Informações gerais sobre alergias. Este site não tem o objetivo de prestar consultas pela internet. Para tirar dúvidas, procure também www.asbairj.org.br e www.blogdaalergia.com

“Médicos louros de olhos azuis só querem ganhar muito dinheiro”

Hoje um colunlista de grande jornal em cIrculação no Rio de JAneiro escreveu isso e muitas outras coisas em sua coluna.

Vivemos uma época em que os médicos estão sendo crucificados apenas por serem médicos. Por terem, em sua maioria, optado por trabalhar ajudando outras pessoas. Tudo para justificar uma manobra eleitoreira: a vinda de médicos estrangeiros (principalmente cubanos), como se só médicos (ou quase isso, já que não revalidarão seus diplomas para serem reconhecidos como tal) resolvessem as décadas de falta de gestão e de politicas dos governos para fornecer assistência adequada À toda a população, como manda a constituição de 1988.

Não pude me calar ao ler a matéria, e enviei-lhe a seguinte mensagem, quem compartilho com vocÊs:

Caro Sr.

Sou medico há 29 anos, trabalho em serviço publico há 25. Fiz minha residência medica em Clinica Geral (não existia a especialização em Saude da Familia que existe hoje) porque inicialmente gostaria de trabalhar no SUS, ajudando a melhorar a saúde dos menos favorecidos, mas com condições adequadas de trabalho e sendo bem pago para isso, pois acredito que todo trabalho deva ser valorizado, e não existe valorização sem pagamento adequado. Ou o Sr. escreveria sua coluna apenas pelo papel social da imprensa e recebendo elogios sem remuneração por isso ?
Após quase 10 anos tentando, vi (e continuo vendo há 30 anos) que os governos, sejam de quais forem os partidos, apenas fazem programas pontuais e por tempo limitado, para dar alguma assistência médica ao povo e ganhar não alguns, mas muitos milhões de votos na época apropriada.
Tenho um amigo médico que é literalmente branco de olhos azuis, e que sonhou em trabalhar ajudando os pobres. Ele praticamente morou dentro da favela por alguns anos atendendo ao preço que podiam pagar e fazendo medicina de familia, por esforço proprio, e desistiu, pois ninguém tem a capacidade de mudar toda uma realidade esquecida pelo poder publico há décadas e de certa forma mantida pelo próprio poder, sem educar o povo, como estratégia de manutenção do domínio sobre esse mesmo povo. Fornecer consultas, sem estrutura e sem educação, é mais uma vez enganar o eleitor.
Hoje ao ler sua coluna, que leio sempre, fiquei mais uma vez impressionado com o preconceito de suas palavras, assim como quando o Sr. escreveu sobre a negritude do Ministro Joaquim Barbosa dias atrás.
É impressionante, revoltante mesmo, o Sr. desenhar o médico, todos os médicos brasileiros, inclusive eu e os outros milhares, como médicos brancos de olhos azuis e que querem mesmo é conforto, um consultório pra chamar de seu e bastante dinheiro…
O Sr. quer dizer que médicos são todos interessados em dinheiro e só isso ? Todos se esforçaram para entrar no vestibular mais difícil do país entre os 16 e 18 anos de idade, para estudar 6 anos em horario integral na faculdade durtante a juventude abrindo mão de muitas coisas que a maioria aproveita, enquanto varios amigos estão curtindo os melhores anos da vida. Todos ou quase todos fazem 1, 2, as vezes 3 pós-graduações juntando mais 6 anos (ou mais) à sua formação, apenas por dinheiro e um consultório pra chamar de seu ?
OBS.: essa tentativa de piada com uma música de gosto duvidoso denota bem o nivel ao qual seus escritos parecem estar chegando.
Quem opta por ser médico opta, com raras exceções, por ajudar os outros em primeiro lugar, cheio de sonhos, mas ao terminar seus 6 a 12 ou mais anos de formação, se vê num mercado que não dá nenhum valor a isso, seja na iniciativa publica quanto na privada, dominada pelos planos de saúde. E valor tem um significado moral e material que são indissolúveis, valor (o tal sacerdócio) não pode ser separado de remuneração e condições de trabalho. Vê-se que o Sr., pelas suas palavras, não dá valor nem moral e nem material aos médicos. Todos nós necessitamos ou necessitaremos de um.
Se me permite, aconselharia-o a ler um pouco sobre “ressentimento invejoso” no blog do prof. de filosofia PAulo Ghiraldelli (http://ghiraldelli.pro.br/ressentimento-inveja-e-medicos-no-brasil/). Não são palavras minhas e nem são de um médico. São de um pensador e professor de filosofia, de origem marxista, diga-se de passagem.
Suas palavras, Sr., escritas e publicadas num meio de grande circulação refletem bem isso: ressentimento, talvez por alguma experiência passada desagradável com a medicina, e muito preconceito, aí nao só com médicos, mas com pessoas brancas de olhos azuis, com pessoas que querem ter remuneração digna e conforto para viver.
E com os médicos também. Elesnão podem ter isso, não tem esse direito ?
Desejo-lhe mais clareza e justiça e menos precocenito no seu trabalho.

Eduardo Costa  – Médico, Especialista em Clinica Medica e Imunologia Clínica, Mestre em Medicina – Posgraduado em Gestão em Saúde.

Caro leitor deste blog, se você está num local longínquo ou mesmo perto de uma grande cidade, onde não há assistÊncia adequada, lembre-se que só os médicos (legais ou ilegais) NÃO RESOLVERÃO TUDO. É PRECISO MUITO MAIS PARA SE TER SAÚDE. É PRECISO EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, É PRECISO ESGOTO, SANEAMENTO, TRANSPORTE, TRABALHO, MORADIA. É PRECISO TAMBÉM OUTROS PROFISSIONAIS ALÉM DOS MÉDICOS PARA DAR ASSISTÊNCIA ADEQUADA, ALÉM DE INFRA-ESTRUTURA, MATERIAL E MEDICAMENTOS.
NÃO SEJAM ENGANADOS MAIS UMA VEZ APENAS PARA QUE LHES TOMEM SEUS VOTOS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.
COBREM EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, MORADIA, TRABALHO PARA VOCÊS E SEUS FILHOS. COBREM RESPEITO DE VERDADE, COM POLITICAS DE LONGO PRAZO, E NÃO COM JOGADAS ELEITOREIRAS E DE MARKETING.

VOTEM COM MUITA REFLEXÂO PRÉVIA E BOA SORTE !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: