Informações gerais sobre alergias. Este site não tem o objetivo de prestar consultas pela internet. Para tirar dúvidas, procure também www.asbairj.org.br e www.blogdaalergia.com

 
Muitas pessoas sofrem com lesões avermelhadas e muita coceira, e que evoluem na fase inicial com pequenas vesículas que se rompem, e na fase mais crônica com descamação e "engrossamento" da pele. Quando as lesões ocorrem sempre nas mesmas localizações, isso pode ser a dermatite ou eczema de contato. Esta é uma forma de alergia causada por subtâncias que entram repetidamente em contato com a pele, e acabam penetrando nela e desencadeando uma reação inflamatória alérgica que evolui caracteristicamente em dias a semanas, podendo se cronificar enquanto a substância causadora (contactante) estiver presente.
 
Importante ressaltar que na maioria das vezes, mas nem sempre, a localização das lesões é óbvia e já faz suspeitar qual é o agente contactante causal. Desta forma, lesões recorrentes no punho geralmente são causadas por metais, borrachas ou couros de pulseiras de relógio ou de enfeites pessoais. Da mesma forma, a alergia a metais geralmente se manifestará também em outras áreas de contato com bijuterias (orelhas, pescoço) e com botões de metal de calças (região abaixo do umbigo). As lesões dos dedos e palmas das mãos podem ter relação com detergentes usados para lavar louças, ou outros produtos ocupacionais, como o cimento. Lesões dos pés, com o formato de calçados ou sandálias podem estar relacionadas ao couro ou a borracha desses utensílios, lesões em pescoço e punhos podem ter relação com perfumes, alergia de contato nas axilas geralmente é causada por componentes da fórmula de desodorantes, e lesões em áreas expostas ao sol podem ter relação com cremes, protetores solares e outros cosméticos, muitas vezes só "ativados" a tornaram-se causadores de alergia pela ação da luz solar.
 
Por outro lado, as lesões nas pálpebras, pescoço e "maças do rosto" podem ter relação com o esmalte de unha, pelo hábito de passarmos frequentemente as mãos nessas regiões. Alergias a tintas de tecidos de roupas podem ocorrer em áreas esparsas de todo o corpo, e eventualmente, até substâncias ingeridas como aditivos em alimentos e medicamentos podem induzir lesões na pele deste mesmo tipo, mesmo sem o contato direto.
 
Quando o quadro é típico, o diagnóstico do agente causal geralmente é fácil para o médico experiente nesta área. Mas nas outras situações, o diagnóstico pode ser mais complicado. Por isso, deve-se recorrer ao especialista em alergia-imunologia, que poderá, pela história clínica, correlacionar a localização e o tipo de lesão com possíveis agentes causais, além de realizar o chamado "teste de contato", no qual diversas substâncias são colocadas no dorso por alguns dias, e depois é feita a avaliação do local, para se identificar a(s) substância(s) envolvida(s) no desencadeamento da alergia. Esse teste é importante mesmo quando o quadro clínico aponta com facilidade o agente causal, pois com ele é possível identificar o produto químico específico envolvido no quadro. Com isso, é possível procurar substitutos (esmaltes e cosméticos, p.ex.) sem a substância específica que causou o problema.
 
 
      Tatuagem            Desodorante              Brinco                        
 
 
            Boné                             Fivela do cinto
 
                  Cimento                           Sandália de borracha


                                         Teste de contato

About these ads

Comentários em: "ALERGIA DE CONTATO (DERMATITE DE CONTATO)" (19)

  1. ana carolina disse:

    eu tenho alergia de bijuteria affff é uma droga,não posso usar minha correntinha porque ela é de niquel e agora só me resta comprar uma de ouro

  2. Diana Junia da Silava disse:

    meus dedos estao avermelhados inchados e com bolhas isso pde ser dermatite de contato?
    e logo depois resseca a pele.

  3. paloma alvanir disse:

    tenho alergia de contato nas mão e orrivel minhas mãos ficão parecendo q estou com alguma doença , sou manicure e quando estou com a alergia a tacada fico ate com vergonha de trabalhar

  4. glaue disse:

    HA MAIS OU MENOS 4 DIAS APOS FINALIZAR UM TRATAMENTO DE DEZ DIAS COM CLAUVOLIN, COMECEI A SENTIR COCEIRA E QUENTURA NAS COSTAS, LOGO FICOU BEM INCHADA E AVERMELHADA, HAVIA LESOES TAMBEM NOS ANTEBRACOS. FUI AO POSTO DE SAUDE E FIZ FERNGAN IM E DEXAMETASONA IV. LOGO DEPOIS AS LESOES SUMIRAM . CONTINUEI A FAZER ANTIALERGICO VO, MAS AGORA AO MENOR ATRITO NA PELE ELA FICA VERMELHA E COMECA A QUEIMAR. A ONDE QUER QUE EU COCE OU PRECIONE LOGO A LESAO APARECE E DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS SOME. QUE TIPO DE ALERGIA PODE SER

    • Glauce, isso deve ser dermografismo. Uma reatividade exagerada da pele ao estímulo físico (pressão). Isso pode acontecer após uma reação alérgica a medicamentos. A tendencia é que vá reduzindo com o tempo até sumir. COnverse com um médico que ele pode te orientar a usar um anti-alérgico enquanto o probçema te incomodar.

    • Alguns medicamentos, após causarem uma reação, induzem um dermografismo prolongado. Converse xom um alergista ou dermatologista.

  5. tenho dermatite de contato a mais de 10 anos. meu sonho e q tenha uma vacina ou um remedio plo mesnos um 6 mese sem sofrimento e coseira. me ajude

    • Dermatite de contato, como o nome diz, é causada pelo contato com alguma substancia. Dessa forma só evitando o contato é possível melhorar.

  6. Daniel disse:

    Ola, eu tenho alergia de cimento trabalhava com obras aos 14 anos e aos 20 começou aparecer as alergias nunca mais fiquei livre delas hoje tenho 38 e não trabalho mais a muito tempo, mais como sei fazer muita coisa as vezes tento a sorte, dessa ultima vez levou 6 meses pra sarar ta cada vez pior, nas mãos sai umas bolinhas de água e no rosto resseca a pele coça principalmente em volta dos olhos. Já estive em médico ele me disse pra ficar longe de cimento, mais na verdade o que eu queria era sarar.

    • Daniel, na alergia de contato não há cura enquanto você tiver contato com a substância causal. As vezes uma boa proteção (luvas, óculos de proteção e macacão comprido) podem aliviar o problema.

  7. [...] tintas de tatuagem; Anvisa exige registro de tintas para tatuagens; Riscos da tatuagem de henna; Alergia de contato; Tatuagem – questão de pele; Sintomas das tatuagens infeccionadas. Comentar/**/ Pin It [...]

    • Este é um link para um outro site, sobre tatuagens.
      Foi mantido por trazer informações importantes quanto a formação do tatuador e o cuidado com os materiais utilizados.
      Tatuagem, além de poder causar alergias, pode transmitir doenças infecciosas, se não for feita com todos os cuidados necessários.

  8. tenho alergia metal como eu comecei a tocar trompete meu deu alergia na boca umas bolinhas ?dai eu pegar um bombardino mais agora ñ sera q tem pomada contra isso ?sim ñ vou te que pegar o sax?

    • Samuel, se você fez o teste de contato e ele identificou o metal (níquel ou cobalto) como a causa da sua alergia, a situação fica mesmo complicada para usar o trompete, pois a conduta ideal é evitar o contato. Existiria algum tipo de bocal de outro material para ser usado criando uma proteção entre seus lábios e o metal ?

  9. rafael bruno disse:

    sou pedreiro e ja tem alguns anos que venho sofrendo com um tipo de alergia, (creio eu).que deixa a minha pele super irritada e grossa,cheguei até a ficar internado por isso.e la eles me passaram dexametasona eprednisona para uso continuado,e fernegam via intra venosa,por um tempo aliviou,mas sempre volta,desde então quando minha pele fica muito irritada eu tomo por conta propria o corticoten,quando da uma melhorada eu descontinuo o uso,porem ele não me faz muito bem,tenho alteraçoes no humor e muitas nauseas,queria saber se eu posso continuar a tomar esse msm medicamento ou devo procurar outro,pois esse não eleimina o problema apenas ameniza.

    • Rafael, é possível que você tenha dermatite de contato, relativamente comum na sua atividade.
      O Corticorten é um corticoide e seu uos repetido ou contínuo tem inúmeros efeitos colaterais que podem ser graves. Não o utilize sem orientação médica. Procure um alergista ou dermatologista para fazer testes de contato e identificar a causa do seu problema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: