exemplos como o dele existem. Não se desespere, apenas faça o tratamento a sério.

  149. Lella Ferraz disse:

    Olá Dr.
    nesse momento sinto falta de ar, que na verdade não sei explicar. já fiz váriios exames deste a eletro , espirometria, rx, e outros. Segundo o resultado da espirometria ,diz disturbio ventilatório leve, e em 2009 o médico receitou simbicort, mas usei por algum tempo e parei, mas a falta de ar sempre presente, não entendo nao tenho tenho tosse graças a Deus, não tenho chiata no peito, não tenho nariz com secreção nem coceira, e mesmo assim o pneumologista disse que é Asma,me proibiu produtos de limpeza, poeira, perfume etc… é posivel asma sem estes sintomas…mas todos médicos que passei depois dos resultados dos exames disse que é ansiedade, meu Deus é possivel ansiedade fazer a pessoa sentir falta de ar, pelo amor de Deus me ajude, sou casada tenho um filho de 7anos e me preocupo muito pois quero saúde pra poder criá-lo. Sou muito preocupada, até exageradamente com tudo e com todos, será que é ansiedade.Por favor me ajude a esclarecer minhas dúvidas. Também tenho uma grande dúvida, pois depois que tomei a vacina HN1 , a crise ficou mais forte, pois antes com os Chá da minha mae, passava rápido.Será que a vacina foi um agravante.
    um Abraço e DEUS O ABENÇOE.
    lella Ferraz

    • Leila, é muito dificil opinar assim. A asma pode ter diferentes niveis de gravodade. Nas formas leves pode haver só tosse e nas formas graves pode haver muita falta de ar e chiado. A ansiedade crônica pode sim fazer vc sentir-se mal, com aperto no peito e falta de ar. A vacina da gripe não deve ter agravado seu quadro.

  150. Seci Rocha disse:

    Este blog veio pra tirar muitas dúvidas, isto é muito bom, ajudar e esclarecer a todos que sofrem de todas as alergias e asma.

  151. ELIANA disse:

    OI BOM DIA ,EU TENHO UM SUBRINHO QUE ESTA COM BRONQUITE BAQUITERIANA.
    EU QUERIA SABER SE ELA TEM CURA ?
    ELA PODE LEVA A OBTO?
    MEU SUBRINHO TEM 4 MESES.
    ALGUEM PODE ME ESPLICAR MELHOR
    MANDA UMA RESPOSTA POR MEU EMAIL (LANASANTOS1998@HOTMAIL.COM).OBRIGADO…..

    • Bronquite bacteriana é a infecção dos bronquios por bactérias. Tratando corrretamente com antibiótico e boa hidratação a recuperação em geral é total.

  152. elison disse:

    muito obrigado por todas suas informaçoes pois,fora muito uteis..

  153. Olá eu tenho problema com renite alérgica e brônquite asmática ja me tratei com varios medicamentos alternativos, que nunca deram certos. alguns já até resouveram tenporariamente a bronquite mais sempre acaba voltando, quato a reníte essa ai ta dificil de ser curada, já não sei mais o q faser, me falta o folego aos 29 anos, de tanto buscar respostas para o meu problema q ninguem da jeito o que devo mais faser?

  154. Carolyny disse:

    Meu filho tem 17 anos e fazem duas semanas que tem falta de ar e tudo que ingere vomita, já levamos ao médico e esta sendo tratado como asma, esta sendo medicado e nebulizado .Não entendemos o por que de tantos vômitos e falta de ar, ele não teve febre,ainda não fez nenhum exame específico.Tenho dúvidas à respeito do tratamento pois parecem não estar fazendo efeito.Aguardo resposta,agradeço por enquanto.

    • Caroliny, as crises de falta de ar da asma podem causar võmitos devido a tosse intensa. Entretanto não sei se é isso o que está acontecendo. Peça uma reavaliação médica, pois a crise de asma já deveria ter melhorado com a medicação.

  155. monike santana de castro //31557270//33841915 disse:

    sou mae da emmilly victoria .minha filha tem 8 meses ,ela ta sofrendo muito ,to 1mes correndo com ela para varios hospitais .tem dia que vou tres vezes no hospital ela sempre chega cause sem respirar ela tem bronquite asmatica nao sei mais o q eu faço tou desesperada cada dia e um medicamento diferente q os medicos passam todo dia compro remedio me ajuda por favor

    • Monike, asma tão freuqente aos 8 meses de idade requer investigação. Não adianta ela ser só medicada em Pronto Socorro. Procure um pediatra e explique que você gostaria de uma investigação e de tratamento para evitar as crises.

  156. MARIA SANTOS disse:

    TIROU MINHAS DUVIDAS MEU FILHO DE 3ANOS FICA MUITO RUIM DE INCHAR ATE OS OLHOS,VOMITOS E MAIS UNS PROBLEMAS ATE FICA INTERNADO
    VOU VOLTAR HL MESMO PRO HOSPITAL ESTA RUIMDE NOVO

  157. a asma causa inchaço no rosto?

    • A prinicipio não. Só se ela também estiver acompanhada de rinite ou sinusite. Aí a região do nariz e em volta dele podem estar um pouco inchadas numa crise.

  158. peter disse:

    doutor Eduardo tenho 33 anos nunca tive alergia ha + ou – 1 ano sinto falta de ar + não tenho chiado no peito e tenho pouca tosse já fui ao alergista ele disse q eu tenho asma o q vc acha?asma sem chiado no peito?ele receitou beclort 250 mcg durante 3 meses , e em caso de crise aerogold minha duvida é em caso de crise tomo o aerogold e paro com beclort ou uso os 2? obrigada pela ajuda

    • Quando a asma é leve ela pode se manifestar sem chiado. Muita gente tem só tosse. Vc pode usar os dois medicamentos juntos em caso de crise. O BEclort ´´e para controlar a inflamação nos bronquios e evitar as crises, mas se ela acontecer, o Aerogold visa dilatar os bronquios.

  159. Elvis disse:

    Dr. Gostaria de saber uma coisa eu tenho Problema de cansaso (algum tipo de bronquite) e desde pequeno eu vou ao hospital e um dia em uma de minhas crises um medico disse que eu poderia fazer tratamento com um remedio chamado Alenia(6/200), e eu tenho elegia a muitos medicamentos não posso dizer quais exatamente pois ainda estou correndo atras de exame então queria saber se esse remedia ele ataca o coração a medida do tempo? E caso eu seja alegico qual o tipo de problema pode acontecer?(parada cardiaca, falta de ar continuo)? e minha mãe iria comprar um rnebolizador mas informaram a ela que com o tempo isso causa problemas cardiacos tem algo aver?tenho 15 anos eu irei me tornar dependente da “alenia”?

    • Elvis, a “bronquite” (asma) é um problema cronico. Mesmo quando vc não sente nada, existe uma inflamação nps bronquios que mantém a doença e te deixa vulnerável a novas crises. Por isso é fundamental usar medicamentos que controlem essa inflamação e evitem as crises. O Alenia é um deles, é seguro se usado corretamente. Procure um clinico, alergista ou pneumologista e trate seu problema adequadamente.

  160. paula moreira disse:

    Adorei.
    Cada informação foi muito preciosa e de grande ajuda.

  161. Mauro Hahn disse:

    Gostei muito dos seus esclarecimentos Dr. mas gostaria que me dissesse o que eu tenho a seguir pelas características que vou lhe relatar. Não funo e quase sempre tenho tosse seca, alérgica, muita gripe sempre em períodos frios e úmidos etc.Agora comecei a sentir uns calorões de vez em quando da cintura para cima, e também às vezes de uma hora para outra me dar uma dorzinha no peito parece que os brônquios estão fechando e acho que estou me sentindo mal etc, outra coisa, só de tomar um chimarrão com algum tipo de chá já me dá aquele aperto e dorzinha no peito. Enfim, acho que estou começando a ter asma, ou bronquite asmática, já tive com 7 anos agora estou com 56, pode me dizer o que fazer e qual tratamento bom pra isso? Comecei a ir até em um cardiologista que me pediu exames de sangue, exame do coração, esteira, mas acho que não é o caso, por quê diz que o coração está 100%. Muito obrigado por tudo que puderem me ajudar.

    • Mauro, é vedado ao medico fazer diagnósticos e consultas pela internet. Vc realmente pode estar voltando a ter a asma da infância. ISso acontece. Procure um alergista ou pneumologista para tratamento de controle da doença.

  162. Roberta Camila disse:

    Dr. Eduardo Boa tarde,

    Meu namorado sofre de Asma e á anos ele faz uso da Bombinha Combivent, só que por razões ecologicas, ela foi tirada do mercado e agora não se encontra mais. Gostaria de uma sujestão do senhor sobre o uso de uma nova bombinha chamado Alenia, existe algum risco na troca do medicamento??
    Por favor doutor é muito importante e urgente pois a bombinha dele esta acabando e precisamos encontar outra logo.!! obrigada

    Roberta

    • Roberta, o Alenia é mais adequado para controle da asma do que o COmbivent. Mas deve ser usado diariamente, para prevenir as crises.

  163. O texto está muito descritivo, muito salutar. Obrigado. Já lá vai um mês que ainda não consegui libertar-me da bronquite crónica hereditária que se está a transformar em asmática, de vez em qaundo vem uma chiadeira e falta de ar, sobretudo à noite. Aqui em Luanda onde vivo, já há quatro meses que está intensa humidade, na varanda, há noite, chega a oitenta por cento. E como tem muitos apagões e milhares de geradores, a respiraçõa sofre com o fumo tóxico, mortal. Estou a tomar o xarope NEUFIL, e depois parece que estou curado mas não, a expectoração esverdeada tipo cola Patex persiste. Tenho que me virar para o antibiótico. Cumprimentos a todos desta página.

    • Gil, agradeço os elogios. A pagina é de um só. Se você tem asma, existem medicamentos para controle, para evitar as crises. Procure um alergista ou pneumologista.

  164. minha filha tem asma o que é que eu fasso?

  165. Neia Silva disse:

    Olá,preciso que me ajude, pois minha mãe tem uma canseira que ainda não conseguimos descobrir, ela não pode se movimentar direito que cansa com facilidade ao ponto de ter que fazer aerosol. Por favor me ajude.

    • Cara Neia, é difícil e perigoso fazer diagnósticos assim. Se ela tem idade, ela pode ter também algum problema cardíaco, que pode causar falta de ar aos esforços. OUtra causa pra isso é o enfisema, se ela fuma ou fumou. COnverse com o clinico geral para fazer uma avaliaão cardiopulmonar completa.

  166. CAMILA disse:

    BOM DIA DR TENHO UM FILHO DE 03 ANOS E DESDE DE PEQUENO FICOU DIGNOSTICADO PELO PEDIATRA QUE ERA ALERGICO A MUDUANÇA DE TEMPO TOMOU VARIOS REMEDIOS DESDE DE PEQUENO SO QUE DE 01 MES E MEIO PRA CA VEM DANDO CRISE UMA ATRAS A OUTRA SEMPRE PARECENDO QUE ESTA COM PEITO CHEIO MAIS LEVO OSCUTAR E ESTA LIMPO MAIS TEM MUITO CATARRO VERDE
    TOSSE MUITO DEI VARIOS REMEDIOS ANT ALERGICOS E NADA SEMPRE VOLTA A CRISE PODE ME DAR UMA EXPLICAÇÃO OBRIGADO CAMILA

    • Ele pode ter rinite-sinusite alérgica, que causam tosse com barulho de catarro, sem atacar os pulmões. Procure um otorrino ou alergista.

  167. Jose rubens moreira junior disse:

    sofro de bronquite asmatica a 49 anos,a um tratamento eficaz ?

    • Jose, existe tratamento eficaz para controlar a doença e viver bem. Se você já tem a asma há tanto tempo, você precisará de tratamento para controle, mas não espere uma cura.

  168. Talita disse:

    Eu fui na alergologista a uns 2 anos atras e ela disse que eu tenho asma e me receitou o foraseq,inalei o remedio direitinho e não ve resultado nenhum ,só piorou meu coração ficou acelerando,acho que era tipo um ataque cardiaca, ae desde depois disso desistir com o tratamente e até hoje vivo quase morrendo com esse problema e sinto que tem piorado,mais nem os médicos dão soluções corretas para nossos problemas ,ae fica dificil =(, ae fui pro otorrinolaringologista me passou um tratamento com budecort, é sinto um alivio bastante eficaz na minha respiração com esse tratamento,ele me orientou por 2 meses,mas não consigo deixar de usa-lo =(,agora não sei mais o que fazer ,é um problema acarretando o outro ,devido eu não respirar direito por causa da alergia meu nariz,por dentro está irritado né,inchadinho e devido eu respirar só pela boca,a garganta sempre inflamada,e ja tô sofrendo tbm até apneia do sono por causa disso,num sei mais o q fazer,o jeito é ficar me mantendo com aerosol D:Preciso de ajuda!Nem os medicos sabem de nada u-u

  169. Catarina disse:

    Excelente Serviço á Humanidade este seu blog Doutor.
    Informação é Luz e também cura…
    Um grande Bem Haja

  170. Vilma disse:

    Doutor muito obrigada.Vou procurar pneumologista mais rápido possível para minha filhinha de 3 anos. Já faz 1 mes que ela está usando 2 tipos de bombinha aerolin spray 4 em 4 horas durante seis dias a cada 20 minutos 3 vezes e clenil hfa 250 mcg spray durante 4 meses,fosfato sódico de prednisolona está praticamente constante a cada 12 horas. Estou com muito medo. Abraço obrigada.
    Vilma

  171. erika silva disse:

    Boa noite dr. meu filho de apenas 10 meses já foi internado pela 2º vez eu estou muito preucupada ele sofre muito com falta de ar, e cansaço, mesmo tomando a medicaçao correta ele irá ficar cm esse problema para sempre?

    • Crianças pequenas podem ter asma apenas transitória, associada a inf3cções virais. As que tem também alergia tem maior risco de permanecerem com asma. Converse com o pediatra.

  172. adriana pereira disse:

    Eu queria saber e porque quando gripo ou entao fico no cereno ou bebo coisas bem geladas eu comeco a sentir xiera no peito uma tosse seca e dificuldade de respira eu nao naci com isto uns fala que e asma bronquia eu queria saber se tem cura e quais e o tratamento

    • Seus sintomas podem ser mesmo de asma, que pode ser desencadeada por ar frio e seco, além de infecções virais (resfriados, gripe). Você não nasceu com ela, mas nasceu com a predisposição genética para tê-la. Ela tem tratamento, converse com o medico.

  173. Sônia Maria Malaquias dos Santos disse:

    meu nome é Sônia, tenho uma tosse que nunca fico boa, fui ao médico e foi contatado que tenho asma, já fiz uso de clenil, van-nair e atualmente estou com alenia, tudo isso são medicação junto com a bombinha. Ultimamente as crises estão sem controle, quando estou dormindo a cordo com muita falta de ar, quando estou na TV tomando lanche no sofá a crise se apresenta e no café a noite já tive varias crises a ponto de pensar que estou morrendo. Sei que não é normal, e tenho uma tossi nais no período da noite ao dormi que é persistente.
    Aguardo uma resposta do que devo fazer

    • Outras causas possíveis de tosse, além da asma, são o refluxo gastro-esofagico, a sinusite crônica. Melhor investigar.

  174. ola boa noite,meu filho tem apenas 04 meses e foi internado apouco dias com bronquite bacteriana,tomou os antibioticos e predisim,fez inalaçao e todo o precedimento,mas nao demou nem uma semana ele gripou de novo,tipo ficou com o nariz escorrendo e comuma tosse meio seca,,,isso e algum sinal de bronquite asmatica?devo me preucupar? grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: