Informações gerais sobre alergias. Este site não tem o objetivo de prestar consultas pela internet. Para tirar dúvidas, procure também www.asbairj.org.br e www.blogdaalergia.com

 

REAÇÕES ADVERSAS E ALERGIA AO ÁCIDO ACETIL-SALICÍLICO (AAS),

ANTI-INFLAMATÓRIOS (AINEs), DIPIRONA E ANTIBIÓTICOS

Co-autoria: Dra. Raquel G. Rocha 

(Médica bolsista do Setor de Alergia e Imunologia do HU Pedro Ernesto/UERJ) 

 

Esse é um tema importante, comum no dia-a-dia, porém difícil, pois nem toda reação a um medicamento é uma alergia verdadeira, mesmo quando as manifestações (sinais e sintomas) são idênticas as reações alérgicas, e não há testes alérgicos específicos na maioria dos casos.

 

§    Reações alérgicas (verdadeiras) não dependem da dose e são específicas para uma determinada substância. Dependem de um mecanismo imunológico, ou seja, dependem da produção de anticorpos ou da proliferação de células específicas para reagir contra a substância em questão. Estas podem, eventualmente, ser confirmadas ou afastadas através de testes alérgicos na pele.

§       Reações pseudo-alérgicas dependem da dosagem usada e podem ocorrer para substancias diferentes, que tenham a mesma ação terapêutica. Seus sinais e sintomas são praticamente os mesmos das reações alérgicas, mas não há um mecanismo imunológico envolvido (anticorpos ou células do sistema imune). Muitas vezes dependem de sensibilidade individual decorrente de diferentes formas de metabolização (transformação e degradação) do medicamento no organismo. Para essas reações, que são as mais comuns, não há testes na pele úteis para o diagnóstico.

 

§       As principais manifestações possíveis das reações alérgicas e pseudo-alérgicas são: prurido (coçeira), urticária (placas vermelhas, elevadas e pruriginosas), angioedema (inchação aguda de causa alérgica ou pseudo-alérgica), reações gastro-intestinais (dor na barriga, diarréia), rinoconjuntivite  (espirros, coçeira no nariz e olhos, olho vermelho, lacrimejamento), asma (broncoespasmo/falta de ar/tosse/chiado), e até reações sistêmicas graves como anafilaxia (quando ocorrem várias destas manifestações juntas), podendo chegar até ao choque e/ou edema de glote)

 

1-   AAS/ Anti-inflamatórios não esteroidais (AINES)

§       AAS – ação analgésica e anti-pirética – exemplos: Aspirina, Melhoral, Sonrisal, aparece também associado em medicamentos anti-gripais, etc. 

AINES – ação analgésica, anti-inflamatória e anti-pirética – exemplos: Diclofenaco/ Voltaren, Naproxeno/Naprosyn, Piroxicam/Feldene, outros

§       Quem já teve reação ao AAS, a princípio, não deve usar outro anti-inflamatório, pois os mecanismos destas reações (pseudo-alérgicas) são os mesmos para drogas diferentes.

 

2-   DIPIRONA

§       Uma das drogas mais consumidas para dor e febre – exemplos: Novalgina, Baralgin, também aparece associada a outras substancias em medicamentos para resfriados e relaxantes musculares.

§       Tem mecanismo de ação parcialmente similar ao AAS/AINEs, e por isso também pode causar reação em pessoas com histórico de reação prévia ao AAS/AINEs.

 

3-   PARACETAMOL

§       É outro medicamento comumente usado para dor e febre. Tem ação em parte semelhante aos anteriores, e por isso também pode causar reação nas doses maiores, porém com frequência muito inferior em relação ao AAS/AINEs e a Dipirona. Exemplos: Tylenol, Tylephen, Dôrico, e outros. Nos casos de reações ao AAS, AINEs e dipirona, o paracetamol poderá ser usado SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA.

  

4-   ANTI-INFLAMATÓRIOS "SELETIVOS " (são os mais recentes ou modernos)

§       Exemplos: Arcoxia, Celebra

§       São uma alternativa aos AINES em casos de reações prévias – têm menor risco de causarem reações, mas também podem causá-las, e por isso só devem ser usados como última opção e não devem ser usados sem rígida orientação médica.

 

5-   ANTIBIÓTICOS

São medicamentos usados para combater infecções (geralmente bacterianas – sinusite, infecção urinária, otite, amigdalite, pneumonia, etc.). Não têm efeito analgésico ou anti-febril => não têm o mesmo mecanismo de ação que eles, e por isso não têm relação com as reações adversas causadas pelos anti-inflamatórios citados anteriormente.

 

– Beta lactâmicos (penicilinas)

Exemplos – Ampicilina, Amoxicilina, Amoxil, Benzetacil, Clavulin, Sigma-clav, etc.

§       Podem causar reações mesmo em doses mínimas (principalmente perenteral – via venosa ou intra-muscular), pois essas reações geralmente são alérgicas verdadeiras. A aplicação na pele também pode causar alergia por contato, chamada dermatite de contato.

§       Reações podem ser imediatas (na primeira hora), aceleradas (1-72 horas)  ou  tardias (começam após 3 dias)

§      A melhor conduta quando há um histórico prévio de reação, é  substituir as penicilinas por antobióticos de outras classes, com estrutura química diferente.

§       Quando não é possível a substituição, o que é raro, pode-se fazer a dessensibilização (procedimento no qual se administra doses crescentes do medicamento em curto espaço de tempo) para reduzir o risco de reações graves (só pode ser feito com consentimento escrito do paciente e no hospital, devido ao risco de reações – nunca tente fazer algo do gênero por conta própria).

 

Cefalosporinas – exemplos: Keflex, Keflin, Cefaclor/Ceclor, Cefuroxime/Zinnat, etc.

§       Podem dar “reação cruzada” com as penicilinas (por terem estrutura química semelhante, podem induzir uma reação alérgica verdadeira).

§       Por isso não são uma boa opção para substituir as penicilinas

 

Sulfas

§       Exemplo: Bactrim, Sulfadiazina

§      Quem tem histórico de reações, deve evitar substâncias quimicamente relacionadas (também podem dar a reação cruzada, mesmo não sendo antibióticos): alguns diuréticos (medicamentos que aumentam a produção de urina) e outras drogas usadas em hipertensão arterial e doenças cardíacas), alguns hipoglicemiantes orais (usados em Diabetes) e alguns anestésicos.

 

IMPORTANTE

– A maioria das reações adversas aos medicamentos não são alérgicas ou pseudo-alérgicas (p.ex. náusea, tontura, dor de cabeça, diarréia, outras). São apenas reações adversas ou efeitos colaterais, que podem ser avaliados pelo médico que prescreveu a medicação em questão.

– Nem todas as reações que parecem alergia são alérgicas de verdade (exemplo é o grupo chamado pseudo-alérgico), e por isso não existe testes para muitos dos casos.

– Os testes alérgicos só são úteis para alguns casos como na alergia às penicilinas e anestésicos locais, mas nem sempre eles são necessários.

– Quem já teve uma reação (alérgica ou pseudo-alérgica) deve procurar o médico especialista em alergia (alergista), para ser orientado em relação aos medicamentos a serem evitados, e deve ter um cartão ou folha impressa com estas orientações junto aos seus documentos, para casos de atendimento em acidentes ou outras situações em que possa estar inconsciente ou impossibilitado de dar estas informações.

Comentários em: "REAÇÕES ADVERSAS E ALERGIA A MEDICAMENTOS COMUNS" (75)

  1. Jaqueline disse:

    O Feldene é um anti alergico????

  2. Jaqueline disse:

    Pois quando fiz tomografia tive reação alergica e injetaram FELDENE em minha veia!!Ele é mesmo um anti alergico?

  3. Rejane disse:

    Olá,ñ sei se pode me esclarecer,mas acho que estou desenvolvendo alergia a dipirona.Observei que as ultimas vezes que tomei algum remédio com dipirona na composiçãominhas pálpebras inferiores incharam.Se tiver algum esclarecimento.PS:Tenho rinite alergica.

  4. erika disse:

    OI NÃO TENHO CERTEZA SE ESTOU COM REAÇÃO ALERGICAS MAIS DEPOIS QUE TOMEI UM MEDICAMENTO COM BUSCOPAN COMEÇARAM A APARECER UMAS BOLINHAS VERMELHAS E MEU OLHO ESTA COM UMA BOLINHA DE SANGUE PEQUENA GOSTARIA DE SABER SE ALERGIA AO MEDICAMENTO

  5. bruninho disse:

    oi tenho reações alergicas quando faço uso de dipirona ou acido acetilsalicilico minhas pálpebras incham muito, mas muito mesmo e o rosto também sinto a respiração ruin, ai isso ocorre com varios medicamentos tipo antinflamatórios e outros o curioso é que todos esses medicamentos possuem cafeina, será que minha alergia não é da cafeina, pois já tive essa reação até em uma vitamina que o medico receitou ……sou muito alergica….

  6. alexandre rodrigues disse:

    oi a alguns tempo vennho desenvolvento uma alergia nao sei pois comeca uma coceira no corpo todo e estranho nunca tive isso como esplicar pois tive da ultima vez que tomar fernegam foi horrivel

  7. boa noite, tive uma reação alergica ao ibuprofeno, passei muito mal o meu corpo inchou tudo e tive de ir para ugencia, com falta de ar e c mts bolhinhas, vermelhoes e coceira. gostaria de saber quais os medicamentos que teem a mesma composiçao quimica deste medicamento para nao correr o risco de um choque linfatico.

  8. Pamella disse:

    Olá, achei muito interessante a citação das pseudo-alergias … Quando tomo dipirona/aas meu rosto (principalmente minha boca incha ) , obviamente parei de usar. Fui ao clínico geral e ele costatou uma reação urticária… Meu irmão é alérgico á sulfa então incluo isso na minha lista de alergias, mesmo não tendo feito nehum teste… Pode ser uma pseudo-alergia ?? Obrigado

  9. Gicelma disse:

    ola,tambem tenho alergia a dipirona,aas, ibuprofeno,cetoprofeno, fico com o rosto muito inchado,falta de ar e vou parar no hospital.vc pode mim ajudar, tem algum axame que eu possa fazer.obrigada

  10. Lidiane disse:

    Boa tarde, tive uma reação de aceleração cardíaca,esfriamento e formigamento nos membros inferiores e superiores e sensação de semaio, com a injestao da dipirona, vc pode me ajudar indicando um teste que eu possa identificar ate outros medicamentos que eu possa ser alergica. mui grata

  11. Dinah disse:

    Olá, minha mãe não pode tomar remédios para dor (analgésicos e antiinflamatórios, como por exemplo cibalena, dorflex, buscopan), pois ao ingerir este tipo de medicação apresenta inchaço, coceira e queda violenta de pressão (choque). Isso aconteceu desde a sua adolescência e, por este motivo, se privou destes medicamentos. Recentemente, fez um teste de IGE e o resultado foi NÃO REAGENTE para dipirona e paracetamol. Gostaria de uma orientação. Afinal, é ou não alérgica? Ela precisará fazer uma cirurgia e não sabe informar, com certeza, ao cirurgião, do que é realmente alérgica. Aguardo retorno.

    • Graça disse:

      Diná acontece o mesmo comigo desde da juventude que tive várias reações,nunca mais tomei remedios.Gostaria muito de saber como sua mãe resolveu isso!
      Obrigada

  12. Wendell disse:

    ola, sou alergico ao acido acetilsalicilito a a.a.s, e corantes amarelo, azul crepusuco, tartazina,tomate, vinagre, maizena….. se alguem conhecer algum antiinflamatorio que não de reação alergico a quem tem alerga a.a.s favor me passr via email pois não conheço nenhm e todos os medico que passo que já foram muitos tambem não sabem me dizer receitar, aguardo email… w_santinelli@homail.com

  13. Chaiane disse:

    Olá, sou alergica ao a.a.s, e paracetamol quando tomava essas medicaçoes meus olhos inchavam e sentia falta de ar, mas com a dipirona isso não ocorria, mas ontem senti coceira no solhos vermelhidão e os meu pés incharam muito será que é um sintoma alérgico também ??? email chaianemarcelo@gmail.com

  14. leidimar disse:

    oi tenho alergia a dipirona, coristina D, e voltarem gostaria de saber qual e o teste que faz descobrir quais sao os medicamentos que tenho reação alergica

  15. Lucely disse:

    Olá Bom dia!Eu tenho um irmão que quando toma dipirona, ciclofenaco de sódio, ele apresenta reações em minutos com olhos vermelhos e nódulos no corpo associado de corceira.Dúvida quais remédios ele deve está evitando, pois o mesmo só vive gripado e cançado.

  16. Elienair disse:

    Olá, Bom dia!Há 2 dias minha filha de 16 anos teve uma reação alérgica em quanto passeava em um sítio e teve que ser levada as pressas para o pronto socorro pois o corpo ficou empolado e começou a inchar derrepente. Suspeitamos de picada de insetos, mas o médico acha que é medicamentosa. É possivel acontecer reaçoes desse tipo sendo que o remédio foi tomado 2 semana atras ou mais? Ela nunca tinha tido nenhum tipo de alergia antes. Nunca me preocupei com este assunto, não entendo nada de alergias, mas agora estou preocupada.

  17. Larissa disse:

    Oi… acabei de chegar do médico e vim pesquisar sobre a Penicilina e as reações alérgicas. Eu falei com meu médico que sou alérgica à alguns medicamentos e ele me passou com tranquilidade a Amoxicilina. Mas estou com muito medo de tomar poque já tive reações desagradáveis, como os olhos inchados (Edema angioneurótico). Gostaria de saber se as pessoas alérgicas a AINES e Dipironas tb tem maior chance de ter reação à penicilina!larissadeodato@hotmail.com

  18. Fábio Dalan disse:

    Tenho uma amiga muito especial que tem um tipo de "alergia" a qualquer tipo de medicamento. Os sintomas que ela tem quando toma algum remédio são muito graves, pois ela pode ter até parada cardio-respiratória e isto a preocupa demais pois se um dia ela precisar ser medicada pode ser o msm que ter que escolher entre a vida e a morte.Alguém conhece um caso parecido? Ela gostaria de fazer um exame para saber exatamente a quais medicamentos ela tem este tipo de reação, mas os médicos dizem que é muito difícil encontrar uma clínica que faça este teste e nunca deram nenhuma direção a ela, por isso estou pedindo a ajuda de quem souber.Valeu!

  19. mara disse:

    sou auxiliar procuro ter conhecimentos sobre medicações! obrigada

  20. […] REAÇÕES ADVERSAS E ALERGIA A MEDICAMENTOS COMUNS agosto, 2007 19 comentários 5 […]

  21. Ontem a noite eu estava com muita fbre, alguns sintomas de dengue, então minha mãe me deu tilenol, mais tarde minha boca começou a inchar, tentei algumas coisas pra ver se melhorava mas até agora de manha mminha boca continua inchada… por Favor, preciso de ajuda, existe algum remédio, ou métodoas caseiros que faça minha boca voltar ao normal? ´e meio que urgente… agradeço…

  22. A cefalexina é um antibiótico da classe das cefalosporinas, e não das penicilinas. Geralmente há muita confusão nessa área e muitas pessoas são diagnosticadas como alérgicas a um antibiótico ser realmente ser.
    No seu caso fale com o anestesista e cirurgião sobre isso, para que eles não utilizem esses antibióticos no seu tratamento.

  23. fabiana disse:

    Minha filha tem 3 anos e é alergica a sulfa, esta semana teve uma infecção na garganta e foi prescrito cefalexina, ela ja tinha feito testes pra reação alergica tipo: penicilina, amoxicilina e outros todos deram não reagente, o médico mandou parar a medicação cefalexina, o que gostaria de saber é quais as chances dela ter alergia a amoxicilina também? Pois o cefalexina tinha sido testado e deu resultado de não reagente, mais quando tomado causou reação alergica. Desde ja agradeço!

  24. HERBET disse:

    TENHO ALERGIA A PENICILINA, ANTI TERMICOS E ANALGESICOS.
    ESTOU COM FEBRE E AMIGDALITE
    O QUE EU DEVO FAZER? FUI AO MEDICO E ELE ME RECEITOU CAFALEXINA
    SEI QUE NAO DEVO TOMAR E AI OQUE DEVO FAZER?

  25. HERBET disse:

    MAS EU LI NA BULA DO CEFALEXINA QUE É COMNTRA INDICADO A PESSOAS QUE TEM ALERGIAS A CEFALEXINAS

  26. andrey lemos disse:

    tenho alergia a alguns remedios !! e quero saber se posso tomar suplementos alimentares? agradeço desde já.

    • Andrey, não é possível orientar um assunto tão complexo como alergia a medicamentos por e-mail. Você deve conversar com um médico alergista em pessoa.

  27. angelica cristina de gouveia disse:

    minha mae sempre tomou dipirona , e paracetamol mas de um tempo pra ca ela começou a ter alergias , coseiras, formigamentos de labios , e dessa ultima vez ela chegou a desmaiar ficou inconciente por uns 10 minutos ,o medico da emergencia disse que e alergia , mas e possivel algumas vezes ter alergia e outras nao mas com o msm medicamento

    • Angelica,
      As reações a analgésicos e anti-inflamatórios , na mairoria, não são alergias verdadeiras ( o mecanismo não é imunológico). Por isso, elas podem não se repetir após uma 1a reação e, ao contrário, podem passar a acontecer sem uma história de reação prévia com a droga em questão.
      A dose usada (quanto maior, mais risco) e outros fatores de “alarme”, como infecções, estresse intenso além de interações entre drogas em uso concomitante, podem influenciar a ocorrência ou não da reação.
      Leve sua mãe a um médico alergista, pois é necessário fazer uma anamnese (história clínica) bem detalahada para decidir qual a melhor conduta. Até lá, não é aconselhável reutilizar a droga suspeita.

  28. Elô disse:

    Necessito uma indicação de um ótimo medico que seja referencia no tratamento de alergia medicamentosa e alimentar, que atenda aqui na cidade de São Paulo. Digo ótimo, porque muitos são os que começam mas não terminam com nenhum resultado expressivo de cura ou controle do problema. Minha residencia é na Zona Sul de SP, proximidade dos bairros Santo Amaro, Morumbi, Brooklin, Moema.
    Se não for adequado publicar a resposta atraves do site, peço envia-la para meu endereço de e-mail.
    Agradeço muitissimo pela informação.

  29. maria eleny pereira costa disse:

    faça gargarejo com roman ela e uma fruta amarela

  30. Gisleide Monteiro Correia disse:

    Oi meu nome é Gisleide,eu tava com dor de dente e tomei um medicamento
    que meu primo me deu para eu colo car no dente.
    No outro dia meu rosto amanheceu inchado,ums falam que é alergia,mas eu não tenho certeza se é alergia vc po
    de me responder.

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

          

  31. Gisleide, pode ser alergia ou pode ser umefeito adverso local não alérgico. colque compressas frias e se persistir, procure um médico.

  32. Taila disse:

    Olá, gostaria de saber se o que eu tive foi uma reação alérgica, quarta-feira tive q fazer benzetacil, na hora em que aplicaram já senti uma tontura, pediram para mim aguardar alguns minutos antes de ir embora, na sala de observação eu sentia muuuita dor, e nauseas, tonturas. Mas logo passou, quando me liberaram para ir embora passei muito mal na frente do hospital, acho que minha presão baixou, porque ficou tudo branco e depois só lembro de estar vomitando um liquido amarelo. Gostaria de saber se é normal sentir isso, continuo sentindo muita dor em toda a minha perna do lado em q fiz a vacina.

    • Taila, não posso medicar assim, ainda mais sem ver a lesão. O hidratante é ndicado se a lesão é só ressecada, sem vermelhidão, coceira ou descamação grosseira. Se uma dessas caracteristicas estão presentes, são necessários outros medicamentos locais.

  33. katia disse:

    olá, minha sobrinha estava gripada e tomou uns medicamentos para gripe, como melxi e para febre ela tomou alivio, so que esta manhã ela manheceu com o srosto empolado, e o torax..sera que pode ter causado alguma reação alergica tomou pela primeira vez o melxi mais o alivio para dor não…

    • KAtia, não conheço o Melxi. O Alivium é um anti-inflamatório que pode causar reações desse tipo. Ela deve procurar atendimento, pois ela não deverá usar qualquer analgésico ou anti-inflamatório daqui em diante.

  34. carlos dgritti disse:

    1978 ao tomar uma anestezia para tratamento de canal e este esta inflamado, entrei em choque, e com massagem cardíaca e voltei a sí em poucos minutos, mais após esse evento tornei-me alégico a bezetacil e algum tempo depois tomei um engove e me deu reação alérgica como inflamação nas amidalas e palpebras e inchasso no corpo todo e depois aconteceu novamente com um conservante de batata frita enlatada e outros medicamentos que tomava sendo outras associações o caso novamente e é assim até hoje, as vezes que tive algum ferimento e houve a necessidade de suturara não foram administrado nenhum tipo de anestésico . ASS Dipirona , Tilenol , bezetacíl são alguns dos medicamentos que me lembro que não posso tomar alguns eu acabei descobrindo por acaso pois não havia na bula nenhuma contra indicação como na ultima vez em 2005 que eu fiquei uma semana com a cara do fofão.

    • CArlos, você pode ser um dos casos pouco comuns de alergia a multiplas drogas. O ideal seria você procurar um Serviço de ALergia em Hospital grande/universitario, para fazer um teste cutaneo com anestesico local e com penicilina, para certificar-se disso, e umteste de provocação oral com um anti-inflamatório que não costuma causar reações, para saber se ele é seguro para você.

  35. Alessandra Mayrink disse:

    Minha filha tem 4 anos e teve reação alergica aos 2 anos com o antiinflamatório Profenidi e o Alivium, que é tão comum usar com crianças, não surti efeito nela e também foi proibido. Ela pode tomar bezetacil ou também pode causar alergia nela? Já levei ao alergista ela fez o teste na pele com várias substãncias.

    • Alessandra, a história de reação a analgésicos/anti-inflamatórios não aumenta o risco de la ter reação com o antibiótico.

  36. adelaide disse:

    DR Esuardo, tb fui diagnósticada como alérgica a dipirona, aas e aines. tenho enxaqueca crõnica e o médico alergista receito Toragesic, que venho tomando sempre que tenho dor. Tive infecção na garganta e me prescreveram amoxicilina que tomei 7 dias, quando estava terminando , tive infecção urinária e me prescreveram nitrofurantoína que estava tomando já no nono dia, quando me surgiram manchas grandes avermelhadas com fortes coceiras nos cotovelosnas articuçações entre os pés e pernas. Parei o medicamento e fui ao médico de urgencia que prescreveu hidroxine e loratadina que estou no 10 dia e já desapareceu tudo. Minha dúvida agora é : Sou alérgica aque medicamento ? Oque é mais provável que tenha dado alérgia ?Preciso mencionar que a reação ocorreu num sábado e na sexta- feira eu tinha também usado um remédio homeopático chamado NUX Vomica. e que tb tinha usado o toragesic uma semana antes da reação alérgica….. ufa to exausta disto, com medo e saber que não posso ficar doente , como? Não podemos controlar isto?Quero fazer teste…. existem? Estou tentando vaga no Hospital da Clínicas em SP, mas não têm vagas….me ajude por favor…emagreci dez kg, pois não tenho a quem recorrer, estou desesperada pois preciso ir ao dentista e tenho medo de morrer com a néstesia. Me ajude, me indique alguém, pois minha filha de 5 anos tb apresenta alergia a medicamentos….Socorro.

    • Adelaide, reações adversas e alergias a medicamentos são áreas muito difíceis. É preciso fazer uma história clínica com calma e muita atenção para identificar possíveis agentes suspeitos. PAra alguns existem testes padronizados, mas são poucos.Insista numa consulta com alergista que ele vai lhe ajudar. Como a reação surgiu em uso de nitrofurantoina e 1 dia após o medicamento homeopático, você deve evitar esses dois até 2a ordem.

  37. Pâmela Cabrini disse:

    Olá, tenho 23 anos e comecei a manifestar reações alérgicas a medicamentos aos 15 anos, até agora sei que não posso utilizar dipirona, AAS, paracetamol, piroxican (e nem um dos parecidos a ele), ibuprifeno, diclofenacos, nimesulida, etc. Até agora todos os analgésicos e AINES que utilizei desencadearam alergia, a anos não tomo nada pra dor, quando muito intensas vou no pronto socorro e administram em mim algum sedativo pra eu dormir e assim ” não sentir ” a dor. As reações q tenho são, inchaço das pálpebras, dificuldade p/ respirar (pulmonar mesmo), olhos arroxeados, face inchada, irritação na garganta, espirro, coriza, irritação nos olhos, acho q só rs. Tenho rinite e bronquite alérgica.

    Evito ao máximo utilizar algum medicamento, mas tenho tido enxaquecas devido um problema de DTM, e gostaria de saber se há algum medicamento de nova geração, ou se os analgésicos opióides podem ser administrados…

    Por ironia sou Farmacêutica e não posso utilizar os medicamentos kkk.

    Aguardo uma resposta e obrigada pela atenção.

    • Pâmela, essas reações a diversos analgésicos e AINEs são pseudo-alérgicas, ou seja, elas não tem um mecanismo imiunológico, mas sim um mecanismo de desvio enzimático. POr isso em geral dependem da dose do medicamento. Nesses quadros o paracetamol em doses baixas pode ser tolerado. MAs se vc já usou doses menores e mesmo assim tem reação, sua sensibilidade é muito grande e só poderá usar analgésicos de ação central (que não agem na cicloxigenase). Quanto a enxaqueca existem outros medicamentos para prevenção das crises. Converse com seu médico sobre isso.

  38. anay disse:

    É normal uma pessoa que nunca teve alergia a dipirona ou paracetamol vir a desenvolver depois de adulto? Meu irmão, toda vez que ele toma um desses dois, suas palpebras ficam extremamente edemaciadas.

    • Não é mnormal, mas é possível sim ! Qualquer reação alergica ou adversa a medicamentos pode surgir em qualquer momento do uso. Ele precisa procurar um alergista para ser devidamente orientado em relação ao uso de anti-térmicos, analgésicos e anti-inflamatórios.

    • NOrmal não é, mas é possível.

  39. tomei bezetacil, mais não sou alergica a ela e sim a outra coisa que não descubri ainda, mais estou com omeu corpo coçando demais, acho que comi mais uma vez o que não posso comer, bom mais por causa que tomei bezetacil, por uma infecção na garganta a 4 dias posso tomar o antialergico sem problemas

    • Aneci, a coceira no corpo pode ter relação com o Benzetacyl, com alimentos ou outros medicamentos que tenha usado, ou mesmo com a infecção. VovcÊ deve procurar atendimento médico.

  40. Rita disse:

    DR. Observamos que minha mae estava sempre inchando fez testes de alergia com a dermato e não deu nada, mas observados que era definido ao medicamento diclofanaco (anti inflamatorio), ai ela suspendeu o uso, mas ontem sentiu dor de cabeça e tomou Dipirona fomos correndo para o hospital pois rapidamente ele inchou o rosto todo, bocas , labios e ficou com falta de ar, precisamos urgente de uma orientação, vou procurar um alergologista.

    • Rita, com certeza vocês precisam conversar com um alergista, pois essas rreações podem ocorrer com vários outros medicamentos (analgésicos e antinflamatórios).

  41. cíntia disse:

    Boa Noite, eu me chamo Cíntia, na segunda-feira passada passei muito mal depois de ter tomado dipirona.as 12:40, eu tomei 65 gotas de dipirona (pois toda vez que vou menstruar eu sinto muita dor de cabeça) e fui almoçar. mais ou menos as 13:40 eu sentir meus olhos arderem muito e meu rosto muito quente (como se tivesse pegando fogo), ao chegar ao banheiro lavei o rosto e meus olhos começaram a lagrimar, meu rosto ficou muito vermelho, assim como meus braços, pescoço e colo. após isso, comecei a sentir muita dor nas e dificuldade para respirar (ao tentar respirar meu peito chiava e as costas doíam muito). comecei a sentir uma moleza e fraqueza imensas, um mal-estar geral no corpo sem falar num frio absurdo com 35° C de calor que fazia no momento. meu marido levou-me ao posto de saúde e ao verificar a minha pressão, tomei um susto (estava 9/5) eu não conseguia andar, e quando sentei parecia que escorregava o tempo todo da cadeira, meu corpo não me obedecia e a cabeça ficava girando sem parar. fui atendida e o clínico falou que tive o principio de choque anafilático e que da próxima vez q tomar dipirona é p/ morrer(pois tive uma reação alérgica fortíssima a esse medicamento. detalhe: eu sempre tomei dipirona todos os meses durante 2anos e meio e nunca senti nada assim. uma vez tomei cibalena e minha PA baixou e com anador sinto náuseas e enjoos. sinceramente, vc acha q tive um quase choque anafilático? e com esses sintomas citados caracteriza-se uma reação alérgica. Obrigada pela atençã. Aguardo sua resposta. Cíntia .

    • Cintia, é muito difícil e arriscado dar uma opinião sobre o que houve, ainda mais tratando-se da suspeita de anafilaxia, que é uma reação grave. Procure um alergista pra contar-lhe o episodio e avaliar seu quadro. A dipirona em dose alta (como você usou) pode abaixar a pressão arterial sem mecanismos alérgicos.

  42. danyy disse:

    sou alergica a dipirona a ultima vez que tomei dipirona fiquei impolada e muito vermelha
    e como se todo meu corpo estivesse sento atacado
    por formigas de fogo

    • Danny, você deve evitar todos os medicamentos que tenham dipirona na conmposição. Sempre leia a composição de qualquer analgésico e anti-gripal que for usar.

  43. Danielly disse:

    Tomei uma cartela do remédio arcalion sulbutiamina ele é um tipo de anti-depressivo e ao decorrer dos dia que os administrei percebi o aparecimento de umas manchas vermelhas sobre meu corpo principalmente nas minhas pernas e nos meus braços e já fui em um monte de médicos e nenhum deles souberam me informar o que eu deveria fazer então por favor me ajude ja parei de tomar esse remédio uns dois meses e ainda continuo com essa alergia oq devo fazer ? Tenha uma boa noite bjs obrigado.

    • Danielly, infelizmente n~so é possível atender, diagnosticar e medicar pela internet. A medicina é mais complexa. Procure um alergista.

  44. Roberta, tem pessoas que tem multiplas alergias sim. No caso da anstesia, o fato de você ter alergias a analgesicos e alimentos não que r dizer necessariamente que você terá alergia aos anestésicos. E nem quer dizer que vocÊ tenha açlergia a antibióticos também. Antibióticos são diferentes de analgésicos e anti-inflamatórios. Converse com seu alergista.

  45. nicolly disse:

    oi bom dia , adorei a pagina , pois estou com uma duvida , eu sou alergica a todos antibioticos , pois quando tomo dipirona , fico com os olhos inchados , falta de ar , acho que é a substancia que há no remedio , pois que remedio eu poderia tomar quando eu estiver com dor de cabeça ?

    • Nicolly, a dipirona é um analgésico. Voce deve ter eações a analgésicos e anti-inflamatórios, e não a antibióticos. NEsses casos o paracetamol em dose baixa pode não dar reação, mas vc deve procurar um médico e conversar sobre isso.

  46. Ana KAroliny o.costa disse:

    Por favor, minha filha é alergica a amoxcicilina, a eritromicina e a cefalexina, todas as vezes que tomou teve placas no corpo e inchaços no rosto, tomou plazil na veia e teve a mesma reação, vivo em grande angústia pois não sei o que fazer quando ela adoeçe…Já levei ao alergista e ele me disse que se ficar 10 anos sem tomar esses remédios depois tudo volta ao normal. é verdade? e não sei o que dar… moro no interior da Bahia e os médicos daqui não qurem dar nem sequer uma nebulização quando minha filha chega com falta de ar ou etc.só toma paracetamol e vive direto nos corticóides. o que fazer???

  47. RailaSoares disse:

    Olá, eu tenho alergia a dipirona e paracetamol e tenho fortes cólicas menstruais. Que remédio posso tomar sem preocupação???

  48. jessica disse:

    oi meu nome é jessica e ja tomei remedios que causam inchaço no rosto e falta de ar quando sinto dor de cabeça nunca posso tomar nada pois tudo que tomo me da uma reação causam muitos desmaios tambem e aumenta minha pressão.O médico disse que eu posso morrer pois um dia cheguei la com a pressão 18×8 e muita taquicardia
    remedios que tomei:dipirona;dorflex,sabultamol,cefalexina,buprovil,paracetamol,resfenol
    me ajude o que posso fazer o que é isso obrigada

    • JEssica, não posso fazer consuultas pela internet. Existem pessoas que tem reação com varios analgésicos e anti-inflamatórios. Entretanto na sua lista tem antibióticos também. Muitas vezes não são todos os medicamentos que causam, mas apenas alguns. VocÊ deve procurar um alergista.

  49. A 1ª vez q meu filho teve uma reaçao alergica ,eu tinha dado pra ele Profenide ,ele teve edema nas palpebras inferiores e falta de ar, levei ele as pressas pra o pronto socorro.Passou um tempo e dei a ele paracetamol e ele inchou as palpebras de novo + foi pouco, entao dei pra ele 12 gotas de dipirona [ele pesa 36 kilos],a reaçao foi + forte os olhos dele inchou muito,levei ele no posto medico e o Dr. passou cefalexina,buprovil e predinisona,ele n~ teve nada, agora ele fez uma cirurgia e la no hospital a medica deu Tramal no soro ele tambem nao teve nada, ja em casa ele teve uma complicaçao e eu voltei no hospital e a medica receitou cefalexina e ibuprofeno,e eu dei o Buprovil q eu ja tinha em casa, e o menino inchou as palpebras.Por q n~deu reaçao da 1ª vez q eu dei? sera por causa da predinisona?E o Tramal voce conheçe? Desde ja muito obrigada.

    • Cristina, existem diferentes mecanismos de reação a analgesicos e anti-inflamatorios. Cmo seu filho teve reação a diferentes medicamentos, provavelmente o mecanismo das reações dele depende da dose. É possível que com doses menores ele não tenha e com doses maiores tenha. O tramal (tramadol) é um analgésico de ação diferente dos outros e por isso não causa esse tipo de reação.

  50. Adquiri alergia a dipirona aos 36 anos de idade e parei de tomar. Tive edema de glote.Mas preciso saber, em caso de ingestão do produto, qual a a providência médica para combater o processo alérgico

    • João, a principal providência é NÃO TOMAR NADA COM DIPIRONA. Se isso acontecer, vocÊ tem que procurar um Pronto-Socorro rápido e ter na sua carteira um cartão escrito que vocÊ é alérgico a dipirona.

  51. Bom dia!!!! Quem tem alergia a sulfa, quais sintomas possivei que causa? Pq me confudi com o remedio por se parecido apenas coloquei na boa e acabou me trazendo uma reação na parte intima, uma corceira intensa, e pode me dizer o que tomar diante dessa situação? Desde já agradeço pela atenção…

    • Lu, não é possivel ter certeza se o quie vc teve foi uma reação alergica , intolerancia ou apenas um efeito adverso esperado e relacionado ao medicamento. Por ex. se você tomar antibiótico, pode ter candidiase genital que causa muoita coceira. Procure um médico.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.