Informações gerais sobre alergias. Este site não tem o objetivo de prestar consultas pela internet. Para tirar dúvidas, procure também www.asbairj.org.br e www.blogdaalergia.com

 

A dermatite atópica é uma afecção alérgica crônica da pele, mais comum em crianças, e que faz parte da chamada tríade atópica: o grupo de doenças alérgicas que têm um caráter hereditário e comumente ocorrem em associação no mesmo indivíduo, seja ao mesmo tempo, seja em épocas diferentes da vida. São elas a dermatite atópica, a asma brônquica e a rinite alérgica.

 

A dermatite atópica se manifesta característicamente por lesões inflamatórias crônicas e/ou recorrentes da pele, o chamado eczema, geralmente limitadas a áreas típicas desta doença, dependendo da idade do paciente. Por exemplo, no lactente é mais comum o aparecimento das lesões na face (bochechas), pescoço e, eventualmente, no couro cabeludo, dorso e membros (braços e pernas). Já em crianças maiores, adolescentes e adultos, as lesões tendem a se concentrar nas dobras dos cotovelos e dos joelhos, podendo também aparecer em outras regiões, como o pescoço. Além disso, o padrão regional de acometimento pode variar entre os dois extremos, ou seja, os casos graves, com lesões praticamente disseminadas, e os casos mais leves, com lesões localizadas e brandas.

 

Assim como nas outras doenças atópicas respiratórias (rinite e asma), na dermatite atópica também há um processo inflamatório crônico da pele, associado a hiperssensibilidade (alergia), que pode estar relacionada a várias substâncias (antígenos) do meio ambiente e de alimentos, por exemplo. Caracteristicamente, esse processo inflamatório da pele na dermatite atópica pode ser exacerbado por vários fatores, como os próprios antígenos (p.ex. ingestão de alimento alergênico ou contato direto com substâncias de ácaros na cama), por fatores irritantes inespecíficos (perfumes, esfoliantes, calor), pelo estresse emocional e pelo próprio trauma (atrito de roupas apertadas ou do próprio ato de coçar).

 

Além disso, a chamada “pele atópica” também tem características próprias que a tornam diferente da pele de pessoas sem alergia, como a redução de componentes normais da matriz extracelular (as várias proteínas e outras substâncias que constituem a arquitetura de sustentação da pele) e a menor produção de gorduras naturais, que hidratam e protegem a pele do meio externo. Por isso a pele do paciente atópico (tenha ele eczema e/ou alergia respiratória) geralmente é mais seca, áspera e tende a coçar mais que a pele de pessoas normais. E ainda, pode ser mais suscetível a infecção por bactérias e fungos que a pele normal.

 

Por tudo isso, além de medidas para evitar o contato (por ingestão ou direto na pele) com as substâncias que causam a reação alérgica e do uso de medicamentos adequados (e isso só pode ser avaliado individualmente pelo médico alergista), é importante manter cuidados especiais, aumentando sua hidratação e evitando as agressões inespecíficas (químicas e físicas), pois todas elas servem como “gatilhos” para aumentar a inflamação, criando um círculo viçioso, onde mais inflamação leva à mais coçeira, e o trauma da coçadura leva à mais inflamação da pele.

 

Algumas dicas importantes para todas as idades:

- evitar roupas apertadas e de tecidos sintéticos – quanto menos roupa melhor;

- evitar sabonetes esfoliantes – preferir sempre sabonetes hidratantes;

- evitar o banho quente, o excesso de banhos e a permanência por muito tempo

  em ambientes quentes – preferir banho morno a frio (um a dois por dia, no máximo)

  e ambientes refrigerados;

- evitar talcos e perfumes com fragrâncias muito ativas;

- manter toda a pele sempre bem hidratada, através do uso de creme

  ou gel adequado a cada caso;

- usar medicamentos de forma criteriosa, sempre sob orientação do especialista.

  Medicamentos tópicos adequados, porém usados de forma incorreta

  ou em áreas extensas podem causar efeitos adversos sistêmicos

  (no resto do organismo) e, por outro lado, medicamentos inadequados podem

  piorar a inflamação da pele, e mesmo induzir novas sensibilizações (alergias).

 

 

                                    Dermatite atópica no lactente

 

                                                Dermatite atópca no adulto

About these ads

Comentários em: "DERMATITE ATÓPICA OU ECZEMA ATÓPICO – DICAS IMPORTANTES" (136)

  1. leticia disse:

    minha filha tem dermatite atopica, ela tem 2 anos, queria saber se em alguns casos podem aparecer manchas brancas na pele devido ao ressecamento da pele, pq ela esta com essas manchas brancas na barriga e nas dobras dos braços e pernas que é onde ela coça mais. É normal?

    • João disse:

      eu tenho esta alergia e vou lhe dzr umas coisas:

      leve a um medico de alergias para ver de que e que a sua filha e alergica! eu por exemplo sou alergico a acaros
      ai o seu medico vai aconselhar lhe alguns cremes, por exemplo o aderma, mude de creme de 3 em 3meses.
      nestas idades as crianças teem tendencia em coçar se mais mas passado com o tempo vai melhorando!

    • Algumas áreas da pele podem ser mais claras que o normal, seja pelo acometimento primário da alergia, seja como lesão residual em local que houve eczema (inflamação) alérgica prévia. Use hidratantes no lopcal de acordo com prescrição médica.

    • Natália disse:

      Eu tenho dermatite atópica, e é terrivel! Minhas pernas e meus braços ficam com manchas brancas! Eu AMO usar short e saia, mas não posso por causa disso! Só uso calça comprida! Eu passo uma pomada ELIDEL, melhora, só que depois devido ao estresse eu pioro novamente. :(

    • jose luiz disse:

      Minha filha aparecia muitas manchas brancas e que geravam muita coceira, procurei um medico e ele reiceitou o phisiogel e o hixigine, deste entao ela melhorou muito, mais gostaria de saber se é verdade que dermatite atopica passa com o tempo, conforme a criança vai ficando mais velha?

    • Rita Rio Tinto disse:

      Ola Leticia.é muito normal surgirem manchas brancas na pele de quem apresente dermatite atopica,pois uma das principais consequências desta doença de pele é uma manifestaçao de extrema secura da mesma…daí o aparecimento de machas brancas ou vermelhas.

      • Silvana Lopes disse:

        Rita prescido que vc me ajude, minha filha tem 14 anos ela tem dermatite atópica e tem aparecido manchas branca na pele dela, estou muito preocupada, gostaria de saber se a pele volta a cor normal.

    • Aline Gomes disse:

      Silvana Lopes eu tenho apenas 12 anos mais ja sofri e ainda sofro muito com dermatite essas machas brancas são aonde estão a dermatite pois quando eu me coço também fica branco isso e porque esta ressecado
      Um Otimo doutor me passou a pomada Diprogenta mais falou pra usar so a original por que a generico não faz o efeito muito direito . Também uso diprosone e tomo Merticorten 2 vezes ao dia (25 mg ) uma vez quando acordo e uma quando vou dormir ! como sua filha e adolescente o estresse também pode ajudar a prejudicar ainda mais a dermatite
      So quem tem sabe como é Horrivel passar na rua e as pessoas ficarem perguntando dando opinião olhando e na nossa idade e pior ainda por que sempre tem aqueles engraçadinhos que não sabem respeitar e ficam zuando !

      • Aline e SIlvana, a dermatite atópica é chata mesmo, mas tem tratamento. Só não usem medicamentos sem avaliação medica. P.ex. o MEticorten é corticóide, se usado freuqentemente pode causar mais de 20 efeitos indesejáveis, graves e duradouros. Além disso a dermatite atópica pode piorar após a suspensão desse medicamento (efeito rebote). Procurem um alergista ou dermatologista.

  2. Lúcia disse:

    gostaria de saber sobre a eficácia do remédio Singulair para dermatite atópica, pois estou cansada de tratar a dermatite sem muitos resultados.

    • João disse:

      o singulair so faz com qe a pessoa n tenha vontade de coçar n cura!

    • Esse medicamento é proimariamente indicado para asma. Ele pode ter um efeito apenas adjuvante, mas não é a proincipal ferramenta terapêutica na dermatite atópica.

    • fpereira disse:

      aconselho-a a ir a um dermatologista…. ele saberá o melhor creme a usar…
      eu tambem tenho eczema e passo a vida a hidratar a minha pele com cremes imoliente (uso o ATL.. é muito bom… hidrata muito bem), o meu gel de banho é para peles atopicas, champoo tambem e quando vem as crises é atacar com cortisonas (em pomada)… quando infecciomar tem que se tomar antibiotico e cortizona em comprimidos… :(

      va a um dermatologista para ele lhe aconcelhar o melhor para si…

      • O tratamento da dermatite atópica é baseado mesmo em muita hidratação e cuidados com a pele, além de medicamentos quando há piora. Entretanto é importante lembrar que a maioria dos quadros estão associados com alergia, e uma consulta com alergista pode ser muito útil.

  3. para leticia: sim é normal as manchas brancas! antes delas ficarem brancas ficam vermelhas, ai quando param de coçar e começam o processo de cura ficam brancas! a dermatite tem que ser tratada com muito cuidado pois é algo que vai e volta (cronico) e se nao for tratada de forma correta se agrava mais! os cuidados sao: banhos de no maximo tres minutos e nao muito quentes, a hidrataçao constante da pele principalmente com oleo de amendoas puro!, nao usar coisas com muito corante e perfume, e usar pomadas nos locais especificos das manchas todos os dias ate o desaparecimento das manchasou da forma que seu medico recomendar! alimentos com corantes tbm fazem mal! principalmente chocolate! bjs e boa sorte!

  4. para lucia: nao conheço o remedio! mas tenta a pomada desonol creme é muito boa e com muita eficacia!

    • Caro Ary, o Desonol é um corticóide tópico de alta potência. Seu uso não deve ser indiscriminado, ou seja, sem acompanhamento médico, pois pode causar efeitos colaterais.

  5. Ana gomes disse:

    JA FAZ ANOS QUE SOFRO DE UMA IRRITACAO NOS BRAÇOS,A MEDICA FALOU QUE ERA DERMATITI DE CONTATO,PASSOU LORATIL,E OLEO MINERAL,AGORA APARECEU UMA COCEIRA NO JOELHO,QUANDO COÇA SOLTA UMA PELE BRANCA FINA IGUAL A PÓ,SE EU COÇAR MUITO FERE,ME SINTO MUITO ENCOMODADA,QUANDO TOMO O MEDICAMENTO MELHORO ,MAS NUNCA TENTEI TERMINAR O TRATAMENTO COMPLETO POIS NAO SEI QUANTOS COMPRIMIDOS TENHO QUE TOMAR

    • Na dermatite de contato, o tratamento eficaz é retirar o agente causal (contactante). Se for dermatite atópica, o tratamento é diferente. COnverse com um alergista.

  6. Ana gomes disse:

    AS VEZES CHEGO A PENSAR QUE É HANSIANISE,MAS ME FALARAM QUE HANSIANISE NAO COÇA

  7. ♥♥♥Ana Carla disse:

    tenho dermatide desdo 7 anos de idade hoje tou com 12 anos e ainda não me curei não sei mas o que fazer e pior e que a minha doença e no rosto gostaria remedio que desse resultado pois o que eu uso ja não ta dando mas!

    • Ana,
      A dermatite atópica pode durar muito tempo. Lesões na face também podem ser por dermatite seborréica, que tem a ver com oleosidade da pele nesse local. Reveja seu tratamento com um dermatologista.

  8. Maria Pargana disse:

    A minha filha tem eczema atópico desde os dois meses de idade, ela agora tem dois anos e meio. Já experimentei imensos cremes para peles atópicas (o exómega da Aderma é o melhor que já usou), cremes á base de corticoesteróides (elocom e pandermil), gotas para acalmar a comichão, enfim… Ela agora está numa fase pior, acho que nunca estew tão mal, apesar de estar a tomar já há dois meses o sigulair, o kestin e uma pomada (esqueci-me o nome, mas já digo). Já não sei o que fazer…

    • AMANDA disse:

      A MINHA FILHA TM ECZEMA QUE EM INICIO COM 2 MESES COM MANCHA BRANCA NO ROSTO E COMO ELA TE A PELE MORENA MOSTRA LOGO E JA PASSEI COM ELA POR VARIOS TRATMENTO MAIS O QUE EU VIR REALMENTE AS MANCHAS DESAPARECEREM FOI O ELIDEL CREME 1 VEZ DIA DURANE A NOITE E O HIDRAT 10 DURANTE O DIA . AS MANCHAS DELA SUMRAM O UNICO PROBLEMA E QUE ELA ADORA CHOCOLATE E BANHO QUENTE QUE PROVOCA O REPARECIMENTO DAS MANCHAS

  9. Maria Pargana disse:

    já me lembrei o nome da pomada, é protopic. Nos primeiros dias que ela usa piora a comichão (a dermatologista diz que é mesmo assim e é normal) mas depois ela começa a melhorar, mas esta pomada só pode ser usada nas crises.

    • João disse:

      tenha muito cuidado com o protopic nessas idades nem se devia usar!!! é mt agressivo pd causar mts problemas se usar em excesso

    • Sílvia disse:

      Se ela está assim tão mal, se calhar o problema dela deve-se a factores externos, tipo os detergentes que usa na roupa, na limpeza da casa, etc.
      Eu tinhe rinite alérgica e graças à substituição dos meu detergentes consegui quase me “livrar” da rinite, já não tenho crises como tinha antes que me levavam directo para o hospital. Se precisar de aconselhamento, estarei disponível.
      Sílvia Dias

    • Olá Maria, a minha filha tem 11 meses e aos 9 meses começou com uma desmatite da fralda e depois passou para o corpo e para a cara e ai eu vou ao hospital e foi-me dito que ela tinha um equizema atópico porque eu sou asmática e ela herdou isso de mim! o tratamento foi igualzinho ao seu!!!, 1º pandermil com dermafix, depois no banho usou oleoban, e no corpo o Dermexa da Avenno, mas como n passou na totalidade agora está a fazer o protopic….. em que fase se encontra a tua menina? é que eu acho que isto nunca mais vai passar ela tem mta comichão no peito quando dorme talvez seja do calor da cama ela piora!!!! que conselhos me dás?

  10. Maria Pargana disse:

    Uma coisa que descobri num site francês e que experimentei e acho muito eficaz é, juntar vaselina à agua do banho ou enquanto a pele estiver molhada aplicar um pouco.

    • O Protopic é um medicamento que pode ser usado cronicamente em pequenas quantidades. Outra opção é fazer um creme de corticóide tópico 2 a 3 x por semana, mas os cuidados locais com a hidratação da pele são fundamentais e tem que ser permanentes. Quando a dermatite atópica começa muito cedo, sempre deve-se avaliar a existência de alergia alimentar.
      Converse com um alergista.

  11. Maah . disse:

    Para ary : gostei muito da sua informação me ajudou bastante porque acho que quando como alguma coisa que tem pimenta ne e tem corpo começa a queimar . Usei desenol muito tempo já não fas mais efeito agora estou usando dipropinato de betametasona tem me dado alivio mais ainda esta muito esflamado.

    • lucimere disse:

      OI eu tenho sofrido a mais de um ano,com dermatite ESTÁ FOCADA NOS PÉS É ORRIVEL,MEUS PÉS PARECE PÉS DE PAVÃO,MAS TEM ALIVIADO A COCEIRA,E A PELE TEM FICADO MENOS GROSSA POIS PARECIA UNS CASCÃO FICAVA DESCAMANDO MINHA DERMATOLOGISTA ME RECEITOU DEXAMETASONA,E O RESULTADO TEM SIDO SATISFATORIO.,DESINFLAMA,E AJUDO ELIMINAR A COCEIRA.

  12. nikki disse:

    Tenho quase 22 anos e minha mdica disse q a dermatite e incuravel + controlavel.No meu caso ela se descontrolou totalmente porque so fui descobrir q realmente era dermatite com 17 anos ate entao tratava como alergia simples!!!Porem essa demora em achar um medico competente pra me ajudar resultou em uma pele horrivel!!!Ate psi]cologo procurei,enfim pq passei por muitas humilhaçoes como a minha pele descamava,na escola me chamavam de "so casca" e ninguem queria ficar perto de mim ate minha mae falava que nunca iria namorar!Hj tudo que passei me tornou + forte e as crises acabaram graças a minha medica Dr Rute Chizuko Noguchi foi por ela e por Deus q hj sou linda(e´o que dizem!) e sim eu posso ter relacionamentos tudo foi so uma longa e pessima fase!!!

    • QUe bom Nikki que você está bem e mais forte. Parabéns.

      • eu tambem tenho é muito orivel jáh usei varios remedios mais não adianta jáh usei creme pra pele todos os tipos
        fica umas manchas vermelhas e não posso me estresa porque se não a pele fica mais irritada espero melhorar e tenho fé em deus que eu vou melhorar:
        bjsss s2

    • Silvana Lopes disse:

      Nikki, me passa o endereço da sua médica e a cidade por favor.

  13. Tenho um filho com dermatiti a tópica desde 2 meses de vida,tenho o controle usando Hidratante nutraplus creme após o banho.caso as lesões aparecam uso berlison creme. bejuus!

  14. Rosemeire disse:

    tenho uma filha com dermatite atopica desde os tres meses de idade, só agora com dois anos concegui descobrir o que manifestava sua alergia,que era do leite de vaca,depois que o dr;marco apareceu em nossas vidas tudo melhorou uso pomadas e idratantes,juntos com remdios para aliviar as coceiras,e tambem não dou mais alimentos a base de lactose.

  15. catarina disse:

    eu acnho que a pele atopica é uma doença muito grave.porque pode por a pele irritada.temos de ter cuidado!!!!!!!

  16. Magna disse:

    Minha filha tem 2 anos e descobri agora que ela tem a dematite atopica, estou desesperada, pois, estou com o psicologico abalado, queria saber se depois das crises a pele volta ao normal…

    • A pele pode ficar totalmente normal ou não, dependendo da extensão, intensidade e duração da inflamação. Quanto mais bem controlada for a doença, menos risco de deixar marcars. Procure um alergista.

  17. Magali disse:

    Minha filha tem dermatite desde 1 ano e meio, e hoje ela tem 9 anos, ja fui a varios medicos, mas agora estou indo ao uma clinica do drº carlos loja. onde me abriu mas os olhos para essa doenças e comecei a pesquisar na internet e estou descobrindo muitas coisas .

  18. Suellen disse:

    Eu tenho dermatite desde os 10 anos de idade. Hoje tenho 22 e sempre fiz tratamento no Hospital das clinicas, que foi onde descobriram que eu tinha dermatite. Lá é um hospital muuito bom, indico vcs a irem até lá para marcar uma consulta…

  19. Adriana disse:

    Minha filha te dermatite atópica desde os 6 meses,agora ela vai fazer 5 anos,tem uns meses que a pele não fica irritada,mas ficou com a pele muito branca onde teve a dermatite,tem algum produto que faça desaparecer essas manchas?Moro próximo à praia e evite ir á praia com ela,mais ela adora e eu acabo levando ,passo bloqueador solar 50 mesmo assim dá uma bronzeada e aí aparece mais ainda a diferença,até ao redor da boca ficou toda branca,se existir algo,por favor me ajudem,beijos!!!

  20. alice disse:

    OLA TB TENHO UMA FILHA COM ESSA DOENÇA ELA VAI FAZER 6 ANOS E JA TEM DA DESDE OS 2 COMEÇOU NO RABINHO DEPOIS ATRAS DOS JOELHOS NA DOBRA DOS BRAÇOS E POR AI FORA TEM APARECIDO EM VARIOS SITIOS TEM CRISES DE VEZ EM QUANDO E DEPOIS DE PASSAR FICA COM ESSAS MANCHAS BRANCAS E NORMAL O PEDIATRA DELA E QUE DIAGNOSTICOU E JA PESQUISEI SOBRE ISSO E DIZEM QUE E UMA DOENÇA CRONICA MAS TOU A PENSAR IR A UM DERMATOLOGISTA OU ALERGOLOGISTA PARA TENTAR DESCOBRIR SE HA ALGUMA COISA QUE LHE PROVOQUE AS CRISES PARA TENTAR EVITA LAS PK TEM, VEZES QUE FICA MESMO MUITO FEIO E E ANGUSTIANTE VE LA A COÇAR SE BJ E AS MELHORAS PARA TODAS

  21. filipa disse:

    ola, estou desconfiada e tenha dermatiti atopica, começou aparecer umas manchas vermelhas pequenas na zona da barriga braços e costas, tenho comichao, depois passaram pra brancas, e quando fico nervosa aparece mais eficam vermelhas, meu medico dise k era do sol, mas como acho k nao e andava a pesaquizar e vi os vossos comentarios acho que e isso k tenho. quando visto roupa preta o roupa por dentro fica branca com pele pequeninas para uma poeira…

  22. guilhermina disse:

    Tenho um filho com 1 mes e pelo que parece tem essa doenca.Como nao estou muito informada gostaria de saber se é normal os olhos ficarem inchados?Estou a passar um creme hidratante da D`Aveia.

  23. Unknown disse:

    Olá…tb criei um blog a respeito da dermatite atopica com intuito de trocar com os visitantes nossas experiências.gostaria q passasse la e ajudasse a divulgar….comente tbm, se achar q deve…obrigadahttp://www.dermatiteatopica.blog.com.br

  24. julio disse:

    Ola, tenho 21 anos e desconfio que estou com dermatite,pelo que percebi muitos ficam anos com a duenca e estou realmente preocupado…meu dermatologista receitou Fluconazol…estou preocupado com esta doença nao cure….ela começou a sumir mais voltou…deve se de fato aos banhos quentesque nao vou tomar mais….bom ainda bem quem em mim as manchas sao pequenas.gostaria de saber se realmente tem cura e se elas somem!!!;~~~~~

    • A doença pode entrar em remissão ou ser controlada. Procure um alergista.

    • Adriana disse:

      Eu sofri desta doença durante 17 anos… ou seja, desde os primeiros meses de vida até à 8 meses atrás… era horrivel, até por que no meu caso, eu tinha muitas lesões (nas pernas e nos braços) e com muita infecção mesmo, não dava para usar roupa curta nem no verão, não dava para namorar em condiçoes, não dava para tanta coisa… Espero que isto não volte a aparecer… O meu dermatologista diz que o dificil é controlar, depois de controlada, é fácil a gente prevenir… O que resultou comigo foi o creme Dermovate e os comprimidos Rosilan :)

      • Adriana, que bom que você está controlada. É muito importante manter a hidratação da pele (mesmo sem lesões) e evitar os agentes irritativos. Converse com seu médico.

  25. Auricelia disse:

    ola todo bem?tenho uma filha de 07 anos e ja foi diagnosticado d.a porem iniciei um tratamento a mais de 06 meses e nao estou tendo resultados.Estou usando anti-alergicos cremes a base de corticoides hidratantes neutros,s/falar nos cuidados c/ a alimentaçao….a cada dia observo q/ as manchas estao se multiplicando,estou começando a ficar um pouco mais preocupada com o problema.por favor me diga o q/ devo fazer.

    • É importante rever o tratamento e investigar se pode haver algum alimento como leite, ovo ou outro mantendo a inflamação alérgica.

  26. Diego disse:

    Estou precisando de uma ajuda urgentemente, a aproximadamente uma semana começou a aparecer algumas manhas vermelhas no meu corpo, a principio não dei muita ligancia só que hoje (24/04) essa manchas dominaram minhas mãos e meus pés, estão coçando e com uma leve ardência entre os dedos. Quem tiver o interesse de me ajudar me responda por email (diegopagung@yahoo.com.br) que eu envio fotos para que possam analisar.Agradeço pela ajuda

  27. Neynha disse:

    tenho uma mancha branca na roda do joelho esquero as vezes coça , e quando coca solta uma pelizinha e fica vermelha o lugartambem as vezes feri qaundo eu coço, por favor me vda uma dica.ja fiu em um dermatologista e ele passou uma formula pra passar no lucar da mancha , mas depois de algum tempo voltou a manchavaaleu bjosssssssssss

  28. vanderlei disse:

    Oiii meu nome é Camila tenho 17 anos, e desde pequena sofro com a DERMATITE ATOPICA, uma doença genetica, que leva pro resto da vida…Uma alergia insurportavel, muitas coceiras, vermelhoes, etc… Quem tem sabe como é que é !!!!uns 2 anos atras PAGUEI um medico bom…E fui dado DERMATITE ATOPICA…hoje gasto um monte com remedio, creme, pomada…mais valeu a pena…QUEM QUISER SABER AS POMADAS QUE EU USO ENTRE EM CONTATO COMIGO camilinha.mf@hotmail.comDesde ja agradeço quero muito ajuda à todos que tem o mesmo problema que eu OBRIGADOOO Att…CAMILA

  29. karoline disse:

    Olá meu nome é karoline tenho dermatite atopica deis de criança.Tem uma pomada ótima chamada protopic para passar nas lesões até que elas melhores, porem é muito cara e pequena. Fui minha medica e ela mandou eu fazer a mesma pomada só que manipulada é maior e bem mais barato chama-se tracolimos é mesma substancia da protopic só que manipulada

  30. ღ♥ღ Danny disse:

    Minha filha sofre desse mal, jah nao sei o q fazer.A cosseira acorda ela de noite e ela nao consegue dormir.ja fiz formulas, comprei sabonetes e usei loções uma ate chamada fisiogel e ate agora nada, cada dia fica pior, ja estou em desespero.

    • MaryJane P. Rios disse:

      minha querida já passei por tudo isso a dermatite atópica da sua filha deve ser severa igual a do meu filho,é simplesmente terrivel,anti-alérgicos não resolvem quase nada,hixizine que os médicos adoram ,é a mesma coisa que água,as vezes é preciso fazer combinações,isso só o médico.meu filho sempre tomou vários banhos e saiu da crise assim ,só não use sabonete em todos os banhos,meu filho vai usar a ciclosporina ,droga que tem feito sucesso no tratamento da dermatite,procure falar com dr.mário cézar pires no bairro de santana em são paulo-sp.meu email é:riosrezende@ig.com.br

  31. Michele disse:

    Olá, descobrir recentemente que possuo dermatite atópica.Contudo, estava fazendo algumas pesquisas e percebi que a minha não se parece em nada com as fotos postadas, mas os sintomas como coceira,descamação,vermelhidão , todas em partes localizadas, como por exemplo abaixo da boca e testa, próxima a sobrancelha, mas de forma bem leve. Tenho algumas duvidas a respeito, ora eu penso que o diagnóstico da médica foi equivocado por isso pretendo buscar uma segunda opinião. A quem devo recorrer, a um dermatologista ou alergista? Fora que foi receitado vários coisas pra amenizar e controlar, sendo que quase todos pelo que eu percebi são cosméticos, inclusive carissimos e que ate o momento não surtiram efeitos só mascaram a vermelhidão.

  32. romulo eustaquio de oliveira disse:

    tenho uma filha com 5 anos ,e já vem sofrendo muito com essa alergia ,fui em varios dermatologista,e nunca tivemos uma resposta concreta sobre o tratamento,hoje estou buscando varias formas para combater essa alergia ,porfavor ,alguen tiver uma solução vavor entre em contato com agente .somos de arxa mg obrigado.

    • MaryJane P. Rios disse:

      romulo sei exatamente o que está passando,meu filho tem essa doença deste os dois anos e já tem 11 anos,tenho muitas coisas a com partilhar com voçê ,meu email é : riosrezende @ig .com.br.não trate mais sua filha com dermatologistas procure um alergista e imunologista com especialidade em dermatite atópica.procurem dr.mário cézar pires no bairro de santana em são paulo,procurem na internet e encontrem tudo sobre ele.

    • MaryJane P. Rios disse:

      romulo sei exatamente o que está passando,procure um alergista e imunologista para o tratamento de sua filha,meu filho tem esta doença deste os 2 anos de idade,hoje está com 11 anos,procure observar se tem algum alimento que cause isso,meu email é : riorezende @ig.com.br.procure o dr.mário cézar pires em são paulo no bairro de sanrtana.Só ele e jesus para o tratamento correto.

  33. romulo eustaquio de oliveira disse:

    tenho uma filha com 5 anos ,e já vem sofrendo muito com essa alergia ,fui em varios dermatologista,e nunca tivemos uma resposta concreta sobre o tratamento,hoje estou buscando varias formas para combater essa alergia ,porfavor ,alguen tiver uma solução vavor entre em contato com agente .somos de araxa

    mg obrigado.

  34. meu filho tem 4 anos e desde os 2.5meio sofre de eczema atopico ja tratei com quaze todos os costiteroides atualmente ele esta a usar diprogenta e outros se alguem poder me ajudar com infomacoes agradeço

    • Gardênia Gabriel disse:

      Meu amigo se eu fosse vc trocaria de médico, procue um alegista bom. Minha filha d 7 anos também está c dermatite atópica e a diprogenta piora o caso, eu usava e não obtia resultados. Agora ela tá fazendo tratamento c alergista e já tá bem melhor, graças a Deus!

  35. miquele disse:

    eu tenho essa alegiar a 3 anos ja fui no medico 11 vez mais neum saber o que e isso
    e a um 1 mês eu dessidi pequisa o tipo de alegiar que eu tenho. e eu descobri eu tenhor a eczema atópica graça a deus a minha alegiar ta sarando graça a esse site que me ajudou
    falando os cuidados nessesario que a gente tem quer tomar . eu sei que issa alegiar não
    tem cura mais não e por causa dessa alegia que a gente tem que parar. o negocil e ergri
    a cabeça a ir en freite porque essa alegiar é so mais uma lição de vida para a gente .
    na minha escola os meninos me chama de perebeita mais eu não ligo sabe pq deus estra
    com migo . a gente não pode desalimar por causa de uma alegiar . não entra em desespeiro .

  36. Procure um alergista, pois é necessário pesquisar se há algum alergeno alimentar envolvido.

  37. [...] DERMATITE ATÓPICA OU ECZEMA ATÓPICO – DICAS IMPORTANTES março, 2008 30 comentários 4 [...]

  38. Luis Torres disse:

    Tendo uma filha com quase 5 anos e com eczema atópico desde muito cedo já tentamos quase todos os cremes e pomadas e , ao acaso , numas férias na provincia uma senhora com bastante idade e sem que lhe tivessemos dito nada sobre a doença da menina aconselhou-nos a fazer chá de alecrim , deixar arrefecer até ficar morno e passar esse chá depois do banho sem depois passar mais água. Secar a pele sem esfregar e o certo é que a pele está muito melhor , nunca mais teve aquelas crises horriveis de comichão nem o vermelhão nas áreas mais afectadas ( dobras das pernas e braços , pescoço e mãos ). Apesar de a pele continuar muito seca e áspera os piores sintomas e que mais mal estar davam passaram por completo. É uma solução caseira , simples , barata e que resultou muito bem connosco.

  39. CRISTIANE VACARI disse:

    EU TENHO APENAS 16 ANOS E TAMBEM TENHO DERMATITE ATÓPICA AOS 8 PARA 9 ANOS DE IDADE E CONSIQUE MATAR ALGUMAS SO QUE VEM 3 FERRIDAS E EM TODOS OS MEDICOS QUE EU FUI ME DISSERAM QUE NÃO TINHA CURA, MAS NUNCA DEIXEI DE TER ESPERANÇA, E FAÇO UM TRATAMENTO QUE CONTÉM
    UMA POMADA VERUTEX B, UM SABONETE LIQUIDO CETHAPIL, UMA LOÇÃO HIDRATANTE, USO DIAZEPAN UM REMEDIO PARA FAZER DORMIR QUANDO ESTOU COM MUITA DOR E DOXEPINA QUE É ANTI-DEPRESSIVO. POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO

  40. CRISTIANE VACARI disse:

    EU SEI O QUANTO QUE É RUIM TER A DERMATITE ATÓPICA PELO CORPO A GENT DEIXA DE FAZER A MAIORIA DAS COISAS QUE A MAIS GOSTAMOS.
    O SUOR ECOMODA, MUITO VENTO, MUITO CALOR DO SOL, ATÉ PARA TOMAR BANHO É COMPLICADO PARA MIM, NÃO POSSO USAR MEIA PORQUE OS PELINHOS QUE TEM DENTRO AGRUDA TUDO E GUANDO TIRO SAI UM POUCO DE PELE JUNTO, O TENIS MACHUCA, NÃO POSSO PARTICIPAR DA EDUCAÇÃO FISICA, SOFRO PRECONCEITO SOBRE O MEU PROBLEMA A GRAÇAS OS MEUS PAIS EU NÃO SOFRO TANTO COMO NO INCIO, MAS DEPOIS DE UM TEMPO VAI SE ACUSTUMANDO COM O PROBLEMA E O BOM É QUE VOCE PODE AJUDAR O OUTRO QUE SOFRE DO MESMO PROBLEMA QUE NÓS. ME DE O SEU ENDEREÇO DO LUGAR A ONDE VOCE MORA PARA QUE EU POSSA TE MANDAR CARTAS, O MEU ENDEREÇO É;
    INTERIOR FAXINAL DOS DOMINGUES 2, SANTA CATARINA-FRIBURGO. SOU CRISTIANE VACARI

  41. CRISTIANE VACARI disse:

    DIZEM QUE A DERMATITE ATÓPICA OU ECZEMA É CRONICO, OU SEJA, É HEREDITARIO QUE ERDAMOS DE UM DOS NOSSOS PAIS, OU , TAMBEM PODE DAR ATRAVÉS DE HENITE OU ASMA EU FIQUEI SABENDO DISSO A POUCO TEMPO MAS PARA MIM É TARDE PORQUE NÃO TENHO MAIS COMO PREVENIR SE FOSSE BEM NO INCIO DA DOENÇA ATE TINHA MAS NÃO É ENTÃO PACIENCIA PRA MIM. ESPERO QUE VOCE TENHA SORTE. THAU

  42. CRISTIANE VACARI disse:

    QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS VOCES E QUE DE TUDO CERTO NO TRATAMENTO EM QUE ELA FOR FAZER. BOA SORTE…

    • Cristiane,
      A dermatite atópica é um problema cronico e muito chato mesmo. Como seu caso parece estar entre os mais sérios, com grande impacto na sua qualidade de vida, é importante que você tenha acompanhamento conjunto de um alergista e um dermatologista, pois ambos podem se somar para melhorar o controle do seu problema. Não desanime, pois é possível levar uma vida normal ou praticamente normal memsmo com a dermatite atópica grave.

  43. Monalisa de Souza disse:

    Olá,
    Tenho 29 anos e com meus 25 anos tive herpes zoster, desde então começaram a apareçer erupções em minha pele, fui ao derma e ele estava me tratando pra escabiose, depois 3 meses de tratamento; nada havia mudado, dai fui procurar outro especialista que me passou Hixizini e Clobetasol, até houve mudança mais muito pouca em 2 meses de tratamento, já cansada de tantas feriadas, meio que desisti, foi então que resolvi uma ultima tentativa, pesquisar na net e agora tomo cetoconazol e passo em cima das feridas a pomada nova cort, elas melhoraram e muito, estou quase toda seca, até fazer calor e começa tudo de dono, é cansativo pois logo que elas saram tento fazer o tratamento pra clarear e logo elas voltam e mancham minha pele toda de novo, não vou a praia, não pego sol nem piscina pois morro de vergonha, a ia me esqueçendo minha cabeça tem muitas feridas e coça tanto que cheguei ficar careca em um certo ponto de tanto coçar acabei me mutilando.
    Infelizmente esse é o meu caso, obrigada por me escutarem.

    • MaryJane P. Rios disse:

      já tentou um alergista,está na hora de procurar um.

  44. Rute Khalil disse:

    Olá……Tenho 45 anos….desde menina sofria c rinite alérgica e bronquite……..há 7 anos, descobri que tinha asma grave pq tive uma parada respiratória.Hj estou em tratamento contínuo e afastada do trabalho. Desde criança, sempre tive feridas pelo corpo. n sabia o que era. Depois da asma, começei a pesquisar e tem uma revista National Geographic que tem uma matéria sobre asma…..e……lá encontrei a resposta p meu problema……Desde 88 começou a aparecer feridas em minhas pernas, seios e couro cabeludo,e,se espalha por todo o corpo. Já fui em dezenas de dermatologistas e n adiantou nada. Uma médica daqui de Rio Claro-SP me receitou em 2007 o Tamiram, com Desalex e creme c ácido fusílico…….fiquei uns 8 meses sem feridas,daí, apareceu de novo e fiz o tratamento igual, sumiu novamente…….agora, fazem 6 meses que voltaram as feridas, fiz o tratamento de novo mas n funcionou……Fui na dermatologista e ela me receitou Talerc e um creme Duotrat, n resolveu nada. To parecendo um monstro…..Por causa da cortisona engordei40kg,e,estou c o corpo todo cheio de feridas, horrível, to até c depressão.Não sei mais o que fazer. N consigo mais me olhar no espelho.

    Ah, li na net tb que esse creme que a Maria Pargana disse: o protopic, pode causar cancer onde ficam as lesões, ele tem até restrição na ANVISA
    Obrigada

    • MaryJane P. Rios disse:

      troque de médico procure um alergista se continuar tratando com corticoides alcançara a obesidade mórbida,já ouviu falar em ciclosporina,se informe.dr.máriocézar pires é a solução.em são paulo

      • MAry, a ciclosporina é um potente imunossupressor. POde realmente ser util da dermatite atópica grave, mas tem que ser usado sob supervisão de medico com experiência no seu uso.

  45. rose barbosa disse:

    tenho uma filha de 11 anos desde os dois meses ela sofre de uma irritaçao atras das orelhas levei-a ao dermato e ela diagnosticou como dermatite atopica gostaria de saber se é possivel ser fato pois em nenhum depoimento foi mencionado nessa area do corpo. observaçao:ela é muito irritada se estressa com facilidade,diz que nao coça atras da orelha,sua pele é uma pele “grossa” cheia de bolinhas.devo confiar na dermato. beijos Rô

    • Rose, o eczema cronico (inflamação) da pele atrás das orelhas pode ser tanto pela dermatite atópica quanto por dermatite seborréica (por excesso de oleosidade da pele no local). A pele grossa com bolinhas, essa sim, é bem característica da criança atópica. Converse e confie no Dermatologista, mas também vale a pena consultar o alergista para avaliar se há alguma alergia (a alimentos ou poeira) associada a isso.

    • MAIRI disse:

      Olá Rose!

      Meu Filho tem 8 anos, tem este mesmo problema atrás das orelhas. começou com rachaduras e atualmente é uma pele grossa cheia de bolinhas que soltam líquido, ( realmente nesta região das orelhas não coça). Tenho tratado com a pomada PROTOPIC e a LOÇÃO FISIOGEL. Não estou mais tendo bons resultados com a PROTOPIC. Além das orelhas meu filho tem lesões no punho, frente dos braços altura do cotovelo e rosto próximo a boca e olhos. É muito complicado, Ele já está em tratamento com Alergologista desde os 6 anos, mas no último ano tem piorado muito. Temos que ter muita paciência com esta doença. Abraço Mairi

  46. começo a parecer essa dermatite, quando eu tinha 3 meses de idade hoje tenho 12 anos na esperança de sempre melhorar + sempre vai volta .jáh usei varias pomadas cremes injeçõe, + vai e volta e o pior que é eu e minha irmã o nosso sonho é melhorar dessa dermatite…
    bjss s2

  47. Eu Tenho DERMATITE ATÓPICA ! Nossa ée só DEUS pra cura mesmo tá , porque é horriveeel.
    i quanto mais nervosa eu fico pior ée cosa muito muito eu chego ate aa chorar e muito ruin nunca desejaria isso praa ningueem ! eu uso uma pomada que chama ACETATO DE HIDROCORTISONA é muito boua melhora muito ! mais teeim uma coisa , não pode usar por muito tempo e neim pode passa ii pro sol porque eeu usei no rostoo i mancho meu rosto todinho ! eeu so Beim morenaa sabe eu fikeei com oo coorpo da coor normaal ii o roosto BRANCO . Foi um custo paguei muito caro pra faze tratamento de pele mais volto ao normal graças aa DEUS . Melhoras pra você aai Genteee

  48. Maria Fonseca disse:

    Tenho 16 anos, quando entrei para o 4º ano apareceu-me umas ´feridas` na parte de cima das mãos, nas dobras dos cotevelos, nas dobras dos joelhos, no pescoço, á volta dos olhos e nas costas. Fui a varios especialistas, diagnosticaram ser um Eczema atópico, de dois em dois meses tinha consultas e onde me receitavam medicamentos novos que umas vezes curavam outras não. Acabaram por deceparecer mas voltaram quando entrei para o 2º ciclo foi muito dificil lidar com a situação, tinha varias amigas que quando me apereceram estas feridas novamente se afastar de mim, na escola andava sozinha não tinha amigos pois todos os outros miudos diziam ter ´nojo`. Devido a este problema tive muitos problemas na escola, envolvi-me em brigas, decinteresei-me pela escola, onde tinha altas notas antes destas feridas aparecerem-me. Era uma rapariga normal, quando isto me apareceu novamente começei a engordar, talvez devido aos nervos, refugiava-me em casa, saia de casa de manha para ir para a escola acompanhada com a minha mãe mas acabava por não ir á escola ia para jardins pertos das mesma. Chumbei varios anos pois não tinha interesse em ir para a escola, lá gozavam me mas não eram só os meus colegas os professores tambem me faziam diferença. No ano lectivo passado decidi desistir da escola, não aguentava mais ser tão ´mal tratada`. Um professora fez-me mudar de ideias e encaminhou-me para um curso. durante as ferias as ´feridas` decepareceram-me complentamente, apenas ficar menchas onde tinha as ´feridas`, acho que o que curou foi a água do mar, pois passei o verão num parque de campismo e todos os dias ia á praia. Emagreci, começei a namorar fiz novos amigos e amigas. Estou muito feliz pois agora sou novamente uma rapariga normal, já não sou excluida das festas de aniversária de turma, nem das saidas. Á um mês atrás as feridas voltaram e estou com muito medo de perder tudo novamente espero que desaparecem rapido. Nao quero voltar a sofrer com este simple eczema. Espero que a minha mensagem ajude alguem a nunca desistir pois é dificil mas tem todos os tratamentos, fazam de tudo para o eczema deceparecer logo no inicio não achei que é uma simple alergia, é que depois o eczema vai se alastrando pelo corpo todo e fica horrivel. As melhoras para todos.

    • Olá Maria, fico ffeliz em saber que você melhorou.
      Realmente a dermatite (ou eczema) atópica (o) pode ser muito grave. Sua história sugere que no seu caso há, além da alergia, um fator emocional influenciando muito, pois na escola você piora e fora dela, com tempo (e mente) livres, você melhorou. Além disso realmente a água do mar e o sol (não em excesso) podem ajudar a melhorar as lesões. Não entre em pânico agora, a dermatite atópica evolui assim mesmo, com oscilações (melhora e piora). Tente fazer algo que te relaxe e te deixe feliz e se possível vá a praia também. Aqui no Rio (Brasil) ainda dá pra isso nessa época, mas não sei aí em Portugal se ainda está frio. E procure um dermatologista ou alergista para te orientar e acompanhar. Tenha certeza que é possível viver bem mesmo com a dermatite atópica. Mas é fundamental que você não entre em pânico. A dermatite (eczema) pode ser controlada e é fundamental que você mantenha a calma e lembre que você já a controlou antes.

  49. marcela santos nascimento disse:

    meu filho tbem sofre dessa doença horrivel , nao sei mais o que eu faço sao varias pomadas,remedios e nunca tenho resultado isso faz dois anos que esta assim. Agora esta com tres anos d idade e ja ta sofrendo na escola com os amigos he assim mesmo???????

  50. Tenho dermartite atópica atras do joelho e está numa fase que mal consigo andar, pois doi muito quando dobro ou estico os joelhos, fui na dermatologista, ela me receitou um creme hidratante e só, alguem pode me dar alguma dicas ?

    • Rafael disse:

      Fe, eu já passei por essa faze, tenho eczema desde os 6 anos, so tenho 14 anos mas sei bem o que é sofrer com isto, a coçeira é devido á pele estar muito seca, o creme hidratante vai fazer com que a pele hidrate e a coçeira diminua… penso que seja assim :)
      É muito incomodante isto, mal consigo dormir com dores, coço na altura sabe bem, mas passado um bocado vêm as dores, e ai é qe são elas…

  51. diego do vale disse:

    tenho dematiti otopica tenho 24 anos fas 1 ano que tenho essa alergia ., por isso não consigo arrumar um enprego muito menos uma namorada pois eu tiha uma vida saudavel e agora só saio anoite ou quando esta frio e gostaria muito de reseber um ax doença …

    muitas pessoas que não conhesem essa doençatem preconceito não são enformados que não passa muita gente acha que isso pega mais em fim o governo ou o estado deveria dar mas atenção pranos que temos dematiti…

    gostaria de chamalos para marcamos uma data para faser uma canpanha para quem dematiti quem presiza de um ax doença !!!

    meu msn é dinoisquita@hotmail.com

    etanbém gostaria de arrumar uma namorada !!!

    • Diego, a dermatite atópica tem tratamento e pode ser controlada. Sei que muitas pessoas, por ignorancia, tem preconceito ou pensam que ela é contagiosa, mas não é. Procure um medico alergista e procure também a ADA (associação de dermatite atópica – pesquise no Google). Espero que vc arrume uma namorada muito bonita e legal !

  52. marcia disse:

    Dr.Eduardo minha filha começou com umas manchas parecendo verme levei a uma dermatologista moro no interior do Pará e ela disse que era dermatiti atopica mas as manchas nao coçam nunca ficou igual a essas fotos pode ser mesmo ou seria outra coisa me ajude as manchas estao se espalhando pelo corpo mas nunca coçou

    • MArcia, uma das caracteristicas da dermatite atopica realmente é a coceira. Se ela não coça é melhor rever esse diagnóstico. Tente um dermatologista.

  53. Elisa disse:

    Eu estou em uma crise hoje, tenho eczemas nos bracos na dobra , maos , ao redor dos meus olhos estao inchados e escamando, no meu seio e bochechas , me olho no espelho e sinto vontade de chorar, fazia tratamento no Brasil com pantomicina , hoje moro no EUA e nao existe pantomicina aqui , vou ao dermatologista hoje pela primeira vez aqui , estou rezando pra que ele me de um medicamento que funcione pois talvez aqui tenha algo melhor que no Brasil, quando pequena medicos faziam alquimia comigo , ia a consulta a medica falava passa essa pomada e isso e marcava retorno depois de 15 dias nada tinha mudado e ela me dava outra coisa que nao funcionava , teve um medico que eu fui em toda a minha vida que me deu essa pantomicina (generico) e resolveu mas agora aqui no EUA eh calor , eu quero morrer as vezes estou acima do peso porque se me exercito o suor faz cocar entao tenho que optar ou ter a pele melhor ou perder peso , essa doenca eh incomoda meu namorado se incomoda porque eu me coco o tempo todo ele fala que eu pareco cachorro toda hora fico me cocando, e sem contar o preconceito, eu nao consigo durmir bem porque acordo a noite pra me cocar , vou postar noticias aqui sobre o que o medico americano vai falar hoje . Abracos a todos com essa doenca terrivel.

    • Elisa, existem muitas opções para melhorar a coceira e a inflamação da pele. HIdratantes, cremes com ação anti-inflamatoria, anti-alergicos para reduzir a coceira. Creio que o dermatologista vai te ajudar.

  54. daniely disse:

    boa noite mim chamo daniely, uma mãe desisperada!!minha filha tem eczema atopico ha7 anos ela tem 8 anos hoje.ela fica com a pele toda vemelhada e o pior coçar muito,ja fiz de tudo ,ja use muitos remedios de alergia :hizine,citerizina,pomadas chamada furoato de mometazona,presim, levei e levo em varios alegologista e nada.atualmente ela faz tratamento com vacinas de imunização toda semana, mas não estou vendo resultado faz 3 meses nada de melhora.porfavor quem souber de algum remedio q cura essa maldita doençã chamada eczema atopida mim ajude em nome de jesus pois eu estou desisperada não aguento mais ver minha filha arancando a pele de tanto coçar e ela diz q não consegue parar de coçar e anoite e um tormento ai e q ela coçar dormindo .
    eu como mãe meu coração chora por dentro,ela chora tanto quando eu passo um creme de manipulação chamado oad “”óleo de amendoa doce”” pois arde quando passo ela crita muito ela diz q essa doençã vai matar ela eu fico arazada como mãe!!!!!!! mim ajude eu não aguento mais ver ela nessa situação horivel
    em nome do senhor jesus quem souber de algum rémedio mim ajude !E eu acradeço desde de ja .E quem o senhor recompese ,amém
    quem o senhor conforte as mãe q estão passando por isto,q deus mande anjos nos imforma por que eu crei q deus da sabedoria e capacita

    • Calma Daniely, a dermatite atópica pode ser mesmo muito grave, mas pode melhorar. Se o creme hidratante atual está ardendo e irritando mais a pele, tem que ser trocado para algo mais suave. Além disso é sempre importante avaliar se ela tem alergia e a que ela é alérgica . A retirada do agente causador da alergia (seja poeira ou algum alimento) pode ajudar muito. Procure um alergista.

  55. Olá, eu tive dermatite atópica quando tinha dois anos fiquei sofrendo ate os quatro , depois a doença “dormiu” e só voltou a se manifestar com 14 anos porem tenho sofrido muito de lá pra ca , hoje tenho 18 anos e não consigo sair de casa sem blusa de manga comprida pq meus braços são muitooo manchados e feridos, mudei varias veses de medico e ano passado cheguei a ficar internada pq tive uma infecção na pele bem grave, mais graças a Deus superei a infecção mais a dermatite continua, e raramente apresenta uma melhora, comecei um novo tratamento agora, e como meu caso é mais grave, eu tomo muitos remedios via oral, vou tomar uma injeção de corticoide e cremes hidratantes, mais a pior parte pra mim é o banho , dói de mais, chega a ser insuportável, gostaria de saber se alguem tem o mesmo problema com o banho, e se alguem tambem ja passou por essa fase da infecção, onde a pele vira puro pus, e tem muita febre.

    Aguardo respostas quem quiser me add no msn fique a vontade: fernanda_bokhorny@hotmail.com

    • Fernanda, a dermatite atópica se caracteriza por uma barreira cutanea alterada, além da alergia. Por isso é mais fácil ter infecção na pele mesmo. Procure um alergista.

  56. fatima disse:

    dr. é facil falar procure um médico, só que procuramos médico para nada, pois essa profissão esta em decadencia no brasil. quando se tem uma doença é necessário procurar paciencia para achar profissionais competentes ou que pelo menos tenham amor ao trabalho e não visem somente quem tem para pagar.

    • Fatima, concordo que há muitosd maus profissionais e isso ocorre hoje por 3 motivos, na minha opinião: (1) abriram faculdades de medicina demais nos ultimos 30 anos, sem controle adequado do Ministerio da Educaçãoo e da Saude, (2) a medicina de convenios muitas vezes impede que o pac. vá a um medico recomendado porque ele não tem o convenio (mas muita gente gasta o valor de uma consulta em muitas besteiras), (3) o SUS, que deveria ser eficiente para todos continua em segundo plano para os governantes que nã investem tudo que o sistema precisa e não controlam adequadamente o dinheiro investido. Infelizmente não podemos realizar consulta e prescrição pela internet. Se fizesse isso, além de desrespeitar o código de ética médica, estaria me igualando a tantos maus profissionais que existem. Desejo sorte e que encontre um bom alergista. Se necessario procure hospitais de ensino. Sucesso.

  57. Maria Ângela Gabler disse:

    Parabéns dr eduardo pela iniciativa. A primeira crise de DA durou de novembro de 2009 até maio de 2011. Passei dois meses bem e feliz pois, tinha minha vida de volta. Em meados de agosto de 2011, a crise retornou de modo mais forte e violento. Com apenas um mês de crise já estou a ponto de ter medo de tomar banho, somente durmo duas a três horas por noite… Mas o que mais me preocupa é que o tratamento que resolveu a primeira crise não está surtindo efeito agora. E o que agrava tudo é que não posso usar corticóides e vários outros medicamentos pq tenho glaucoma. Mesmo assim muitas informações que vi neste blog me serão úteis. Muito obrigada. Fique com Deus

  58. loiola disse:

    Ola meu nome e silvano minha filha tem dermatite atopica o medico dela indicou uma vacina contra os componentes que ocasionan a dermatite como os alimentos poeiras etc. Sao muitas doses durante 1 ano tem um custo elevado 1800 reais queria saber se vale apena ou nao porque outros medicos dizem que pode nao fazer efeito algum

    • A dermatite atópica é multifatorial. A alergia é um dos fatores causais e agravantes. Em 2011 a Academia AMericana de ALergia incluiu a dermatite atópica como indicação para imunoterapia para acaros, quando este fator é o principal no quadro. Pode ou não dar resultado. COnverse com seu médico.

  59. Ainat52 disse:

    O que posso dizer, sofri de Dermatite Atópica dos 3 aos 5 anos.
    Aos 22 passei a sofrer de Rinite.
    Essa piorou para Rinosinusite.
    Anos depois, a coceira,na pele, voltou.
    E foi uma loucura, de tudo tomei e,ainda, tomo, sei que é incurável, mas, se pode contralar.
    Manter a pele hidradata é fundamental, isso pde ser feito com óleo de canola, vaselina, óleo mineral e todos os óleos do mundo, mas essa hidrataçãoé permanente, no verão, eu passo e jogo água fria,pelo chuveiro forte, já no inverno, eu tomo bano e,depois, passo o óleo,
    Além disso, eu tomo cápsulas de todos os tipos de óleo, permanentemente.
    às vezes, mesmo com todos esses cuidados, a crise vem, então, vou a profissionais e leles me medicam, na verdade, eles receitam nomes aqui citados, por[ém, eu prefiro ouvir médicos.
    Outra alternativa é fazer acupuntura,yoga,massagem terapia corpotamental.
    Saúde!
    Ainat52

  60. OLÁ !
    MEU NOME É ANA E SOFRO COM ESTE PROBLEMA DESDE 6 ANOS DE IDADE,MINHAPRIMA TEM, PORÉM NELA SAIU BEM FRACA, JÁ MINHA MÃE É NOS PÉS EM TODO O DORSO. JÁ ESTIVE BEM PIOR UM MOSQUITO ME FERROU NO PÉ E ENTÃO A COISA FICOU FEIA, SEMPRE USEI A POMADA LOSALEN E NO ANO PASSADO ELA DEIXOU DE SER FABRICADA FALEI ATE COM O ENGENHEIRO QUIMICO RESPONSÁVEL E MESMO DISSE QUE NÃO TINHA VENDA ENTÃO CANCELARAM A PRODUÇÃO, AOS 12 ANOS DE IDADE TOMEI GARRAFADA DE BATATÃO E SUMIU DURANTE ANOS VOLTOU AOS VINTE TRES, AGORA USO UMA POMADA GENERICA QUE TBM ME DEU MUITO RESULTADO COM ACIDO ACITILICO.

  61. celia viana disse:

    tenho 33 anos há tempos sofro de dermatite atopica morro de vergonha de usar short minhas pernas coçam demais na parte de tras dos joelhos, possuo manchas escuras decorrentes das inumeras coceiras que tenho que as vezes são incontroláveis. Meu marido disse que fico coçando até mesmo dormindo. uso pomada a base de corticoide. Gostaria de saber se há algum medicamento para clarear essas manchas.

  62. emislene correia de souza cardoso disse:

    meu neto tem dermatite atópica desde 2 anos agora tem 8 ja levei em varios medico mas todos os remedio não cura por favor me ajuda com um remédio pelo menos p/ alivia um pouco obrigado

  63. loiola disse:

    obrigado pela resposta

  64. scheila. disse:

    Ola meu filho possui diagnostico fechado por 4 medicos de dermatite atopica grave atualmete ele esta com cinco anos e quatro meses ,este mes a DR Kersten Taniguchi do HC de Curitiba vai entrar com a medicaçao chamda ciplosporina,ja pesquisei bastante sobre este medicamento e achei bem severo e forte com feitos colaterais .
    Minha maior duvida é , por ter termatite atopica a pessoa pode adiquirir ou desnvolver outras doenças mais graves? Quais?
    Desde ja agradeço.
    Atenciosamente.

    • Quando a dermatite atópica é muito grave e não responde bem ao tratamento usual, a ciclosporina é a opção. COmo as doses usadas não são altas em geral o tratamento é eficaz e bem tolerado, mas é fundamental o acompanhamento regular com exames de sg e urina. A dermatite atópica grave pode evoluir com infecções cutaneas frequentes além de atrofia da pele e complicações oculares.

  65. Marcelo Peixe disse:

    Dr. Eduardo,

    O meu filho tem 11 anos e apresenta, no couro cabeludo, uma caspa com uma crosta bem espessa. A cada 15 dias, normalmente passo óleo mineral no couro cabeludo e retiro a caspa com um pente. Saem uns pedaços de crosta grande, com cerca de 0,5 cm.
    Além disso, quando a cabeça está com muita caspa, começam a aparecer manchas atrás da orelha e nas bochechas (perto da orelha), e às vezes começam a descer também pelo pescoço.
    Vários dermatologistas diagnosticaram como dermatite atópica.
    As manchas desaparecem ao usar pomadas, como desonida, diprosalic e protopic.
    As duas primeiras não gosto de usar porque são corticóides.

    O problema é que depois de eu limpar a cabeça dele, cerca de 15 dias depois, a cabeça volta a se encher de caspa. Há vários anos que esta é a nossa rotina.

    Os hidratantes (cetaphil) melhoram a pele, mas para o couro cabeludo nada resolve. Alguma dica ?

    Obrigado pela atenção.

    • A dermatite atópica não costuma acometer o couro cabeludo em crianças grandes e adolescentes. Pode ser dermatite seborreica associada ao quadro atópico. Ambas melhorarm com corticoides, mas a dermatite seborreica pode piorar ou não se beneficiar de hidratantes. Experimente o xampu ZN ou de piritionato de Zinco diariamente.

  66. Oi, tenho uma filha de 12 anos que tem dermatite atópica. Estava pesquisando e vi que essa doença é autoimune e que deveria levá-la ao reumatologista e não ao dermatologista. Alguém ja ouvi algo a respeito?

    • Carolina, a dermatite atopica tem 2 causas principais: alterações da barreira da pele e alterações imunologicas (alergicas ou não). Um alergista-imunologista pode ajudar, mas não o reumatologista.

      • Dr. Eduardo, obrigada pela resposta. Gostaria de saber quais sao as melhores formas de tratar quando a pessoa vai à praia e toma muito sol. A pele da minha filha fica enrugadinha, com aspecto de ferida e arde quando passamos hidratante ou protetor solar. O sal do mar irrita e a impossibilita de curtir as ferias. Ela viaja amanhã e queria ja de início, previnir de alguma forma.

    • Um alergista-imunologista pode e deve ser consultado, pois as alergias podem influenciar muito a evolução da dermatite atópica. O reumatologista não ajudará.

  67. JOSE FERREIRA LACERDA disse:

    EU JOSE . SEMPRE SOFRIE COM AIERGIA E JA FUI AMEDICO EOPOBLEMA APARECE CORÇANDO E JA NOTEI QUE A CORCEIRA E/ ALIVIADA COM A/GUA FRIA

  68. geisiane disse:

    Meu nome é Geisiane e hoje descobri que meu filho de 5 meses tem dermatite átopica,fiquei muito triste nefim gostaria de saber se o ar condicionado faz algum mal pra pale do meu filho.Gostaria da resposta o quanto antes,desde já agradeço.

    • Geisiane, a dermatite atópica tem tratamento. Procure um alergista. O ar condicionado pode ser útil ao evitar a piora da inflamação da pele que o calor e o suor fazem. Por outro lado, o ar refrigerado resseca o ambiente e a pele seca tende a piorar. Então usar o ar refrigerado requer maior hidratação da pele.

  69. Roberta disse:

    Tenho 42 anos e tenho dermatite nas maos ha 2 anos. Ja usei varios remedios a base de cortisona e somente resolve por duas semanas e depois volta tudo. Moro nos EUA e nao estou confiando nos medicos que ja fui. Primeiro foi um clinico geral que me receitou ate antibiotico por estar muito inflamada, e varios tipos de cremes. Depois de ter tentado varios remedios, me mandou para uma dermatologista que na primeira consulta nem tocou nas minhas maos e me disse que era eczema. Me receitou um creme hidratante carissimo (228.00 dolares) e uma pomada chamada clobetazol. Fiquei boa em mais ou menos 5 dias. passei mais uma semana com as maos perfeitas e ha 3 dias atras as maos estao piores, as cabecas dos dedos estao todos feridos e na parte superior das maos estao cheios de carocos como se fossem alergia. Nao sei mais o que fazer, pois nao posso trabalhar com as maos assim.

    • Roberta, o eczema de mãos pode ser por dermatite de contato (alergia a substancias contactantes nas mãos, como sabõs/sabonetes, produtos de limpeza, cremes e cosmeticos, borrachas de volantes de carros, etc.) ou ainda o eczema atópico, que ocorre em pessoas alérgicas a alimentos, acaros, polens, fungos e animais, e geralmente tem história pregressa ou familiar de rinite e/ou asma. Existem tb casos de eczema cronico ou recorrente de mãos onde não se estabelece a causa, mas o fator emocional pode ser um desencadeante. Sugiro procurar um alergista, pois será necessário realizar testes para avaliar se vc tem alergia de contato ou alergia atópica. Manter hidratação constante e usar luvas quando for lavar louças e fazer limpeza pode ajudar.

  70. Caro Dr. Eduardo, boa noite. Eu tenho dermatite atópica também e comecei recentemente a escrever um blog sobre o assunto. É o http://eusoualergica.blogspot.com/ .
    Não tem conteúdo médico, o objetivo é apenas compartilhar um pouco da minha experiência/visão pessoal com a doença e quem sabe trocar idéias com pessoas nas mesmas condições. É um blog simples e não tem absolutamente nenhuma vocação comercial.
    Quando fui diagnosticada eu procurei vários sites com relatos pessoais e não achei nenhum em português (apenas muitos comentários em blogs médicos e alguma coisa no yahoo respostas).
    Enfim, se achar válido gostaria que o sr. divulgasse o blog. Grata,

  71. susana disse:

    Como adjuvante do tratamento da dermite atópica já existe roupa “skintoskin” indicada para ajudar na diminuição da comichão e do prurido. Não cura mas ajuda no alivio dos sintomas causados por esta doença. O site é http://www.skintoskin.eu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 30 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: