Informações gerais sobre alergias. Este site não tem o objetivo de prestar consultas pela internet. Para tirar dúvidas, procure também www.asbairj.org.br e www.blogdaalergia.com

 
A alergia é a reação exagerada do sistema imunológico contra substâncias que, teoricamente, não constituem uma ameaça ao organismo. Esta definição se adequa bem a alergia respiratória, onde os alergenos (as substancias que desencadeiam a reação) são constituintes inócuos da poeira ou de pólens de plantas. Na alergia a picada de insetos, da mesma forma, ocorrem reações exageradas a substancias presentes na saliva ou no veneno de insetos, mas da mesma forma a reação do sistema imunológico, por ser exagerada e não controlada, não protege o organismo dos efeitos das substâncias em questão, e acaba causando problema maior que a própria substância inoculada pelo inseto, podendo levar a consequências até graves, como a anafilaxia (a forma mais grave de reação alérgica generalizada, ou sistêmica).
 
A alergia relacionada a picada de insetos pode se manifestar na forma de reação localizada ou até generalizada ao veneno de insetos picadores como a abelha, vespa, marimbondo, e também após picada de formigas, ou como a alergia a picada de insetos sugadores, principalmente os mosquitos, conhecida como prurigo estrófulo ou, simplesmente, estrófulo.
 
O estrofulo é a forma mais comum de alergia a picada de insetos nas grandes cidades, seguida das reações a picadas de formigas e das reações as picadas de abelhas, marimbondos e vespas (estas mais frequentes em cidades menores e no interior). As crianças são particularmente vulneráveis, por estarem mais tempo expostas ao contato com estes insetos nos parques, play-groundse em outras áreas de lazer, até mesmo na creche ou na escola. Outro grupo de importância são os trabalhadores rurais, e principalmente os apicultores, pelo contato direto e diário com abelhas.
 
O estrofulo geralmente se inicia durante o primeiro ano de vida, com lesões após picada de mosquito que evoluem com pequenos caroços, podendo haver bolhas pequenas que se rompem, e tendem a formar uma ferida (figura 1). A lesão é rodeada por um halo de vermelhidão, e é muito pruriginosa (coça muito). Frequentemente, por causa da coceira, a ferida pode aumentar e até infectar, evoluindo com secreção amarelada e posteriormente com uma cicatriz duradoura. Este é um problema particularmente preocupante nas pessoas de pele mais escura em geral, e nas meninas, que poderão ficar com cicatrizes para o resto da vida (figura 2). Eventualmente, também surgem lesões chamadas “satélite”, ou seja, ao redor de uma única picada do mosquito, podem surgir outras lesões sem necessidade de várias picadas. As áreas mais acometidas são as áreas naturalmente mais expostas aos mosquitos: a face, os braços e pernas.
 
Uma parcela das crianças pequenas evoluem naturalmente para a redução das reações e a cura em meses, como se fossem naturalmente dessensibilizadas pelas repetidas picadas de mosquito. Muitas outras crianças permanecem tendo estas reações, e aí o problema passa a ser grande, pelos já descritos riscos de infecção secundária das lesões, e pela produção de cicatrizes em braços e pernas, com prejuízo estético e da qualidade de vida. Nestes casos, a imunoterapia (vacinas específicas para reduzir a intensidade das reações alérgicas) é altamente eficaz, induzindo aquela dessensibilização que não ocorreu naturalmente nos primeiros meses após o início do quadro.
 
Já as reações a picadas de formiga, abelhas e marimbondos/vespas (figura 5) evoluem de forma variada, podendo ser apenas uma reação local, com inchação, dor, vermelhidão e coceira, evoluindo sem deixar feridas e cicatrizes, até reações com placas vermelhas com coceira (a urticária – figura 3) a distância e até generalizada (em todo corpo). O extremo de gravidade e de intendsidade dessa reação generalizada é a chamada anafilaxia, onde ocorre, além do surgimento de urticária em várias áreas da pele, alterações de outros órgãos/sistemas, como queda da pressão arterial pelo acometimento cardiovascular, falta de ar, seja pelo acometimento dos brônquios (como numa crise de asma), seja pela inchação da laringe com obstrução da entrada do ar (o chamado “edema de glote”), e até dor na barriga e diarréia, por alterações do trato digestivo. Estas reações, mesmo as localizadas, podem evoluir para reações generalizadas, e as reações subsequentes, após novas picadas, tendem a ser mais graves que as anteriores. Por isso, em geral, as pessoas que têm alergia a insetos deste tipo necessitam fazer o uso da imunoterapia, que é a única forma de reduzir a intensidade da reação do sistema imunológico quando entra em contato com as substâncias presentes no veneno destes insetos. A imunoterapia literalmente salva vidas nos casos de reações graves a picada destes insetos. As pessoas que já tiveram reações generalizadas/graves, e continuam expostas ao risco de novas reações, devem ter um cartão de identificação com estas informações, e carregar consigo medicação (adrenalina) para auto-aplicação em casos de emergência (figura 4).
 
Para qualquer um dos tipos de alergia a insetos (mosquito-estrófulo ou abelhas/marimbondos/formigas-urticaria/anafilaxia), sempre são necessários cuidados de proteção, como evitar os locais onde sabidamente existem estes insetos, usar roupas compridas e sem cores fortes (que atraem abelhas), evitar perfumes fortes e adoçicados (pelo mesmo motivo), e uso de telas de proteção nas janelas, cortinados em berços e camas, e repelentes para uso em ambientes e/ou na pele, de acordo com a faixa etária.
 
Se você tem reações duradouras a picada de mosquitos, ou já teve reações locais ou generalizadas a picadas de abelha/marimbondo/formiga, consulte um especialista em alergia e imunologia para avaliar adequadamente seu caso, receber orientações de proteção e sobre a necessidade de tratamento.
 
           Estrófulo – lesão aguda                                  Estrófulo – cicatrizes
 
                                                                  Urticária                Adrenalina auto-injetável
 
 
 
 
 
About these ads

Comentários em: "ALERGIA A PICADA DE INSETOS" (84)

  1. Unknown disse:

    To the global wow gold the cheapest wow power leveling under the cheapest single-site!

  2. ROSILENE disse:

    moro num sitio que durmo de pijama de manga comorida e meia. Não sei como mas o mosquiro consegue me picar. Ficvar uma bola redonda que incha e coça e doi muito. Estou usando pomada promergan 20mg, não adianta nada. Fui ao dermatologista nada adiantou. Ja foi contatado que tenho alergia. por favor o que fazer?Coça muito.

  3. Elisângela disse:

    Como procedo em caso de alergia? Coloco gelo?

  4. ola, meu filho é alérgico e nós damos a ele Hixizine e cobrimos os locais com band aid, mas antes passamos um antialérgico na pele para não coçar. O maior problema é coçar e passar a sujeira, o que causa maior inflamação.

  5. patricia disse:

    meu nome é patricia e tenho uma filha que é alergica a insetos a pele dela está horrivel.Os medicos nada fazem apenas receitam pomadas q de nada adiantam.estou desesperada pq a pele dela está muito feia e não cicatrizam as feridinhas o que posso fazer.Que pomada é melhor?Apele dela está como a figura 1 e 2.Me ajudem.

    • Beatriz disse:

      Oi patrícia, eu tenho esse mesmo problema..minha perna estava como na figura 2, mas eu estou fazendo um tratamento que 1 vez por semana eu aplico uma vacina subcutânea e tomo complexo B, que exala um cheiro na pele que o mosquito não pica..
      Mas não faça nada disso antes de consultar um bom alergista, pois não adianta ir num dermatologista.

    • Nina disse:

      Meu Deus Pat….parece eu mesma falando com as dezenas de médicos q já fui levar a minha filhinha de 5 anos.Meu problema é idêntico ao seu,já comprei uma batalhão de remédios e nada resolve,até pomada de sarna comprei.Neste último alergista q a levei,ela fez um teste alérgico na hora,dentro do antebraço dela,ele pôs várias substâncias e ela apresentou reação alérgica apenas para ácaros.Ele receitou uma vacina para tratar isso,mas acho q não vai resolver o problema dela na pele.Mandou fazer uma xarope de vitamina B1,q segundo ele,funciona como um repelente natural,expelido pela pele.Vou começar novamente o meu martírio,pois ela sofre com isso desde q nasceu.Se alguém saouber alguma informação sobre a minha situação com essa vacina de ácaro,me dêem uma luz pelo amor de Deusss !!!

      • Pode ou não melhorar. Se houver fatores alérgicos envolvidos na causa, retirando-os, a chance dela melhorar aumenta.

      • Nina, na sua mensagem vocÊ não esclarece qual é o problema dela, mas parece que é alergia a picada de mosquitos. Se for isso, os testes positivos para ácaros demonstram que ela é alérgica (talvez tenha também rinite), mas para o tratamento da alergia a picada de mosquitos, a vacina tem que ter substancias da saliva do mosquito. A vacina de ácaros poderá ser útil se ela tiver alergia respiratória (rinite ou asma).

      • ola olha ja tive poblema em minha famlia com alergia renite, sinusite,e ja fizemos este tratamento com a vacina de acaro,funcionou muito bem em minha esposa que tem renite a acaro existe um medico alergista na cidade de tupa interior sao paulo , muito bom e famoso em alergia.com paciente de varios estado do brasil.um expecialista em tratamento de alergia respiratoria.

    • Rita disse:

      Procure orientaçao medica de preferencia o Hospital da Clinicas em SP como foi orientada tbem tenho uma filha que é alergica a picada de insetos ela foi picada por formiga e desenvolveu uma reaçao alergica sistemica em mais ou menos 20 minutos depois da picada, foi muito forte que precisou de socorro medico urgente.

    • Adilson disse:

      alergia a picada de insetos nao sao resolvidas com medicamentos .com o passar dos tempos desaparecem .

      • Adilson, muitas alergias a picada de mosquitos realmente desaparecem com o tempo, pois as repetidas picadas ao longo od tempo funcionam como uma “vacina natural”. MAs nem sempre é assim, muita gente precisa de tratamento com vacinas mesmo. Além disso, existem alergias a picada de insetos como abelhas, formigas e marimbondos que podem ser muito graves e nunca melhorar sem tratamento adequado.

  6. vanusia andrade ferreira disse:

    meu nome è Vanúsia tenho um menino de 3 anos, que tem alergia a picada de mosquito, ele sofre muito com as feridas ,eu uso repelente cremoso (off kids) faz efeito repele os mosquitos ,mas eu trabalho e ele fica com o irmão de 17 anos não tem o mesmo cuidado q eu tenho d passar o repelente.as pomadas q os médicos receitam não adiantam nada.tenho medo de usar repelente com muita frequencia e causar algum mal a meu filho. isso pode acontecer?como vcs podem me ajudar, ele não rme bem se coçando a noite toda e nem eu durmo ajudando ele a coçar.socorro!

  7. Garrido disse:

    toda vez q vou ao sitio meu filho de 2anos fica igual a esta foto de estrofulo-cicatrizes o que posso fazer para parar com isso nao adianta repelente off kids liquido ou cremoso nao fazem efeito , me ajudem por favor obrigado

  8. Sarytta disse:

    Meu nome é Sarytta e tenho um menino de 1 ano e 2 meses que é muito branquinho, ele tem alergia a picada de pernilongo, quando ele é picado fica vermelho o lugar e depois de algumas horas o lugar fica roxo, gostaria de saber se é normal???? Muito obrigada!!!

  9. Luana disse:

    OLA, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM TRATAMENTO PARA RETIRAR MANCHAS CAUSADAS POR PICADA DE INSETOS,E AOENDE ENCONTRAR.PELO QUE EU VI NO SITE O MEU PROBLEMA E Estrófulo(cicatrizes).DESDE JA AGRADEÇO

    • Sonia disse:

      Luana tem sim tratamento para mancha de picada de mosquito!
      é só ir ao dermatologista que ele passa para você.

  10. Sarah disse:

    Oi, eu tbm sofro mto com as picadas de inseto desde criança, tenho muitas cicatrizes principalmente nas pernas.gostaria de saber se existe um tratamento eficaz e qual seria este. Obrigada!

    • Rosilene Oliveira disse:

      meu filho de 2 anos, tb sofre com as picadas de insetos, e tb esta c/ muitas
      cicatrizes, tb gostaria de saber se tem algum remedio, pomada, que possa
      pelo menos amenizar a situação.

  11. Olga Dias disse:

    oi, minha mãe foi picada por uma formiga chamada lava pés, todas as vezes que isso aconteceu, depois de alguns dias no local da picada desenvolve-se uma ferida que demora muito para cicatrizar, da ultima vez levou um ano para isso acontecer, gostaria de saber como ou porque isso ocorre?espero resposta…obrigada!!!!!!

  12. Lizandro disse:

    ronaldo!

  13. edina disse:

    EDINA PALMA, TENHO FILHAS GEMEAS HOJE COM 7 ANOS , UMA DELAS QUE NASCEU COM UM PESO MENOR É ALERGICA A INSETO TODA VEZ QUE UM BICHO PICA ELA NO LOCAL INCHA BASTANTE E FICA DURO , PASSANDO ALGUMAS HORAS ELA RECLAMA DE DIFICULDADS PRA RESPIRAR,NUNCA FIZ TRATAMENTO CARREGO COMIGO UM ANTIALERGICO,A ULTIMA VEZ UMA MÉDICA ME DISSE QUE PODE LEVAR A MORTE QUERIA SABER QUAL TRATAMENTO POSSO FAZER OU SE NÃO TEM TRATAMENTO OBRIGADA…………

  14. Meu nome é Alessandra e também tenho alergia a picada de insetos desde muito jovem, hoje tenho 36 anos e muitas manchas nas pernas e nos braços. Tenho muito vergonha disso e nem uso roupas curtas.Quando sou picada por um pernilongo tenho a reação local das placas vermelhas, aquecimento, inchaço, coçeira e as vezes dor… Posteriormente ferida e muitas manchas. Tem algum tratamento para eliminar/diminuir as manchas?Obrigada.

  15. Tádna disse:

    boa tarde!FUI PICADA POR UM MARIMBONDO, DOEU MUUUUITO PARECIA QUE ELE COLOCOU UM FERRÃO DENTRO DO MEU BRAÇO, TÁ COÇANDO BASTANTE TB! ARDE E DÓI VAI FAZER 24 HORAS HJ E EU Ñ SEI OQ FAÇO, JÁ PASSEI ÁLCOOL E GELO, SANGROU TB NA HORA!!! ME AJUDA POR FAVOR!!!!AGUARDO RETORNO!!!

  16. NATHALIA disse:

    meu filho tambem sofre com essa alergia.

  17. e assim minha perna fica coçando muito e fica umas manchas feias quero uzar saia mais tenho vergonhas oq eu fasso apar evita essas manchas e tiralas por favor mim diga

  18. Minha filha tem alergia a picada de inseto e gostaria de saber o que usar para amenizar as manchas da pele e se tem algum repelente que pode usar nela.
    Por favor, me ajudem!! Ela tem dois anos.
    Obrigada adriana

  19. Aline disse:

    Meu filho de 4 anos é alérgico também. O homeopata recomendou pomada local Andantol que na maioria da vezes funcionou muito bem. Acalma a coceira e diminiu o inchaço. Fico atenta e aplico assim que percebo qualquer picada. Outras vezes passo pomada Creme Fernergan.

  20. nathalya ALVES disse:

    BOM, BOA NOITE!! APARECEU EM MEU BRAÇO UM VERMELHÃO COMO SE FOSSE UMA PICADA DE PERNILONGO, ISTO NO PRIMEIRO DIA.
    JA NO SEGUNDO APARECEU UMA BOLHA E AO REDOR ESTAVA VERMELHO, E TODO O MEU BRAÇO DOIA. GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE MOSQUITO OU INSETO PODERIA TER ME PICADO, POIS ESTA ME INCOMODANDO MUITO, A DOR E ETC..EU NÃO ME LEMBRO DE TER SIDO PICADO POR NENHUM DESTES PRECISO SABER PARA USAR CORRETAMENTE ALGUM REMEDIO OBRIGADA!!!

  21. [...] ALERGIA A PICADA DE INSETOS maio, 2008 17 comentários 3 [...]

  22. tatiana faria vizoto disse:

    minha filha tem 3 anos e foi picada por formigas logo apos a picada ela ja veio me mostrar e o local estava avermelhado fui entao a cozinha pegar seu antialergico e voltei logo em seguida e ela estava totalmente inchada e cheia de pelotes pelo corpo, sonolenta e estava toda dura logo a encaminhei ao pronto socorro local aonde aplicaram fernegam injetavel + flebocortid, essa reação foi muito forte qual melhor tratamento para ela

    • Tatiana, ela teve uma reação cutanea generalizada as picadas de formiga caracterizada pela urticaria e angioedema (inchação alergica). A sonolencia pode ter sido consequencia de queda da pressão arterial, o que já caracterizaria uma reação anafilática, a forma mais grave e rápida de reação alérgica. Nesse caso você deve procurar um alergista para avaliá-la e realizar, após 3-4 semanas dessa reação, uma exame de sangue que irá comprovar ou não a sensibilidade dela ao veneno de formigas (que são da mesma familia das abelhas e marimbondos – por isso estes tb devem ser pesquisados no exame de sangue). Comprovada a alergia, ela poderá precisar fazer a imunoterapia, que é o tratamento com vacinas para evitar ou ao menos reduzir a gravidade de futuras reações. Até lá o máximo de cuidado para evitar a exposição a formigas, abelhas e marimbondos é fundamental.

  23. Tamara disse:

    Olá..
    Fui em uma festa de casamento no fds la fui picada por algum inseto q não vi ..na hora coçou mto,no outro dia (domingo) ja estava com uma cor escura..agora(terça-feira) o lugar afetado ja está com um roxo mto forte,qse preto..não procurei um médico pq achei q era apenas uma picada de pernilongo,mas agora estou ficando preocupada..

    • TAmara, as caracteristicas da lesão citadas por você não sugerem uma reação alérgica. Pode ter ocorrido um efeito tóxico no local. MAntenha o local limpo e protegido, e se formar uma ferida, procure atendimento médico.

  24. dienifer disse:

    durante 4 meses sofri com meu filho d um ano,ele tinha muita coceira e feridas por todo corpo levei em varios medicos e nada,so tratamentos q d nada adiantavam a pouco tempo fui descobir q era alergia a picada de insetos(prurigo estrófulo), o ultimo medico q levei meu filho o livrou desse sofrimento. para as maes q sofrem junto c seus filhos como eu.sugiro q usem a noite p dormir nas crinças puseiras repelente de citronela.vendida em farmacias.e q falem c seus pediatras a respeito de drenison[fludroxicortida] oclusivo,sao adesivos q vc recorta do tamanho da lesao q age contra a coceira e tbem trata a ferida.é ua maravilha… outra pomada muito boa é esperson[desoximetasona.para passar as lesoes q ja estao mais secas e sem o adesivo. e em tbem o tratameto c cetrizin,infomem-se c sus medicos, o sei esse tratamento arracou c as maos o sofrimento do meu pequeno.ele tbem esta tomando vacina p ficar imune ao veneno do mosquito num tratameto de 10meses.hj posso dizer q a coceira passou…e as lesoes tbem.

  25. Alssandra Marques disse:

    Fiz o raio do tratamento com vacinas por mais de um ano (sempre segui tudo certinho), a médica ainda prescreveu uma ampola extra no final para reforçar o tal tratamento. As ampolinhas têm um preço salgado. Durante o período das aplicações, parecia que os mosquitos praticamente não chegavam perto de mim. Depois que terminei, passado algum tempo, tudo voltou! O que controlou mesmo essa situação desagradável foi a homeopatia.

    • Alessandra, a imunoterapia bem feita geralmente tem ótimo efeito na alergia a picada de insetos.
      Segundo a OMS, a duração ótima da imunoterapia, para que os efeitos sejam duradouros, é de no mínimo 3 anos e no máximo 5 anos. Pelo seu relato, parece que a imunoterapia estava fazendo efeito enquanto foi utilizada. Será que a duração total do tratamento é que não foi a ideal ? Saudações.

  26. Minha empregada, em sítio rural, foi picada por inseto não identificado, e passou a apresentar a seguinte reação: aparecimento de bolhas com +/- 4 cm de diâmetro em diversas partes do corpo. As bolhas são repletas de líquido aquoso. A mulher tem 43 anos. O problema já dura dois dias e – além da coceira intensa – não apresenta outro sintoma, como febre ou mal-estar. Agradeço qualquer orientação.

    • Caro José,

      Essa reação com bolhas pode ter sido causada tanto por formiga, mas também por outros insetos, como aranhas. É difícil e imprudente orientar assim, por e-mail. A melhor conduta é levá-la a um médico para exame e orientação adequada.

  27. Jaqueline disse:

    Boa tarde, fui picada ontem no pé (perto do dedo mindinho), por um inseto que não vi, como sou alérgica a picadas de insetos, no local levantou um vergão meio avermelhado (como se fosse uma picada de pernilongo), ai começou a coçar e coçar e coçar, hoje pela manhã meu pé está um pouco inchado e avermelhado (mais ou menos até a metade do peito do pé), e bem dolorido.
    Isso já aconteceu uma vez na minha mão, tive que ir até o pronto socorro e tomar soro pra reação alérgica passar.
    Como devo proceder?

    • Cara Jaqueline, você deve usar um anti-histaminico, se já o tiver, e procurar atendimento no Pronto Socorro.
      Compressas de Gelo no local podem ajudar a reduzir a inchação e a coceira.

  28. Jéssica disse:

    Bom dia
    Fui picada por algumas formigas, e após uns 2 minutos tive um choque anafilático, meu coração disparou, senti muita falta de ar, a pressão caiu muito, a lingua inchou, tive delirios, e desmaiei. Depois que isso aconteceu passei a sofrer de sindrome do pânico, pois tenho medo de tudo, até de um simples mosquito, carrego comigo uma injeção de adrelina pra se ocorrer de novo ter tempo de chegar ao hospital.

    • Jessica, pela sua descrição você realmente teve um anafilaxia. Isso realmente é grave, mas pode ser prevenido, com uso de vacinas (imunoterapia específica). As formigas que causam esse problema são da mesma familia das abelhas e marimbondos. POrtanto você deve ter cuidados com estes insetos, mas não com mosquitos.
      Você deve procurar um médico alergista pra ser orientada para este tipo de tratamento que, realmente, salva vidas. Não deixe de levar sua vida normal e muito menos fique em pânico contínuo. Procure um especialista pois há várias medidas para reduzir o risco de picadas e para evitar novas reações graves, caso aconteça uma nova picada.

  29. Laysa Moedo disse:

    Boa Noite…
    Minha filha tem 1 ano e 7 meses, foi picada por um inseto que não sei o que era, o dedo dela ficou todo inchado e um pouco duro, e a mão começou a inchar também, o local esta todo vermelho e ela esta coçando muito, ela teve uma picada no rosto também, porém não ficou muito inchado mas também esta bem vermelho e ela esta coçando muito, ja é a segunda vez que ela teve essa reação no dedo.

    • Laysa, isso pode ter sido mosquito ou formiga.
      Não há como prescrever por e-mail. A avaliação médica requer consulta presencial. Procure o pediatra a principio.

  30. Raiany Cardoso disse:

    Olá, meu nome é Raiany, e eu tenho alergia a ferrada de todo tipo de inseto , não posso ficar um pouco parada em algum lugar que os insetos já começam a me ferrar , e fia vermelho e logo inflama , eu não aguento mais , não posso mais sair de casa por causa das ferradas e repelente não me ajuda nem um pouco , por favor , me ajudee !

    • Cara Raiany, as reações a picada de insetos podem ser alérgicas ou não. No seu relato você disse que “inflama”. Se coçar muito, deve ser reação alérgica. Se doer e não coçar ou coçar pouco, deve ser reação tóxica. Procure um médico alergista ou dermatologista para esclarecer o quadro. Se for alergia, você pode se beneficiar com o uso de vacinas.

  31. Thaís disse:

    Olá, fui picada pntem por uma vespa (ou algo parecido) na região da batata da perna logo abaixo do joelho, perto das 11h da manhã. Começou a inchar no logal da picada e hoje está um inchaço duro do tamanho da mão, atrás da perna. Esse inchaço duro é “normal”? Além disso, coça bastante e está bem quente. O que vc me aconselha? Será que eu serei atendida numa emergência de hospital por causa disso?
    Obrigada.

    • Essa reação deve ter 2 componentes = um tóxico e outro alérgico.
      Procure atendimento sim. E caso a reação apareceça em outros locais, procure já !

  32. Rubia Antenor disse:

    Meu filho de 2 anos foi picado várias por um pernilongo que ficou preso dentro do mosquiteiro. Pela manha o rosto dele estava cheio de bolhas (como a foto da urticaria) mas além do rosto, onde ele foi picado, as pernas e o bunbum estavam completamente cheios destas bolhas (algumas enormes!), porém estas eram regioes que estavam cobertas pela calça. Começou tambem a ter coriza e tosse. Será alergia, mas tao grave assim com pernilongo???

    • PRovavelmente ele tem muita sensibilidade a saliva do pernilongo. Onverse com seu pediatra para orientações com repelentes e cremes para usar na picada. Se o quadro persistir, ele pode precisar de tratamento com vacinas para alergia.

  33. Ana Oliver disse:

    Oi meu nome é ana fui ao parque lage e não sei direito pelo q fui picada.. só sei q ficou uma pintinha vermelha tipo sangue pisado no lacal da picada.. e caçava mto.. no dia seguinte meu pé ficou uma bola…ta inchado.. e agora ta dolorido e pesado…não tem manchas.. só o vermelhão pq coça e esta enchado d+.. gostaria de saber o q posso fazer p/ acabar com o icnhaço.. botei gelo mas inchou mais ainda… e tomei um remédio p/ alergia.. mas o q devo fazer p/ melhorar a situação???? me ajude por favor!!!

  34. leonardo disse:

    aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii meu olho ta duendo
    tomei uma picada de abelha debaixo do olho
    nem sei se sou alergico minha mae ta no trabalho
    axo q vou morrer

  35. claudenice maria da silva disse:

    boa tarde doutor minha .neta tem 2 anos e 7 meses ela e alegica e saio uns carocinho na pele dela ja levamos p/ tudo que e medico eles pasan pomadas ela ten uma melhorinha depos arrebenta todo outra vez os carocinhos e como da primeira figura ja não sabemos mas o que damos p/ ela gostaria que o senhor nos ajudace ja foi feito exames de toda qualidade ja pedimos ate teste de alegia mas os medicos dezen que não e presizo pos ela e muito novinha e não vai submeter ala a isto peço sua ajuda tenha uma boa tarde que Deus continui a lhe abençoar

  36. erlaine favoreti borel zogaib disse:

    Oi bom dia,eu tenho uma filinha de um ano e onze meses ela sofre muito com as picadas dos insetos desde bebezinha .ja teve vezes de ela ficar toda empolada e eu sair corendo pro hospital
    ,mas agora as coisas piorou ela ta com uma ferida no bracinho que não sara to muito preocupada ela é muito branquinha..ja fiz de tudo que os medicos mandaram e nada adiantou…por favor me ajuda.

  37. kellen disse:

    Tenho uma filha alérgica,faço tratamento com médico de alergia.Ela é imunizada toda semana já tem 9-meses,porém esses dias a formiga picou e ela ficou pior do que antes.Isso é normal…O caso dela é alimentar e a picadas de alguns insetos.Ela tem 08 ano.

    • Kellen, em geral a imunoterapia para alergia a picada de insetos tem bom resultado logo nos 1os 6 meses. Entretanto é preciso saber qual a vacina que ela usa. Se for para alergia à mosquito, ela não terá ação para formiga (são insetos de familias diferentes). Se a vacina dela for para alergia respiratoria, tb não portegerá para insetos. Converse com seu alergista.

  38. kellen disse:

    Viviane .Tenho uma filha alérgica,faço tratamento com médico de alergia.Ela é imunizada toda semana já tem 9-meses,porém esses dias a formiga picou e ela ficou pior do que antes.Isso é normal…O caso dela é alimentar e a picadas de alguns insetos.Ela tem 08 ano.

  39. vera disse:

    meu marido foi picado por um maribondo .se eu nao estivesse no local teria morrido . ficou com falta de ar e vista escura . levei rapido para o pronto socorro . nao sei se e o maribondo qui fez isto com ele.teve parada cardiaca a pressao subiu para 24 por 14 . o coraçao açelerou . so qui eu nao falei qui o maribondo tinha picado ele. depois de muitas medicaçoes o coraçao ficou muito lento e a pressao muito baixa . os medicos ficaram apavorados . pensou qui ele nao ia aquentar .sera qui foi o maribondo mesmo qui fez isto?

    • Vera, a picada de marimbondos/abelhas pode causar a reação anafilática, que nos casos mais graves pode levar a morte. Em geral essa reação tem placas vermelhas e/ou inchações no corpo, falta de ar, queda da pressão arterial até a perda da consciência. POde ter sido isso e o aumento da pressão no Pronto-socorro pode ter sido efeito de medicamentos usados para esse tipo de reação. Você deve procurar um alergista para fazer exames e avaliar se ele tem alergia a marimbondos, pois isso pode colocar em risco a vida dele e existe tratamento (vacinas) que evitam nopvas reações.

  40. Nieves Rita Perez disse:

    Meu nome é Nieves fui fazer um piquenique com minha neta na floresta da tijuca e senti varias picadas de insetos que doiam muito,no dia seguinte estava com as pernas e braços,mas principalmente as pernas pois estava de bermuda, cheia de marcas vermelhas que coçam sem parar fui ao dermatologista duas vezes na primeira 18/07/11 ele receitou a pomada diprogenta e um remédio chamado desalex, porem como as coceiras não passaram até pioraram, voltei hj dia 22/07/11 e ele aplicou uma injeção chamada diprospan, cont. com a pomada diprogenta e 01 comprimido de desalex p/manhã e 1 comprimido de hixizine a noite, porém a coceira não passam, são 4:00hs da manhã e estou acordada digitando. Meus braços estão como a figura acima estrófolo e minhas pernas mais picadas como na figura das pernas c/estrofolos. O médico confirmou que eram estrófolos, Estou desesperada de coceira. Gostaria de saber se estou bem medicada e se realmente esta coceira demorara tanto,uma semana, para passar??????
    Por favor me responda urgente, socorroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo como coça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Cara Nieves, estive fora e espero sinceramente que vc já tenha melhorado. VocÊ deve, de agora em diante, se proteger de mosquitpos, usando repelentes e roupas compridas e, logicamente, evitar locais com lato risco de picadas.

  41. Fernanda de Vasconcelos disse:

    Ola; boa tarde,me chamo Fernanda e tenho um filho chamado João Guilherme ele tem 6 anos e desde de os 7 meses sofre de alergia a picadas de insetos,ele já chegou ao ponto de ficar em observação numa urgência por conta de tanta picada que ele apresentava no corpo,o médico me disse que ele teve começo de celulite e que a alergia dele era muito forte,hoje ele apresenta estrofilo por todo corpo,se copa 24rs por dia e a noite não dorme de tanto se caçar,uso repente,antealergico,pomadas e nada resolve o corpo dele já estar cheio manchas e feridas infeccionadas,por favor preciso de ajuda meu filho estar sofrendo muito pela alergia e pela discriminação das manchas que ele tem por todo o corpo,espero receber resposta pois estou desesperada e sofrendo junto com ele.obrigado.

    • Fernanda, quando a alergia (estrofulo) é muito intensa assim, deve-se tratar com vacinas (imunoterapia), além de usar todos os meios para prevenir as picadas (mangas compridas, repelentes adequados, etc.) Procure um alergista.

  42. olá, tenho um menino de quase dois anos , ele tem alergia à PICADA DE INSETOS, está sofrendo muito com muita coceira e irritabilidade.
    Levei ele ao especialista onde o mesmo me receitou immunotech, porém o médico não fez testes pra saber qual o tipo de inseto.
    ESSE medicamento serve para todos os inseto??

  43. Aline disse:

    Oi gente eu tenho algumas manchinhas de cicatrizes na perna o que me incomoda muito, alguém sabe um tratamento ou um remédio para que as manchas SUMAM?

    • Aline, procure um Dermatologista. Não use medicamentos na pele sem orientação do especialista, pois vocÊ pode ter uma reaçãpo a eles e ficar com manchas piores.

  44. lauren disse:

    Muitas picadas de mosquito podem gerar algum tipo de infecção ou doença?

    • MOsquitos podem transmitir dengue, febre amarela e até malária, dependendo da região em que você mora. Além disso as picadas podem virar feridas abertas e deixar entrar agentes infecciosos (bactérias) que causam ceulite, erisipela ou impetigo.

  45. gente me ajuda tenho a perna como a figura 2 nada q fasso adianta morro d vergonha as manchas foram causadas por picadas d insetos quando era mais nova me ajuda…………
    ccb

  46. yngred disse:

    minha perna fica cheia de manchas horriveis e feridinhas tenho vergonha de sair me ajudar como combater a isso por favor.

  47. igor disse:

    oi meu nome e gabriel tenho 12 anos e tenho alergia a picada de inseto minha perna e cm na figura 2 ja fui me tratar com um dos melhores alergistas do brsl ele receitou um vacn era injetad tod sábado mas ela não deu conta da alergia ele então disse que quando fizesse 13 anos a alergia iria suminnd mas ele também disse que havia uma cura e uma vacina que teria que ser injetada todo o fim de semana durante um mês mas cada anpol custava 5 mil reais ela e muinto carã então parei de me trata com ele você que está lendo essa mensagem que não tem este tipo de alergia não sabe como e andar sem ser notada pessoas já sentiram nojo de mim a 12 anos que tenho está alergia reso para que quando fizer meus treze anos dia quatro de março não ter mais essa alergia pois todo dia me lembro dos meu colegas me xingand de perebent quand vol para escola uso uma jaqueta qualquer coisa que tenha manga comprid e um calça jeans mais meu profesores manda tirar todo ano papro muint vergonha no colégio então eu peço aos país que tem filhos com essa alergia seu filhos andare de jaquetas calça jeans se eles quererem vão na escola dos seus filhos e conversen com a diretora com os profesores porque vocês não sabem com e a vida de quem tem essa alergia igorgabrielgf@hotmail.com

    • Gabriel, infelizmente na adolescencia os colegas podem ser muito desagradaveis mesmo criticando o que não é igual a maioria. Isso vai passar e vc não é diferente de milhares de crianças e jovens que tem problemas na pele. Esse problemas tb vão passar. VocÊ deve usar repelente sempre nos braços e pernas para evitar novas mordidas (Exposis é o melhor no mercado atualmente). QUanto as marcas/cicatrizes, vocÊ deve procurar um Dermatologista para fazer umtratamento estético. Protetor solar tb é importante, pois o sol tende a escurecer as manchas.

  48. tô desesperada porque tô com duas rodelas vermelhas e super inchadas na perna , não consigo dormir direito de tanto que lateja , comprei duas pomadas na farmácia e nada !!!

  49. Rosi disse:

    Olá meu nome é Rosi tenho um filho de 2 anos q tem alergia apicada de inseto faz imunoterapia a quase 1 ano,mais sempre esta c algum machucado proveniente da coceira da picada,ouvi sobre um acessório q diminui a coceira: Click,alguem aqui ja usou ou conhece alguem q usou?será q posso usar nele?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 30 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: